quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O FUTURO DEPENDE DE CADA UM DE NÓS





“Descrença, corrupção e incredulidade, eis, pois, senhores, o sumário de todos os sintomas que oferece o país sob o tríplice ponto de vista por onde o consideramos.” Deputado Bezerra de Menezes – 04.06.1867.


Por Francisco Castro (*)



                O cenário atual do nosso País não é muito diferente daquele denunciado por Bezerra de Menezes na segunda metade do século XIX. Diariamente os noticiários, seja do rádio, da televisão ou dos jornais impressos, denunciam em todos os níveis da vida do povo brasileiro, situações de corrupção e violência em todos os setores da sociedade, o que leva o cidadão comum a pensar em medidas extremas tais como prisão perpétua e pena de morte.
            Qual seria a saída para esse estado de coisas? Haverá saída perguntará e dirá o mais cético, não seria melhor se aproveitar o momento e também tratar de tirar proveito da situação? O mundo está perdido mesmo! Ora, se o paciente está gravemente enfermo nada nos autoriza a deixa-lo morrer sem buscar um socorro.

            O caminho mais curto é o de se atirar o peso da culpa em alguém, buscar-se identificar um culpado, e aí são citados de imediato os políticos, nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Nessa mesma linha também não escapam o legislativo, nem o judiciário. Também não conseguem ficar de fora os empresários, movido pelo desejo de lucros cada vez maiores.
            Haverá algum remédio para os males citados acima? Será que encontramos alguma explicação para esse estado de coisas? A Doutrina Espírita apontará alguma solução para esse tipo de problema? O que é certo, seja qual for o remédio, é que o efeito não será imediato, porque essa situação não se formou de uma hora para outra, é o resultado do tempo, de muito tempo!
Em “O Livro Dos Espíritos”, no capítulo I, da Parte Quarta, que trata das penas e gozos terrestres, logo na Questão 920 Allan Kardec pergunta: Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra? Vejamos a resposta oferecida pelos Espíritos Codificadores: “Não, por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra.
Essa resposta dada pelos Espíritos, se não for bem analisada, pode parecer desanimadora, mas, na verdade, logo de início ela nos esclarece que a nossa situação como Espíritos encarnados que somos, para aqui viemos por uma de duas situações: Prova ou expiação. Isso significa que, ou estamos sendo testados e teremos que demonstrar que aprendemos a lição; ou estamos expiando, ou seja, purgando o passado vivido em outras existências, para que dele possamos nos livrar, e aí devemos entender a razão de tanto sofrimento!
A parte final da resposta coloca a solução em nossas mãos quando diz: “Dele depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra”. Daí ser muito importante compreendermos que, como Espíritos encarnados que somos, já tivemos outras existências, neste ou em outros mundos, onde as nossas ações geraram a situação que agora temos que dela nos livrarmos. Portanto, só depender de nós agirmos de forma diferente, praticando o bem, em troca do mal que tenhamos recebido!
Isso nos lembra aquela historinha, em que alguns jovens resolveram testar um sábio, e colocaram entre as mãos de um deles um pequeno pássaro, perguntando então ao filósofo: Vós que és um sábio diz-me, o pássaro que tenho nas mãos, está vivo ou morto? O Objetivo era muito claro, se o sábio respondesse que o pássaro estava vivo, ele apertaria as mãos e o mataria, ao contrário, se o sábio respondesse que estava morto, ele abriria as mãos e o pássaro voaria. O sábio percebendo a malícia daquele jovem respondeu serenamente: a solução está em suas mãos!
Por isso, não podemos esquecer, a solução se encontra tanto no campo da responsabilidade individual como da coletiva. Daí ser muito importante o momento atual. O que está em jogo é o futuro dos Estados e do País como um todo. O exercício da cidadania é legítimo, e o seu instrumento mais importante é o voto!
A hora é de pensarmos sobre um assunto bem atual: O das biografias. É preciso conhecer a história de vida de quem vamos outorgar o poder de nos representar, de agirmos com a maior responsabilidade. Não importa que seja homem ou mulher, o que importa é que seja capaz de cumprir o que promete. Está na hora de elegermos com base no MÉRITO e não o que tem a propaganda mais bonita, ou a promessa mais mirabolante e impossível de ser posta em prática! O momento é de decisão. O FUTURO DO PAÍS depende de cada um de nós!


(*) escritor, membro da AMLEF, integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.


2 comentários:

  1. Castro,
    Muito oportuno! Brilhante texto!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, obrigado por suas palavras de estímulo! Espero que esse texto produza os resultados esperados, que cada leitor use o direito que lhe é conferido como cidadão, através do voto livre e consciente, para eleger aqueles que realmente possam representar os anseio da maioria, especialmente, daqueles menos favorecidos. É a hora de exercermos a Cidadania Plena através do voto livre e consciente!

      Excluir