Hoje comemoramos o aniversário de nascimento de José Herculano Pires - 25.09.1914, e não haveria melhor maneira de homenageá-lo senão com fatos da sua vida contados pelos seus familiares.
09.03 - ANIVERSÁRIO DA DESENCARNAÇÃO DE JOSÉ HERCULANO PIRES - NOSSA HOMENAGEM Por Dora Incontri (*) Ainda poucos no movimento espírita conseguem aquilatar a contribuição única que Herculano dera ao desenvolvimento do espiritismo. A primeira dessas contribuições está na própria compreensão da idéia espírita. Tratando-se de uma revolução conceitual, uma quebra de paradigma, um passo inédito na história do conhecimento – a sua dimensão e o impacto renovador de suas propostas ainda não foram entendidos pelos seus adeptos mesmos, que o tocam apenas superficialmente, carregados dos vícios religiosos do passado, incapazes de singrarem nos mares abertos, descortinados por Kardec.
Um homem múltiplo, assim o definiu Jorge Rizzini. O prof. Herculano Pires tinha uma inteligência superior iluminada pela Doutrina Espírita. Tinha uma capacidade singular de ligar os ensinamentos espírita com todas as áreas do conhecimento humano. Sempre afirmo que quem ler um livro do prof. Herculano ao terminar, não ficará mais no lugar comum.
ResponderExcluir