Pular para o conteúdo principal

JESUS - MORTE E RESSURREIÇÃO




Por Francisco Cajazeiras (*)



Nos primeiros tempos do Cristianismo, os seguidores de Jesus usavam a figura simples de um peixe como símbolo para a comunicação discreta de sua adesão à causa do Nazareno, haja vista a perseguição de que se faziam vítimas pelos poderes então estabelecidos.
Alguns pesquisadores entendem ser a adoção desse símbolo devida ao fato de que o vocábulo “peixe”, em grego, contém as iniciais da expressão: “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”, (Ichtos – Iesous Christos, Theou Uios Soler), formando-lhe um acróstico.
Além disso, sendo pescadores, em grande número, os seguidores de Jesus e constituindo-se o peixe em alimento de relevância em sua região, fácil seria a comunicação e a relação com o sentimento de fraternidade, de divisão do alimento, com o repartir do pão, fomentado pela genuína mensagem de caridade e de amor ao próximo semeada por Jesus.

Havia ainda um grande diferencial da metodologia de ensino utilizada pelo Mestre dos Mestres, posto não permanecer apenas no conteúdo teórico, mas exemplificá-lo e vivenciá-lo fartamente.
Seus discípulos mantinham-se como que magnetizados pela convicção e pela naturalidade de suas ensinanças. Foi assim que, até em seu último momento, ele aproveitou as circunstâncias e os fatos para favorecer a educação de seus seguidores.
Essa a razão por que a sua aparição em “corpo ressurrecto”, corpo especial, semi-material, fluídico, constituiu-se em fenômeno imprescindível e inestimável para a compreensão da vida após a morte, da vida em outra dimensão, consolidando a fé e a coragem, pela absoluta certeza da imortalidade da alma.
Paulo de Tarso, o incansável divulgador da Boa Nova trazida ao mundo pelo amorável Galileu, por ser agraciado com essa prova, no caminho de Damasco, chega a afirmar, de forma categórica, que nesse pormenor assenta-se o alicerce para o entendimento das razões maiores da existência terrena, assim como para o enfrentamento dos obstáculos e para o esforço de abandono aos hábitos arraigados do homem velho.
Logo, não foi a morte de Jesus – a despeito da grande comoção determinada pelas suas características crueis e contundentes – que assumiu ponto de destaque no fomento e manutenção do movimento cristão ali iniciado, mas a sua vida, o seu exemplo de vida e a prova concreta da sobrevivência à morte do corpo físico.
Os homens do caminho, como passaram a ser denominados os seus discípulos das primeiras horas, criaram e mantiveram o símbolo do peixe em seus processos de comunicação sutil.
Somente com a romanização do movimento cristão, é que esse ícone passa a ser substituído pela cruz, durante muito tempo vista como instrumento degradante, desqualificado e abominável; razão de inesquecíveis amarguras, símbolo repelente e traumático da separação daquele que se doara por inteiro no estímulo da paz e da felicidade entre os homens, tecendo os vislumbres maravilhosos do Reino dos Céus: desse futuro inexorável de intimidade com o Criador.
Atribui-se ao imperador Constantino I, no século IV depois do Cristo, a introdução da cruz como símbolo do Cristianismo. Conta-se que ele, na noite anterior a uma de suas batalhas, teria sonhado com uma cruz e uma inscrição em latim: In hoc signo vinces (sob este símbolo vencerás). No dia da batalha, ordenou pintassem uma cruz nos escudos dos soldados. Como obteve uma arrasadora vitória sobre o inimigo, creditou-a ao líder dos cristãos, que havia perecido na cruz. Algum tempo depois, Constantino deu liberdade de culto aos seguidores do Cristo, promulgando o Edito de Milão.
Vale salientar sobre a simbologia da cruz, ter sido ela utilizada entre os mais diversos povos da Antiguidade (fenícios, egípcios, persas, celtas, romanos e índios americanos) com simbologia variada, mas em geral representando forças antagônicas, em oposição, promovendo um choque entre diferentes universos e um consequente crescimento, em processo expansionista no que concerne às coisas místicas, transcendentes.
Essa habitualidade, relativa a tal simbologia, presidiu o sincretismo cristão-politeísta, à semelhança do ocorrido e do que ocorreria com os demais símbolos, práticas e rituais assimilados pelo movimento cristão, em seu processo de romanização.
Infelizmente, a dogmatização paulatina conducente ao cultivo de culpas, assim como a mitificação de Jesus, criando um fosso cada vez mais profundo entre ele e o vulgo popular, culminou com o macabro e doentio culto da morte, o culto do Senhor morto, em detrimento da lembrança de sua personalidade vibrante, alegre e amorosa, do “verbo que se fez carne” , do Espírito iluminado que se sacrifica ao ponto de descer das elevadas esferas, para servir aos seus irmãos menores, na mais dilatada demonstração de amor.

