quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VERDADES HUMANAS





 Por Gilberto Veras (*)



A verdade é única, é divina e nos foi repassada pelo Criador para ser vivenciada na construção da felicidade. Não há quem não a guarde no cerne, em forma de desenvolvimento. Sim, porque pronta e acabada não é encontrada no homem inferior que ainda muito tem que se aperfeiçoar para apresentá-la em seu verdadeiro esplendor. Mas que verdade é essa, de que modo o Pai da vida com ela nos contemplou?

Recebemos a verdade do Todo-Poderoso projetada com Inteligência Suprema, como não poderia deixar de ser. Ele nos dotou de pequenas verdades, concentradas em sementes para serem desabrochadas em processo contínuo e lento, direcionado a beleza e encantos, componentes da perfeição, tal como observamos no trabalho imperceptível da mais bela flor do pomar caprichosamente organizado por mãos humanas sensíveis e de apurado bom gosto. E essas partículas de Deus se atraem naturalmente, de conformidade com a necessidade requerida à realização das obras do bem, em labor de incrível solidariedade construtiva, vemos, então, de mãos dadas, no mundo das relações de bom propósito, e em todas as formas de manifestação, em harmoniosas combinações, as pequenas verdades atuando em atividades de autoaprimoramento.


É consequente a dedução de que as verdades humanas são relativas em suas apresentações, pois se mostram em função do grau de adiantamento espiritual de cada filho do Arquiteto Perfeito, logo estão em andamento na linha do tempo, nas mais variadas posições da ordem ascensional. Por isso, é válido dizer, há verdades e verdades circulando no relacionamento humano, porém nenhuma é completa, limpa, insofismável, infinda estrada precisa ser percorrida até cada verdade do homem alcançar o apogeu e, reunidas todas, num único bloco, possam reluzir em brilho magno, esse estágio luminescente ocorre nos mundos celestes, onde a consciência humana eleva-se à categoria de Espíritos puros, co-criadores, felizes e mais próximos do Inventor Insondável.

As verdades dos homens, que nada mais são do que as virtudes essenciais, obtêm da inteligência racional, que também é relativa, conhecimentos e esclarecimentos com o fim de serem melhor aplicadas na vida social, nessa parceria há benefício mútuo, as virtudes esmeram-se com a inteligência e esta com aquelas.

Engano retardador acreditar na aquisição, via direta, de verdades próprias pelas portas atraentes de instituições religiosas, filosóficas ou doutrinárias, nessas provedoras devemos nos suprir de orientações convincentes, e aí está a importância desses recursos que, ao nos auxiliar no autoconhecimento, poderão nos facilitar internalizações necessárias ao encontro de nossas verdades íntimas que nos libertarão com o aprendizado por estradas sinuosas decorrentes de erros e acertos experimentados nos milênios da vida, até acontecer a aprovação consagradora do Educador Infalível.     

(*) poeta e escritor, autor das obras: A Recompensa do Bem, Contos Conclusivos, Extrato do Ser.

2 comentários: