sábado, 14 de novembro de 2020

MANIFESTO DOS GIRASSÓIS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 


As eleições municipais estão chegando. Com elas, retoma-se' de forma mais intensa, o debate sobre qual projeto de sociedade nós queremos. Afinal, é fundamental conhecer a proposta política daqueles que elegeremos, seja para a Câmara, seja para a Prefeitura.

O Coletivo Girassóis, Espíritas pelo Bem Comum se formou após o pleito de 2018, pela insatisfação diante do resultado daquelas eleições. Apesar disso, assumimos uma conduta sem partido, embora progressista.

Não ter uma bandeira partidária vem da compreensão de que, como coletivo que deseja construir uma sociedade justa e fraterna, apostando no bem comum, é fundamental agregar todos que tenham este mesmo desejo, para, quiçá um dia, o ideal de justiça e fraternidade se torne o ideal de toda a humanidade terrena.

Além disso, o Espiritismo é uma doutrina universalista, posto ser baseado nas leis de Deus e ter como propósito alcançar cada alma humana, fomentando a transformação moral no bem.

Todavia, não podemos nos furtar ao debate que cercará os próximos meses, sob pena de ficarmos omissos quando se faz necessário refletir sobre que projeto político nos representará. Assim, o Coletivo Girassóis vem a público dizer que:

 

1. As eleições de 2020 sirvam ao bom debate, que possamos discutir ideias e propostas que visem ao bem viver coletivo

2.  Como espíritas, cujo modelo moral é Jesus Cristo, possamos orientar nossos atos pelo respeito, pela indulgência e cordialidade para com o outro, independente das divergências políticas

3. Tenhamos como fundamental a defesa dos direitos humanos e sociais, tendo em vista o combate a toda e qualquer forma de opressão

4. Possamos construir uma cidade para todos, com políticas que priorizem o ser humano e não o lucro

5. A defesa da diversidade de gênero e raça se reflita em ações governamentais

6. A construção de uma cultura de paz seja uma meta cotidiana no combate à violência e à criminalidade

7. Possamos construir uma vida mais harmoniosa com a natureza que nos cerca

 

Por fim, que possamos construir um lugar melhor para se viver; não somente pelo voto, mas principalmente por nossas ações cotidianas.

 

 

4 comentários:

  1. Excelente esses princípios... É isso que precisamos. Muito bom

    ResponderExcluir
  2. A primeira ação é votar. Este voto precisa ter uma significância em relação ao cotidiano urbano brasileiro. Cabe ao espírita compreender as indicações constantes no Livro dos Espíritos e no Evangelho sobre a progressão social da Humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Não temos um caminho já trilhado, mas temos disposição de construir esta estrada.. tentando aprender e ser melhores

    ResponderExcluir
  4. É muito bom tecermos essas bandeiras colocadas nesse manifesto. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir