quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ESTÁ CHEGANDO 2013: AINDA DÁ TEMPO





Por Francisco Castro(*)






No final do mês de setembro deste ano de 2012, publicamos aqui em Canteiro de Idéias, um artigo que titulamos de: ESTÁ NA HORA DE PENSAR 2013. Naquele artigo comentávamos que as empresas, de pequeno, médio e de grande porte, aproveitavam o final do terceiro trimestre para fazer o planejamento do ano seguinte.
Sugerimos que os dirigentes espíritas avaliassem o que foi realizado em 2012, e pensassem o que fazer em 2013. Aconselhamos que a análise das necessidades da Casa Espírita fosse feita reunindo dirigentes e trabalhadores, e, didaticamente, sugerimos que fosse dividida em três áreas: Estrutura Física, Estrutura Humana e Estrutura Doutrinária.
Se, para uma modesta Casa Espírita, sugeríamos um planejamento detalhado, as mesmas sugestões valem também para o Movimento Espírita, iniciativa que cabe ao Órgão Federativo.

Sabemos que a FEB – Federação Espírita Brasileira, órgão federativo nacional, já faz até planejamento de longo prazo, chamado de planejamento estratégico.
As Federativas Estaduais devem seguir na mesma trilha, até porque, os objetivos federativos nacionais devem estar devidamente relacionados com os objetivos estaduais, e estes com os objetivos das Casas Espíritas.
Voltamos ao assunto para lembrar, àqueles que ainda não planejaram as ações para o ano de 2013, que AINDA DÁ TEMPO! Pior é não ter plano nenhum.
Também desejamos lembrar àqueles que elaboraram um plano, ainda que modesto, que de nada adianta planejar senão for para colocar em prática os planos traçados.
As idéias aqui apresentadas, que sugerimos para as Casas Espíritas, também se aplicam no plano individual. Quando ingressamos no plano físico, trazemos devidamente traçado, e minuciosamente estudado, um plano reencarnatório, denominado de escolha das provas (L.E. Q -258 a Q -273). A única diferença, entre os planos traçados aqui, no plano físico, para aqueles elaborados no plano espiritual, é que os daqui dispõem de uma cópia para consultarmos a qualquer momento.
Portanto, se o leitor ainda não tem um plano devidamente formulado para a atual experiência carnal, em termos de progresso material e espiritual, está na hora de começar a pensar, tentar sintonizar com suas necessidades evolutivas.
Não deve ter sido por mero acaso que, nessa atual existência, aportamos em uma Casa Espírita, tiremos dessa oportunidade o melhor proveito em termos evolutivos. Evitemos ter que repetir os erros de outras existências, busquemos sintonizar com os nossos amigos espirituais, interessados em nosso progresso material e espiritual, para que realizemos tudo aquilo que planejamos fazer de bom nessa atual jornada no plano físico.
Para finalizar deixo a seguinte pergunta: A nossa família, os nossos amigos e colegas de trabalho, já perceberam alguma mudança para melhor, depois de tantos anos que aportamos numa Casa Espírita? Pensemos Nisso!

(*) integrante do programa Antena Espírita e voluntário do Centro Espírita Grão de Mostarda - Fortaleza (CE)

2 comentários:

  1. Francisco Castro de Sousa26 de dezembro de 2012 às 16:46

    Jorge, tenho observado que o Blog é acessado em vários países, mas não temos visto nenhum comentário oriundo de seguidores de outras nacionalidades, talvez devido à dificuldade do idioma. Se alguém da Ucrânia, por exemplo, quiser emitir a sua opinião sobre algum artigo aqui publicado, tem como ser traduzido, ou só é possível se for em Português? Aproveitando o ensejo, desejo a todos um Feliz 2013! Castro

    ResponderExcluir
  2. Castro,
    Oportuno o seu comentário. O blog dispõe do tradutor para vários idiomas. Caso os seguidores de outros países necessitar, podem recorrer a essa ferramenta.
    Seria interessante que nossos leitores também deixassem opiniões para a melhoria do blog.
    Feliz 2013 também para voc^e familiares

    ResponderExcluir