“Não há maior prova de amor, do que a daquele que dá a vida pelos seus amigos”

Cultiva-se, ainda, um Jesus alquebrado, sofrido, dilacerado, como se o Mestre permanecesse eternamente marcado pela ação grotesca de seres tão ignorantes e pequenos como nós.
Na visão espírita, a páscoa tem o dom de remeter-nos à prima e cabal demonstração da realidade post-mortem, da vida infinda, da imortalidade dourada. A morte de Jesus, em verdade foi um fato circunstancial e esperado, face à missão de enfrentamento aos pseudopoderes mundanos, no aceno para a realidade maior do ser encarnado neste mundo de ilusões.
Jesus é a luz que dissipa as trevas, a paz que reúne irmãos, a harmonia que nos regenera e dulcifica os sentimentos. Representa a dádiva da vida que estua e palpita em todos os horizontes. É, assim, que devemos vê-lo e senti-lo, para segui-lo.


Eu vim para que todos tenham vida... E vida em abundância!

1 (1)     Paulo de Tarso in I Coríntios, 15: 44.
2 (2)        Evangelho Segundo João, 01: 14.
3 (3)         Evangelho Segundo João, 15: 13.
4 (4)         Aqui não se depreenda unicamente o fato de ser morto em nome de um  ideal. Mas, sim, viver até as últimas consequências, para o bem-estar dos amigos.
5(5)    Evangelho Segundo João, 10: 10.


(*) palestrante e escritor espírita, autor de obras como: "O Valor Terapêutico do Perdão", "Elementos de Teologia Espírita", "Existe Vida Depois do Casamento...?.

Comentários

  1. Espetacular, tanto o tema abordado, como a forma bem lapidada, serena, consistente e veemente da apresentação. Presenteie-nos com outros neste terreno! Despertou saudades do seminário CRISTIANISMO E ESPIRITISMO, realizado em Sobral, em 199?.
    Everaldo - Viçosa do Ceará

    ResponderExcluir
  2. Olá, Everaldo!
    Velhos tempos! Belos dias!
    Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO ANTE AS IDEOLOGIAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  Por Elias Moraes O movimento espírita não teve como se furtar ao acirramento das disputas ideológicas no campo político partidário, observadas nas duas últimas décadas; ao contrário, foi fortemente atingido por essas disputas. A princípio, mediante manifestações ostensivas de muitas das suas principais lideranças em defesa das pautas do campo ideológico da Direita, ainda que sob a forma de uma fingida neutralidade. A essas manifestações seguiu-se uma forte reação dos que discordavam dessa postura, e que foram estigmatizados sob o rótulo de "espíritas de Esquerda". Ante o clima de confronto que se estabeleceu, o argumento mais utilizado pelos que adotavam a negação como estratégia de silenciamento das discussões era que o Espiritismo não era nem de Esquerda e nem de Direita, mas "de cima", ou "do alto", como se a doutrina espírita não tivesse posições muito bem definidas a respeito de cada um dos temas colocados em pauta pelos atores de ambos os campos ...

O AMOR É PARA SEMPRE...

Por Dora Incontri (*) (Escrevi esses pensamentos, muito sentidos, há alguns anos. Pretendia publicá-los num livro, mas antes que ficarem guardados, na memória do computador, melhor partilhar com outros que, como eu, estejam amadurecendo essa que é a maior herança divina em nós: a capacidade de amar.) Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro O amor é o oposto da indiferença. O amor nunca tanto faz, com o que o ser amado faz. Por isso se empenha sempre por um fazer de luz. O amor pode curar, salvar, elevar, educar, regenerar. Mas tudo a longo prazo, pois para se mostrar, atuar e agir, precisa muito ter paciência, perseverar, persistir, muitas, infinitas vezes perdoar… Tudo devagar. O amor desgovernado, tumultuado pelas paixões, queima os corações, provoca afastamentos, descontentamentos, dilacerações… Por isso, o amor precisa se asserenar, se suavizar, alimentando-se de eternidade!

