quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

ERAS ESPERANÇOSAS! BRASIL - CORRUPÇÕES ANCESTRAIS E AS NOVAS GERAÇÕES








Nesses inquietantes tempos de desonra moral desabando sobre o povo brasileiro, em que políticos geram supostas manobras sorrateiras, dispondo rebaixar as atuais estruturas investigativas no âmbito policial e judicial, é urgente permanecermos em estado de vigília e oração ininterrupta em favor da paz social no Brasil.

Mas a despeito do preocupante cenário social, político e econômico, enxergamos um horizonte promissor de uma nova geração que vem surgindo em nosso país composta de executivos, professores, médicos, advogados, engenheiros, historiadores, delegados, procuradores e juízes, todos trabalhando com entusiasmo e intrepidez pela consagração da ética em nosso país. Isso nos pacifica sob a expectativa decisiva de transformação dos valores morais que tem manchado esta nação dilacerada pela corrupção destruidora.


Tal conjuntura nos envia ao último capítulo do livro A Gênese, de Allan Kardec. Aí arranjamos algumas adequações para fins de comparação com a realidade supra descrita. Vislumbramos uma nova geração de brasileiros, desenfaixados dos detritos do velho sistema corrupto. Observamos pessoas mais moralizadas e imbuídas de ideias e de sentimentos muito diferentes da velha geração que está sendo deportada para mundos afins. [1]

As sociedades se modificam, como já se transformaram noutras épocas, e cada transformação se distingue por uma crise moral. Contudo, nessas ebulições sociais, a fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social. Mas inexiste fraternidade real sem o avanço moral. Somente o progresso moral pode fazer com que entre nós reinem a honestidade, a concórdia, a paz e a fraternidade.

A velha geração (daqueles atolados nas arapucas da corrupção) que está se despedindo (da Terra) levará consigo seus erros e estragos sociais; a geração que surge imprimirá à sociedade o progresso moral que assinalará a nova fase da evolução geral no Brasil e no mundo.

Essa fase já se revela atualmente no Brasil em razão do conjunto de práticas revolucionárias no combate à improbidade, à imoralidade, à falcatrua, através de efetivas e duras punições. Nesse contexto, os espíritas estamos sendo convocados para irradiar compreensão, amor e paz em favor dos cidadãos de bem, a fim de facilitar o movimento de regeneração em nosso Pais.

Grande é ainda o número dos ímprobos, que nada poderão contra a ética da nova geração que surge. Os desonestos irão desaparecer aos poucos, mas ainda defenderão palmo a palmo os seus obscuros interesses de poder e tramoias.

Não nos enganemos, haverá um embate moral inevitável, desigual da geração degradada e já envelhecida, a cair em frangalhos contra o futuro da nova geração de seres audazes e incorruptíveis. Hoje no Brasil vemos com clareza quem é quem nesse cenário.

Para que haja paz em nosso país, preciso é que somente a povoem espíritos bons, encarnados e desencarnados. É chegado o tempo das grandes debandadas dos que praticam o mal pelo mal. Serão excluídos para não ocasionarem perturbação e obstáculo ao progresso.

Após a desencarnação, muitos irão expiar em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas. A época atual é sem dúvida uma fase de transição. Confundem-se os personagens das duas gerações. Assistimos à partida de uma e à chegada da outra. Têm ideias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem, pela natureza das disposições morais, porém sobretudo das disposições intuitivas e inatas, cabendo à nova geração fundar a era do progresso moral.

Essa nova geração se distingue pela coragem, inteligência e talentos precoces; tem sentimento inato da honestidade. Já os corrompidos ainda trazem a maldade, a malícia, a mentira. Em face disso, têm de ser expurgados porque são incompatíveis com o império da honradez, da fraternidade, e porque o contacto com eles (os corruptos e corruptores) constituirá sempre um sofrimento para os bons.

Quando o Brasil se achar livre dos desmoralizados, os homens de bem caminharão sem óbices para o futuro melhor. Opera-se presentemente um desses movimentos gerais dos tempos que chegaram, destinados a realizar uma higienização e remodelação moral da sociedade brasileira.


Referência bibliográfica:
[1]            Kardec, Allan. A Gênese, cap. 18, RJ: Ed. FEB, 1977

Um comentário:

  1. É preciso que se entenda que essa nova geração falada por Allan Kardec, em A Gênese, não é composta de Espíritos Superiores, infalíveis, mas apenas "predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundarem o movimento regenerador." Portanto, alguns podem sim falir, considerando o que serão essas "ideias progressistas". Alguns sucumbirão à "mosca azul" da vaidade, outros, cumprirão os seus desideratos.

    ResponderExcluir