quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O PODER DO BEM










Por Gilberto Veras (*)



Vaidade, que enaltece o ego em detrimento da valorização pertinente do próximo, é combatida pela humildade que nos iguala perante Deus, Inteligência Suprema, a que nos curvamos pela impotência de nossa pequenez.

Egoísmo, que deseja concentrar tudo em torno de si, com força de atração enganosa, é anulado por valor real da desambição que pouca valia faz das coisas materiais e as divide fraternalmente com o próximo.

Orgulho, que nos autopromove a lugares virtuais de grandeza, é dispensado pela singeleza que nos coloca em posição real de espíritos a caminho, a passos lentos e no início de carreira.


Inveja, que tende desmerecer o irmão negando seu brilho para não ser ofuscado o hospedeiro despeitado, deve ser repelida pela honestidade que nos mantém isentos e respeitosos.

Ciúme, que envenena a alma com ilusões hipotéticas, desaparece com a confiabilidade do amor sensato que foca a realidade indiscutível, conquista de nosso relacionamento vitorioso com o outro ou a outra.

Arrogância, que leva à falsa posição de superioridade, é desfeita por exemplos de simplicidade que verificamos em inteligências muito mais elevadas do que a comparada.

Rancor, que julga com rigores desumanos, falece diante da doçura que preenche nossos corações de tolerância e compreensão.

Melindre, que nos reduz a capacidade de aprendizado com as críticas, é de bom alvitre substituir-se pela autoverificação proba que espelha nosso caráter, sem distorções.

Mágoa, que maltrata nosso humor e nos entristece, perde a preferência para o perdão que nos limpa por dentro de alegria indulgente.

 Vingança, que cobra o revide comprometedor, não prospera sob a ação do discernimento que recomenda a prece sincera para paz de nossa intimidade.

Não olvidemos, sempre haverá no Bem poderoso antídoto neutralizador de qualquer ataque desatinado do mal, isso é vero, e se houver alguma dúvida é por conta de nosso inexpressivo adiantamento espiritual. 

(*) poeta e escritor espírita.

Um comentário:

  1. Gostei de sua participação estimado irmão e confrade Gilberto. Estava cursando pós-graduação e por isso, estive afastado do Instituto de Cultura Espírita do Ceará(ICE). Breve voltarei, visto que já estou engatilhando um mestrado em jornalismo. Fica com Deus e muita saúde.Abraços fraternos

    ResponderExcluir