UM PALHAÇO NA MEDIÚNICA

Existe um ponto que reúne o melhor de mim nesta curta jornada pelas estradas pedagógicas da vivência espírita: a mesa mediúnica! Lembro como agora da primeira participação, e como aquilo mudou minha percepção de mundo, com um sentimento de vastidão insondada para tão distante de todos os conceitos construídos pelos setores formais aos quais me ligava.

DEPOIS DE HARARI: A ERA DA CONSCIÊNCIA

  Por Wilson Garcia A recente entrevista de Yuval Noah Harari ao  El País  pode ser lembrada não tanto pelas respostas que ele deu, mas pelas perguntas que provocou. Como em  Sapiens ,  Homo Deus  e  Nexus , o historiador israelense tem o dom de observar a história de cima, captando transformações que ainda mal percebemos enquanto acontecem. É bom refletir com o olhar espírita sobre isso.               Sua preocupação explícita é a Inteligência Artificial. Mas a implícita — e talvez a mais urgente — é outra: o próprio ser humano.             Durante séculos, acreditamos que nosso diferencial estava na inteligência. Hoje, começamos a descobrir que talvez esse não seja o nosso trunfo. A IA calcula melhor, memoriza mais, escreve mais rápido, traduz centenas de idiomas e analisa milhões de documentos em segundos. Se inteligência for ap...

À MUSA ESTUPRADA

"O Rapto das Sabinas", pintura de Nicolas Poussin           Há indignações tão profundas, que só podem ser expressas em poesia, pelo menos para mim. Nos últimos meses, no meio do espetáculo constrangedor e bizarro em que o país mergulhou, a mulher brasileira foi alvo das mais absurdas violências: uma presidenta que não cometeu nenhum crime afastada do poder por um bando de criminosos, depois de ter sido xingada por uma parte da população, com as maiores baixarias e depois de ter sido ofendida por um Bolsonaro, que invocou seu torturador, num gesto de fascismo e supremo desrespeito humano; a primeira dama do presidente golpista posta como modelo de “beleza, do lar e recato”; um ministério inteiro só de homens (a maioria envolvidos com corrupção); um fundamentalismo religioso avançando no Estado, ameaçando os direitos da mulher; a visita de um ator machista, de filmes pornô, que nada tem a ver com Educação e que se ufana de ter estuprado uma mulher, no ...

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

A depressão é a segunda causa de incapacidade no trabalho (a projeção é que, até 2020, seja a primeira da lista) e apenas 10% das pessoas deprimidas recebem tratamento adequado, conforme a Organização Mundial de Saúde. Infelizmente, muitas pessoas não buscam tratamento para Depressão por confundi-la com uma tristeza profunda. A causa da depressão é tida como multifatorial, isto é: converge vários fatores como o estilo de vida, o tipo de personalidade, a história pessoal e a predisposição genética. Não há um momento único ou específico em que a depressão comece. A depressão tem características neuroquímicas importantes e não depende necessariamente de um evento gatilho para se manifestar. Muitas pessoas apresentam sintomas depressivos na infância ou na adolescência. Tenho pacientes que após uma sequência de eventos traumáticos na idade adulta manifestaram a depressão. 

UM TAL SR. M...

                                                Anos atrás o pesquisador espírita Clóvis Nunes falou de um suposto encontro entre Allan Kardec e Karl Marx. Ele se escorou em duas mensagens insertas em Obras Póstumas , de 30 de abril de 1856  (saiba mais) e de 12 de maio de 1856 (saiba mais) . Leia-se um trecho da primeira, em que o Espírito se refere a um dos presentes, que para Nunes seria Marx: “A você, Rivail, sua missão está aí (livre, a cesta virou fortemente para meu lado, como o teria feito uma pessoa que me indicasse com o dedo). A você, M..., compete a espada que não fere, mas que mata. Contra tudo o que existe, será você que virá primeiro. Ele, Rivail, virá em segundo lugar, é o trabalhador que reconstrói o que foi destruído”.   ...

INVISÍVEIS TAMBÉM SE COMPRAZEM EM ILUDIR

  Por Orson P. Carrara Sabe-se que os espíritos não sabem tudo. Eles nada mais são que homens e mulheres que já deixaram a vida material ou estão para nela retornar, e que guardam conteúdos morais, intelectuais, emocionais e psicológicos, habilidades, tendências e gostos do estágio em que se encontram. Há que se lembrar que a morte não é uma varinha mágica que transforma o espírito; este terá que evoluir pelo esforço próprio visando o aprimoramento intelecto moral. E como não há privilégios, nem preferências, todos teremos que trilhar esse caminho.

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...