Hoje comemoramos o aniversário de nascimento de José Herculano Pires - 25.09.1914, e não haveria melhor maneira de homenageá-lo senão com fatos da sua vida contados pelos seus familiares.
Por Dora Incontri (*) (Escrevi esses pensamentos, muito sentidos, há alguns anos. Pretendia publicá-los num livro, mas antes que ficarem guardados, na memória do computador, melhor partilhar com outros que, como eu, estejam amadurecendo essa que é a maior herança divina em nós: a capacidade de amar.) Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro O amor é o oposto da indiferença. O amor nunca tanto faz, com o que o ser amado faz. Por isso se empenha sempre por um fazer de luz. O amor pode curar, salvar, elevar, educar, regenerar. Mas tudo a longo prazo, pois para se mostrar, atuar e agir, precisa muito ter paciência, perseverar, persistir, muitas, infinitas vezes perdoar… Tudo devagar. O amor desgovernado, tumultuado pelas paixões, queima os corações, provoca afastamentos, descontentamentos, dilacerações… Por isso, o amor precisa se asserenar, se suavizar, alimentando-se de eternidade!
Um homem múltiplo, assim o definiu Jorge Rizzini. O prof. Herculano Pires tinha uma inteligência superior iluminada pela Doutrina Espírita. Tinha uma capacidade singular de ligar os ensinamentos espírita com todas as áreas do conhecimento humano. Sempre afirmo que quem ler um livro do prof. Herculano ao terminar, não ficará mais no lugar comum.
ResponderExcluir