Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS DO COTIDIANO: "O SUPERAVIT DO EGOÍSMO"










            Dados recentes, divulgados pela organização não-governamental (ONG) britânica Oxfam no relatório intitulado “Uma economia a serviço de 1%”, atestam que o capital acumulado por 1% das pessoas mais ricas do mundo suplantou os 99% restantes.
            A Oxfam exorta o fim dos chamados “paraísos fiscais”, considerando que nove em cada dez empresas que figuram “entre sócios estratégicos” do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, “estão presentes em pelo menos um paraíso fiscal”. Isso tem sido imperativo para o fomento das desigualdades no mundo.
            Enquanto isso, estatísticas apontam que há 800 milhões de pessoas desnutridas na Terra, um bilhão de pessoas passando fome, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões a cada ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 bilhão de pessoas no planeta não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete da população mundial padece de fome. (1)

            O Brasil é, senão o mais, um dos países mais desiguais do mundo, onde a concentração de renda é associada à pouca tributação dos mais ricos. Segundo estudos também recentes, foram encontradas diferenças gritantes entre a concentração de rendas tributadas e a concentração de renda total. Sustenta ainda a posição do 9º país com o maior número de pessoas com fome, tem 15 milhões de crianças desnutridas. 45% de suas crianças, menores de cinco anos, sofrem de anemia crônica.
            A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura exibe esse retrato da indiferença quando mostra que a cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, ou seja, cerca de 1/3 do que se produz são perdidos por manipulação indevida, ou por se jogados fora. No Brasil, são mais de 25 milhões de toneladas de alimentos que vão parar no lixo todo ano, equivalente a 12 bilhões de reais, montante suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas.
            Esses números atestam o que representa uma sociedade centrada no egoísmo. A esse respeito, o Espírito Viana de Carvalho, pela pena psicográfica de Divaldo Pereira Franco, na obra Atualidade do Pensamento Espírita, afirma que “A Terra tem condições para manter quase cinco vezes mais o número dos seus atuais habitantes, já que nas Esferas espirituais estão programados para a reencarnação mais de vinte bilhões de seres, que aguarda o momento próprio.”

            Em “O Livro dos Espíritos”, no capítulo da Lei de Igualdade, os Reveladores Celestes dissertam sobre a desigualdade das riquezas. Eles afirmam que a igualdade absoluta das riquezas, defendida por alguns, é impossível. Entretanto, advertem-nos que o “bem-estar é relativo e cada um poderia gozá-lo, se todos se entendessem bem..., e os homens se entenderão bem quando praticarem a lei da justiça.” Concluem a questão nº 812 afirmando que “O equilíbrio existe em tudo e é o homem quem o perturba.”
            A explicação também é clara no que tange as desigualdades sociais, que desaparecerão da Terra juntamente com a predominância do orgulho e do egoísmo, restando somente a desigualdade do mérito. Portanto, a estratificação social em vigor, que define os grupos sociais em função das dimensões social, econômica, política e ideológica deixarão de existir. O que prevalecerá é o status moral do Espírito, como mais ou menos puro o que não mais dependerá de posição social.
            No capítulo XII, questão nº 913, quando se reportam à Perfeição Moral, os Espíritos Superiores acentuam que no egoísmo se encontra a verdadeira chaga da sociedade.
            A crise do Brasil, como a crise do Mundo, é a crise moral do Homem.
            O ser humano é apenas um dígito no emaranhado de índices e siglas no contexto da economia da Nações. Figura nos quesitos dos superavit, PIB, como também nas estatísticas das misérias sociais. A fome que mata. As guerras que matam. O terrorismo que mata.
            Allan Kardec, no robusto ensaio sobre “O Egoísmo e o Orgulho”, publicado em Obras Póstumas, adverte que a maior parte das misérias humanas, como as aqui colocadas, são oriundas do egoísmo. Faceta do instinto de conservação, foi importante para a construção da individualidade do Espírito. Entretanto, sua exacerbação é fomentador das paixões mais vis do homem. Necessita-se atingir um novo estágio de consciência, superando-o através da Lei do Amor, tendo na caridade a sua dinâmica. Caso isso não aconteça, continuaremos a contabilizar o seu superavit, refletido nas misérias sociais que ainda assolam à Humanidade, em contraposição à concentração de renda como a publicada pela Oxfam.
            Jesus, consciente dos prejuízos espirituais da riqueza, em uma passagem encontrada nos evangelhos sinóticos ao ser indagado por um jovem rico de como proceder para herdar a vida eterna, já que afirmava conhecer e guardar os mandamentos, recebe dele a resposta para que vendesse todos os seus bens e doasse o dinheiro aos pobres, o que deixou o interlocutor profundamente entristecido.
            Allan Kardec, buscando esclarecer melhor o assunto, pergunta aos Benfeitores Celestes, na questão nº 816, de “O Livro dos Espíritos”, que apesar das tentações que provoca, a riqueza também abre maiores possibilidades para se fazer o bem. Recebe como resposta:
“- E justamente o que nem sempre faz; torna-se egoísta, orgulhoso e insaciável; suas necessidades aumentam com a fortuna e julga não ter o bastante para si mesmo.”
            Na sequência, Allan Kardec comenta:
“A riqueza e o poder despertam todas as paixões que nos prendem à matéria e nos distanciam da perfeição espiritual. Foi por isso que Jesus disse: - “Em verdade vos digo, é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”
Aí estão as causas do superavit do egoísmo.


