quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ANTENA ESPÍRITA - NOVA TEMPORADA¹

         

Por Roberto Caldas(*)


         Estamos definitivamente entregues á inexorabilidade do tempo. É certo que temos o controle exato de nossas atitudes e pensamentos, apesar de nem sempre fazermos a menor ideia desse poder que nos pertence, porém as curvas do tempo se encontram completamente além das nossas decisões. As horas que compõem a eternidade de nossas vidas passeiam de forma livre e espontânea sem nos perguntar a opinião. Tempo não aproveitado ou mesmo aquele completamente usufruído é saldo que deixa de fazer parte de nossas contabilidades.

            As lutas do presente, oportunidades que garantem a possibilidade da construção das experiências do momento, caminham juntas com a saudade de pessoas e lugares que ficaram para trás na estrada na mesma proporção em que nos excitam a imaginação quanto às perspectivas das realidades que nos aguardam. Somos malabaristas em manobras que conjugam os processos de ontem, atuam no picadeiro de hoje e sinalizam os desejos do amanhã. De outra forma, sem que a consciência estivesse estimulada pelas múltiplas nuanças  do tempo, não passaríamos de estruturas robotizadas sem lembranças nem esperança, fragilizados pela aridez dos problemas imediatos. Ampliando o período consciencial além dos limites percebidos do nascimento/morte, a viagem da mente nos compromete com a expectativa de encontros e partidas em regiões diversas e distantes de todo o espaço universal. A Casa de Deus é o ilimitado espaço onde projetamos os grandes objetivos evolutivos do tempo/eternidade tornados possíveis pelas idas e vindas ao campo das múltiplas encarnações.

           
Ainda encontramos quem tenha dificuldades para entender as razões desse movimento do tempo e todo o cortejo de compromissos que ele traz para a existência. Há aqueles que questionam a própria existência, mormente quando vitimados pelas grandes tristezas que nos surpreendem em meio à caminhada e precisamos compreender o que se passa na alma dessas pessoas. Não é fácil aceitar os grandes problemas existenciais quando nos faltam certos conhecimentos espirituais como aquele que se encontra na resposta à questão 132 de O Livro dos Espíritos a respeito da importância de uma encarnação no planeta: “A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição”.
            A periodização do tempo terráqueo nos estabelece a oportunidade de encerrar e reiniciar novas etapas em cada intervalo de 365 dias, como se pudéssemos reinventar a vida sempre que um ano novo começa. Cabe-nos aproveitar essa simbologia com a finalidade de tornar os dias mais produtivos e felizes. Cidadãos do Universo, fazendo do limão uma limonada, encontrando espaço para se divertir durante o desconforto e acreditando que todas as coisas um dia passam.

            Cumprimentando a cada ouvinte, a quem convidamos para continuar na sintonia durante o ano de 2014, Antena Espírita se regozija em permanecer cioso da divulgação desses conceitos que tornam melhor a vida das pessoas, como certamente diria o companheiro Mário Kaúla, atento cooperador dessa iniciativa, direto do mundo espiritual.    

¹ editorial do programa Antena Espírita de 05.01.2014.
(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.    

Um comentário:

  1. Canteiro de Ideias e o Antena Espírita, juntos em 2014! Parceria que dá o que falar!
    Avante companheiros e companheiras!

    ResponderExcluir