quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A MEDICINA DA ENERGIA¹






Por Roberto Caldas (*)


            


A Homeopatia é uma disciplina médica-terapêutica experimental desenvolvida pelo médico alemão Christian Friedrich SAMUEL HAHNEMANN (1755/1843), cuja denominação é derivada do grego "homoios-pathos" (sofrimento semelhante), num retorno científico ao pensamento médico-filosófico do pai da Medicina, Hipócrates. Lançada ao mundo em 1796 através de artigos publicados. “ORGANON da arte de curar” em 1810 é o seu primeiro livro.
            Medicina do VITALISMO antecede a Doutrina Espírita nesse conceito, visto que só em 1857, Kardec lançaria O Livro dos Espíritos, cuja questão 67 e anteriores traduzem a mesma concepção homeopática: “A vitalidade é um atributo permanente do agente vital ou apenas se desenvolve pelo funcionamento dos órgãos? – Apenas se desenvolve com o corpo. Não dissemos que esse agente sem a matéria não é a vida? É preciso a união das duas coisas para produzir a vida”.

            O princípios que norteiam a Homeopatia estabelecem que a Natureza possui todos os recursos para manter a pessoa em estado de saúde e que através da harmonia do Princípio Vital se pode predispor o organismo a uma condição saudável. As variações que se observa no corpo físico não passam de desarmonias da vitalidade que acaba por gerar uma predisposição à enfermidade, a qual se expressa através dos sinais e sintomas que não passam de alarmes para a existência de uma patologia interna e causal, cuja cura necessita de medicamentos que tragam equilíbrio à energia interior, não apenas numa abordagem exterior.
            O fato de a Homeopatia lidar com o mundo das energias acabou por aproximá-la dos conceitos espiritistas em solo brasileiro. Há quem acredite que o prescritor dessa ciência tenha que ser necessariamente espírita, o que se constitui num grave engano. Há homeopatas entre os diversos credos e até entre materialistas, desde que admita a existência da energia vital, não importando a destinação do espírito finda a vida. Inclusive é muito comum os chamados receituários mediúnicos terem a Homeopatia como preferência, prática que precisa ser avaliada com bastante cuidado por se tratar a Homeopatia de uma especialidade registrada nos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Veterinária e Farmácia sendo a sua prescrição permitida apenas para os profissionais dessas áreas.
Importa ressaltar que tanto a Homeopatia quanto o Espiritismo conseguiram suportar aos séculos de perseguição daqueles que intentam constranger a humanidade a observar apenas pelo prisma dos poderes hegemônicos. Resistir a tais empreitadas é que impõe no tempo o que é verdadeiro ou falso. Ainda nos dias atuais há quem queira submeter os princípios homeopáticos ao crivo das ciência materialistas, com os seus recursos ainda pobres para a detecção do mundo das energias, para depois propagá-la uma invencionice. Desconhecem que quando Samuel Hahnemann mudou para Paris, cidade onde foi aclamado pela sua grande inteligência e genialidade, onde faleceu aos 88 anos, os médicos da França quiseram barrar o seu visto para exercer a Medicina naquela cidade, mas obtiveram do então ministro de saúde a seguinte decisão:Dr. Hahnemann fica. Se a ciência que defende for uma farsa cairá por si mesma; se for verdadeira se provará apesar de todas as resistências.  
A ciência homeopática chegou ao Brasil no dia 21 de novembro de 1840, dia da chegada do médico francês Jules Benoit Mure (conhecido no Brasil como Bento Mure). Nesta data se comemora, no País, o “Dia da Homeopatia”.

¹ editorial do programa Antena Espírita de 22.11.2015.
(*) escritor, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda. Última obra lançada: Antena de Luz.


Um comentário:

  1. Bastante esclarecedor.
    Sempre tive desejo de conhecer o que foi apresentado aqui.
    Obrigado!
    Creio muito na Homeopatia.
    Também penso que, por questão de responsabilidade, seja praticada por profissionais.
    Embora no passado tenhamos tido honrosas exceções.

    ResponderExcluir