quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DR. BEZERRA: Quanta falta o senhor nos faz!!


 Por Francisco Castro


Estamos no mês de agosto de 2012, portanto, há exatos 112 anos do desencarne do Dr. Bezerra, que já foi chamado de “Chefe dos Espíritas” por alguns, e de “Médico dos Pobres” por outros, e que nós, Espíritas, o chamamos carinhosamente de “Dr. Bezerra,” ou simplesmente “Bezerra”.
Pela importância desse Espírito para o Movimento Espírita Brasileiro, embora ele assine suas mensagens apenas como servidor humílimo, penso que deveríamos aproveitar este mês para homenageá-lo nas reuniões públicas das nossas Casas Espíritas, com palestras e debates em torno do seu pensamento, seja como encarnado, ou desencarnado.
Como encarnado trago a lume as palavras do Deputado Freitas Nobre, na introdução da publicação da Câmara dos Deputados, ano 1986, sob o título: Perfis Parlamentares 33 – BEZERRA DE MENEZES: “O estilo, a coragem, a franqueza, a vivacidade intelectual, a cultura, fizeram dele um exemplo de homem público que honrou o parlamento da nação.

Lembrar esse lado da vida do Dep. Bezerra de Menezes, nesse momento, é particularmente oportuno, por estarmos em plena campanha eleitoral no Brasil para eleição de prefeitos e vereadores, ele que era municipalista e que foi, por várias legislaturas, integrante da Câmara Municipal das Cortes e da Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro de 1860 a 1885, onde teve oportunidade de demonstrar coragem na defesa de questões como: Defesa do meio ambiente, direitos do consumidor, defesa do servidor, defesa da abolição da escravatura, questão de salários dos Médicos, a estabilidade dos Professores, a liberdade de mercado, a regulamentação do trabalho doméstico, dentre outros.
O Dep. Bezerra de Menezes que enfrentou o governo imperial com destemor, ao declarar da tribuna da Câmara dos Deputados, na sessão de 04 de junho de 1867: “Descrença, corrupção e incredulidade, eis, pois, senhores, o sumário de todos os sintomas que oferece o país sob o tríplice ponto de vista por onde o consideramos.”
Aproximadamente dois meses depois, na sessão de 14 de agosto de 1867, o Dep. Bezerra de Menezes volta ao assunto para dizer: (...) “Ninguém levantará censura contra o deputado que, aflito pelo estado desgraçado de sua pátria, levantar um brado consciencioso contra a descrença que mata, a corrupção que apodrece e a incredulidade que perde a alma da nação”.
Como se pode ver, a situação do Brasil de hoje não guarda muita diferença daquela, um exemplo é o julgamento que toda a Nação assiste no momento, na mais alta corte judicial do País, o Supremo Tribunal Federal.
Mas, se ele tinha esse perfil como político, como Espírita não era diferente. Freitas Nobre faz questão de narrar um fato ocorrido entre Bezerra, já espírita, quando, uma vez, se encontrava na casa de Quintino Bocaiúva e que reproduzirei resumidamente com minhas palavras: A polícia chega trazendo um rapaz que disparara uma arma de fogo e o tiro atingiu Quintino de raspão. Em sua presença o rapaz pediu: Doutor perdoe meu erro, sou pai de dois filhos, se o senhor me processar o que será de mim? Quintino olhando para Bezerra disse: Eu não perdoo Bezerra, definitivamente eu não perdoo. Bezerra então humildemente respondeu você tem razão de não perdoar o erro, contanto que não erre. Quintino diante dessa observação de Bezerra mandou soltar o homem e encerrou o assunto.
O Bezerra espírito não é muito diferente, vejamos essas suas palavras na mensagem Problemas do Mundo, Cap. 1, do Livro “O Espírito da Verdade”- Psicografia de F. C. Xavier - Ed. FEB: “Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.”
Sempre nas pegadas de Kardec, como no frontispício do Evangelho Segundo O Espiritismo sobre o emprego da razão em todas as épocas da humanidade, Bezerra em mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, publicada em Reformador de dezembro de 1975, nos aconselha: “Nós que nos empenhamos carinhosamente a todos os tipos de realização respeitável que os nossos princípios nos oferecem, não podemos esquecer o trabalho do raciocínio claro para que a vida se nos povoe de estradas menos sombrias.”
Nessa mesma mensagem ele ainda nos recomenda: “Comparemos a nossa Doutrina Redentora a uma cidade metropolitana, com todas as exigências de conforto e progresso, paz e ordem. Indispensável a diligência no pão e no vestuário, na moradia e na defesa de todos; entretanto, não se pode olvidar o problema da luz. A luz foi sempre uma preocupação do homem, desde a hora da furna primeira.” Quanta falta nos faz a luz nesse momento em nossas hostes!
Transcrevemos ainda um trecho da mensagem de Bezerra, psicografada por Divaldo Franco no cenáculo da FEB, publicada em Reformador de fevereiro de 1976, ainda no mesmo sentido da orientação acima: Demo-nos as mãos e ajudemo-nos; esqueçamos as opiniões contraditórias para nos recordarmos dos conceitos de identificação, confiando no tempo, o grande enxugador de lágrimas, que a tudo corrige. Não vos conclamamos à inércia, ao parasitismo, à aceitação tácita, sem a discussão ou o exame das informações.
Finalizamos transcrevendo parte de sua mensagem psicofônica divulgada em Reformador de abril de 1991, quando ele afirma que “a Codificação Espírita é o alfabeto da Nova Era sobre o qual se erguerá o Templo da Paz, quando a mensagem da Terceira Revelação atingir todas as criaturas do Orbe, realizando o fanal da imensa revolução social que modificará as estruturas da  Terra”.
Será que estamos contribuindo para atingir esse desiderato? Ah, Dr. Bezerra, quanta falta o Senhor nos faz!

4 comentários:

  1. Apóstolo do bem a nos iluminar...
    Celeste mentor, em passes de amor,
    Águas fluidificai!
    Muita Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Castro, excelente artigo em momento oportuno. Parabéns. Abrços, Paulo Vale.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo!
    Quanta necessidade temos de políticos com o caráter e personalidade semelhantes ao do Dr. Bezerra de Menezes!
    Parabéns pela abordagem do tema!

    ResponderExcluir
  4. Castro vc foi muito feliz nos destaques e esse então...“Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.” Como disse acima o amigo Paulo Vale, o artigo vem em momento oportuno. Muito bom! Parabéns! Vera.

    ResponderExcluir