terça-feira, 9 de setembro de 2014

BEZERRA DE MENEZES: DE MÉDICO E POLÍTICO A MENTOR ESPIRITUAL¹





Por Roberto Caldas (*)




O mundo espírita tem em Bezerra de Menezes um dos seus maiores baluartes, um dos principais responsáveis pela disseminação das idéias de Allan Kardec em terras brasileiras. Nascido em terras cearenses teve projeção nacional como político e empreendedor até que se percebesse tomado pelas mensagens renovadoras da terceira revelação. A Medicina, a sua principal atividade durante aquela existência, foi um dos móveis que terá utilizado para a prática de amor e desprendimento em direção aqueles que precisavam de sua intervenção.
            Pela sua capacidade de gerenciar conflitos esteve à frente de dilemas e divisões existentes no seio dos primeiros agrupamentos espíritas, na perseguição de uma identidade para a doutrina nascente no país, tendo sido chamado pelos seus contemporâneos de Kardec Brasileiro, tamanho o bom senso que exibia diante daquelas situações emergentes de relacionamento entre os pares. 

            Cessado o seu período de existência entre os encarnados, ascendeu à qualidade de mentor espiritual. Do plano espiritual passou a orquestrar uma ampla ação de iluminação do pensamento pelas muitas informações que fez brotar das mãos de vários médiuns, entre eles Chico Xavier, Yvonne do Amara Pereira e Divaldo Pereira Franco. Buscado pela aflição causada pelas dores que envolvem a fragilidade da saúde, muitas são as declarações dos que se dizem atendidos em suas orações pelo prestimoso companheiro espiritual.
            O seu verbo nos transporta à necessidade de renovado aprendizado diante da dor. Conclama-nos a ver a sua feição educadora, apesar das horas aflitivas de perdas e lágrimas que nos podem gerar, ensinando que não se sofre sem propósito transformativo diante das leis inexoráveis de justiça divina. Consoante com a sua atitude diante das difíceis momentos que experimentou em sua passagem, convida-nos: “Perdoemos as pedras da vida pelo ouro de experiência e de luz que nos oferecem. E, sobretudo, armemo-nos de coragem para o trabalho, porque é na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada luz para o nosso grande porvir.”
            Sempre que nos lembrarmos de Bezerra de Menezes é importante que tenhamos em mente que a maior conquista a que se pode aspirar não se detém nas robustas recompensas financeiras com que o mundo premia às pessoas que se sobressaem em suas labutas nos templos humanos, sequer nos louvores e honrarias que cercam as instituições humanas. O querido mensageiro nos sugere a visão ampliada ao futuro que cerca as atitudes além da forma que esculpe o corpo, quando a consciência humana lançada fora das convenções se vê diante de si mesma.

            O Brasil espírita agradece ao Dr. Adolfo Bezerra de Menezes à inestimável contribuição aos primeiros passos da Doutrina dos Espíritos  em nosso rincão. As pessoas do mundo inteiro agradecem ao Irmão Bezerra a sua profícua ação de assistência às dores do corpo e da alma pela sua dedicação aos necessitados e pela aura de luz com a qual envolve o nosso planeta, mercê de Jesus.    

¹ editorial do programa Antena Espírita de 31.08.2014.
(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C. E. Grão de Mostarda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário