segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORÇA, SANTA MARIA!




“Bem aventurados os que sofrem,
porque eles serão consolados” (Jesus - Mt 5:4)


Por Jorge Luiz (*)


            Um dos principais fenômenos da era da informação é a globalização da dor. A tragédia na boite Kiss em Santa Maria é o mais recente exemplo. Não importam as idades, etnias, nacionalidades, crenças religiosas, nossos corações ficam sempre confrangidos. Choque, dor e luto. Sentimo-nos: pais; mães; tios; irmãos; avôs; avós; parentes; amigos.
            Acompanho na mídia, nessas ocasiões, as entrevistas constantes dos chamados “especialistas” tentando encontrar explicações factíveis. Essas tentativas ocultam, na realidade, a busca frêmita do homem em querer “vencer a morte”.
            O Espírito da Verdade, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, atesta que não adianta procurarmos explicações no mundo, pois ele é impotente para isso. Na sequência, ele é enfático quando afirma que Deus nos dirige apelo supremo através do Espiritismo. Escutai-o!
            O paradigma materialista da ciência e o dogmatismo religioso têm impedido ao homem de dar voos gloriosos ante a sua real essência imortal. A conformação do Espírito dentro da Física e da Metafísica proporcionará a paz ampla no mundo.

            A insistência em negarem a existência de princípio imortal, que através da esteira no tempo é viajante das vivências sucessivas; ponto de partida para a ignorância ante esses traumas coletivos. Utilizando-se do livre-arbítrio, o Espírito encarnado constrói o porvir de felicidade ou desventura. No entanto, o ponto de partida, o de chegada e as potencialidades para se alcançar esse propósito são as mesmas para todos.
            Partindo do axioma “para todo efeito há uma causa”, O Espiritismo demonstra que tragédias da espécie não sejam castigos da Divindade, pois assim Ele seria injusto.
            Não há fatalidade e o acaso não existe.
            Vida e morte é produção da dialética do Espírito. A morte não existe. A morte é renovação da vida. Morre-se para a vida corpórea, nasce-se para a vida espiritual. Morre-se para a vida espiritual, renasce-se para a vida material.
            Na questão 964 de “O Livro dos Espíritos”, os Reveladores Celestes assim se posicionam: “Deus tem as suas leis que regulam vossas ações. Se as violardes a culpa é vossa.(...) Mas ele traçou um limite, as doenças e morte são consequências dos excessos. Eis a punição : ela resulta da infração da lei: assim se passa em tudo.”
            A lei de Causa e Efeito ou lei da renovação, não é lei de “olho por olho; dente por dente” como alguns pensam. É uma lei de dinâmica universal, onde se entrelaçam nossos impulsos, desejos, motivo, ato e intenção. Regulados pelo centro de força coronário, este automaticamente fixa - como bem noticia o Espírito André Luiz – a natureza da responsabilidade que lhe diz respeito marcando no próprio ser as consequências felizes e infelizes de sua movimentação consciencial no campo do destino.
            No entanto, ao longo dessa movimentação, o Espírito pode alterar os registros infelizes pela dinâmica do amor, através da Lei de Amor, Justiça e Caridade, a mais importante de todas as dez leis morais, segundo os Espíritos Reveladores.
            Como diz a canção de Geraldo Azevedo: “E ai, Jesus, são seus “uis”, meus “ais” e “ãos”  É chegado o tempo do reajustamento de todo os valores humanos. Se as dolorosas expiações coletivas preludiam à época dos últimos “ais” do apocalipse, a espiritualidade tem de penetrar as realizações do homem físico, conduzindo-as para o bem de toda a Humanidade, assevera o Espírito Emmanuel.
            O Espiritismo, na condição de o Consolador Prometido por Jesus, esclarece consolando e consola esclarecendo, revelando que a causa das nossas dores está nas existências anteriores, e na própria destinação na Terra, onde o homem expia o seu passado, aprendendo.
            Venho ensinar e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem; porque a dor foi consagrada no Jardim das Oliveiras; mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar suas lágrimas, ensina o Espírito da Verdade.
            Meu jugo é suave e o meu fardo é leve! ; asseverou Jesus
            Oremos e dediquemos vibrações e pensamentos para os irmãos desencarnados e as almas enlutadas.
            Que todos extraíamos da tragédia o aprendizado necessário para o aprimoramento dos condicionamentos morais e espirituais.

            Força, Santa Maria! Força, Nação Brasileira!

(*) livre-pensador, blogueiro e voluntário do Instituto de Cultura Espírita.

4 comentários:

  1. Esclarecimento e consolo espírita oportunos, ante essa dor vivenciada por todos brasileiros e compartilhada pelo mundo. Que Jesus possa trazer o bálsamo a todos os envolvidos nessa grande dor.Um abraço frateno e de pesar a todos esses irmãos.

    Fernando Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Excelente bálsamo consolador amigo Jorge Luiz!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. (Jorge) Reflexão que conforta a todos, mesmo os que não estão envolvidos diretamente com o acontecimento.
    Deuga

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão Jô. Sua mensagem gera consolo e aprendizado. Parabéns!

    Muita paz!

    Clodoaldo

    ResponderExcluir