FRANCO, Divaldo. Atualidade do pensamento espírita. Salvador. LEAL. 1998.
KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. São Paulo. LAKE. 2014;
_____________ Obras póstumas. São Paulo. FEB. 1987.

Comentários

  1. "O ser humano é apenas um dígito no emaranhado de índices e siglas no contexto da economia da Nações. Figura nos quesitos dos superavit, PIB, como também nas estatísticas das misérias sociais."
    Lamentavelmente tem sido assim, com respeitáveis exceções.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, são matérias que nos levam a reflexão e daí, compartilhar com os companheiros espíritas.
    Muita paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DIA DA ESPOSA DO PASTOR: PAUTA PARASITA GANHA FORÇA NO BRASIL

     Imagens da internet Por Ana Cláudia Laurindo O Dia da Esposa do Pastor tem como data própria o primeiro domingo de março. No contexto global se justifica como resultado do que chamam Igreja Perseguida, uma alusão aos missionários evangélicos que encontram resistência em países que já possuem suas tradições de fé, mas em nome da expansão evangélico/cristã estas igrejas insistem em se firmar.  No Brasil, a situação é bem distinta. Por aqui, o que fazia parte de uma narrativa e ação das próprias igrejas vai ocupando lugares em casas legislativas e ganhando sanções dentro do poder executivo, como o que aconteceu recentemente no estado do Pará. Um deputado do partido Republicanos e representante da bancada evangélica (algo que jamais deveria ser nominado com naturalidade, sendo o Brasil um país laico (ainda) propôs um projeto de lei que foi aprovado na Assembleia Legislativa e quando sancionado pelo governador Helder Barbalho, no início deste mês, se tornou a lei...

CONFLITOS E PROGRESSO

    Por Marcelo Henrique Os conflitos estão sediados em dois quadrantes da marcha progressiva (moral e intelectual), pois há seres que se destacam intelectualmente, tornando-se líderes de sociedades, mas não as conduzem com a elevação dos sentimentos. Então quando dados grupos são vencedores em dadas disputas, seu objetivo é o da aniquilação (física ou pela restrição de liberdades ou a expressão de pensamento) dos que se lhes opõem.

OS ESPÍRITAS E O CENSO DE 2022

  Por Jorge Luiz   O Desafio da Queda de Números e a Reticência Institucional do Espiritismo no Brasil Alguns espíritas têm ponderado sobre o encolhimento do número de declarados espíritas no Brasil, conforme o Censo de 2022, com abordagens diversas – desde análises francas até tentativas de minimizar o problema. O fato é que, até o momento, as federativas estaduais e a Federação Espírita Brasileira (FEB) não se manifestaram com o propósito de promover um amplo debate sobre o tema em conjunto com as casas espíritas. Essa ausência das federativas no debate não chega a ser surpreendente e é uma clara demonstração da dinâmica do movimento espírita brasileiro (MEB). As federativas, na realidade, tornaram-se instituições de relacionamento público-social do movimento espírita.

JUSTIÇA COM CHEIRO DE VINGANÇA

  Por Roberto Caldas Há contrastes tão aberrantes no comportamento humano e nas práticas aceitas pela sociedade, e se não aceitas pelo menos suportadas, que permitem se cogite o grau de lucidez com que se orquestram o avanço da inteligência e as pautas éticas e morais que movem as leis norteadoras da convivência social.  

O CERNE DA QUESTÃO DOS SOFRIMENTOS FUTUROS

      Por Wilson Garcia Com o advento da concepção da autonomia moral e livre-arbítrio dos indivíduos, a questão das dores e provas futuras encontra uma nova noção, de acordo com o que se convencionou chamar justiça divina. ***   Inicialmente. O pior das discussões sobre os fundamentos do Espiritismo se dá quando nos afastamos do ponto central ou, tão prejudicial quanto, sequer alcançamos esse ponto, ou seja, permanecemos na periferia dos fatos, casos e acontecimentos justificadores. As discussões costumam, normalmente e para mal dos pecados, se desviarem do foco e alcançar um estágio tal de distanciamento que fica impossível um retorno. Em grande parte das vezes, o acirramento dos ânimos se faz inevitável.

A FÉ COMO CONTRAVENÇÃO

  Por Jorge Luiz               Quem não já ouviu a expressão “fazer uma fezinha”? A expressão já faz parte do vocabulário do brasileiro em todos os rincões. A sua história é simbiótica à história do “jogo do bicho” que surgiu a partir de uma brincadeira criada em 1892, pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do zoológico do Rio de Janeiro. No início, o zoológico não era muito popular, então o jogo surgiu para incentivar as visitas e evitar que o estabelecimento fechasse as portas. O “incentivo” promovido pelo zoológico deu certo, mas não da maneira que o barão imaginava. Em 1894, já era possível comprar vários bilhetes – motivando o surgimento do bicheiro, que os vendia pela cidade. Assim, o sorteio virou jogo de azar. No ano seguinte, o jogo foi proibido, mas aí já tinha virado febre. Até hoje o “jogo do bicho” é ilegal e considerado contravenção penal.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia: