Hoje comemoramos o aniversário de nascimento de José Herculano Pires - 25.09.1914, e não haveria melhor maneira de homenageá-lo senão com fatos da sua vida contados pelos seus familiares.
Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...
Um homem múltiplo, assim o definiu Jorge Rizzini. O prof. Herculano Pires tinha uma inteligência superior iluminada pela Doutrina Espírita. Tinha uma capacidade singular de ligar os ensinamentos espírita com todas as áreas do conhecimento humano. Sempre afirmo que quem ler um livro do prof. Herculano ao terminar, não ficará mais no lugar comum.
ResponderExcluir