Pular para o conteúdo principal

A REENCARNAÇÃO DE SEGISMUNDO

  
         O material empírico acerca da comprovação da reencarnação disponível já é suficiente para que a ciência materialista a aceite como lei biológica. Esse material é oriundo de várias matrizes de pesquisas, que sejam das lembranças espontâneas de vivências passadas em crianças, principalmente as encabeçadas por Ian Stevenson (1918 - 2007), desenvolvidas por mais de 40 anos. Da mesma forma, o milhares de casos de regressão de memórias às vidas passadas como terapia, com vistas a soluções para a cura de enfermidades psicossomáticas (TRVP). As experiências de quase morte (EQM), além das pesquisas desenvolvidas pela Transcomunicação instrumental através de meios eletrônicos (TCI).
            Uma percepção científica do processo da reencarnação quem oferece é o Espírito André Luiz, pela psicografia de Francisco C. Xavier, na obra Missionários na Luz, no capítulo 12, onde retrata os preparativos na espiritualidade para que ocorra a reencarnação de Segismundo.
            Os atores nesse processo são: Segismundo, Adelino e Raquel. Em uma vida passada, tendo como móvel uma paixão desvairada, Segismundo assassinou Adelino. Todos desencarnaram sob intensa vibração de ódio e desesperação, padecendo vários anos, em zonas inferiores.
            A partir da intercessão de amigos espirituais, os três resolveram mergulhar no corpo físico, decisões já realizadas por Adelino e Raquel, juntos pelos vínculos do matrimônio e com um rebento de três anos. Adelino e Raquel, receberão Segismundo como filho.
           Alexandre, instrutor de André Luiz, recebe o convite de Herculano, outro orientador do Plano Invisível, para demandarem providências para a reencarnação de Segismundo. André Luiz, para compor a equipe, foi encaminhando a treinamento no Planejamento de Reencarnações. Ali ele pode compreender a dinâmica dos planejamentos reencarnatórios. Ficou sabendo que grande percentagem de reencarnações na Crosta se processa em moldes padronizados para todos, no campo de manifestações puramente evolutivas. Outra parte não obedece ao mesmo programa. Na medida que o Espírito eleva-se em cultura e conhecimento, o processo reencarnatório individual é mais complexo. A partir disso, existem colônias espirituais especiais para a reencarnação de trabalhadores e missionários.
            Alexandre faz André Luiz observar, no edifício do Planejamento de Reencarnações, várias entidades com rolos semelhantes ao pergaminho terrestre, que eram nada mais que mapas de formas orgânicas elaborados para os pretensos reencarnantes.
            Há, todavia, Espíritos que reencarnam sem o trabalho “intercessório” devido aos vínculos ao estado de queda, bem como sem a ajuda de corações bem-amados. Contudo, em nenhuma situação o Espírito reencarnante fica desamparado.
            Na primeira visita ao ambiente familiar de Adelino verifica-se que o clima não era dos melhores. Os instrutores espirituais quando da primeira visita, procuraram utilizar da intercessão do filhinho para melhorar os conflitos vibratórios familiares. Na segunda visita já conseguiram contar com o concurso de Raquel fora do corpo, contando com o auxílio da sua avó. Em momento seguinte, Adelino também fora dos veículos da carne, ao perceber a presença do antigo adversário, interrompe a conversação com um grito lancinante, para logo em seguida iniciar a aproximação com Segismundo, perdoando-o. As sombras espessas do ódio foram efetivamente dissipadas. Isso foi o suficiente para se iniciar o serviço definitivo de reencarnação.
            Vencida essa etapa, foi analisado o gráfico referente ao organismo físico que Segismundo deverá receber no futuro, sendo observadas as imagens de moléstia do coração que sofrerá na idade madura.
            Para que se viabilizasse a ligação inicial com a matéria física, foram apresentados os mapas cromossômicos necessários para as providências demandadas.
            André Luz indagou da necessidade de cuidados extremos para que ocorresse a reconciliação entre os contendores, e se não seria mais fácil realizar o processo reencarnatório sem mais delongas.
            Alexandre esclarece que da mente se originam as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo físico, mas, quando perturbada, emite raios magnéticos de alto poder destrutivo para as comunidades celulares. Decorre disso que o pensamento de Adelino destruiria a substância de hereditariedade, intoxicando a cromatina dentro da própria bolsa seminal. O extremo dessa situação é o rompimento do cordão de prata do Espírito reencarnante, situação catalogada como aborto natural.
            O contexto acima remete às pesquisas da psicóloga norte-americana Hellen Wambach, através da TRVP, acerca da participação e dos objetivos da reencarnação. Leia-se suas conclusões:

Preparação para a reencarnação:
·         8% nada sentiram
·         11% resistiram e estavam mais ou menos temerosos;
·         55% mostraram pelo menos alguma hesitação;
·         23% prepararam-se ativamente;
·         3% foram muito apressadas e contra os conselhos.

Objetivos da reencarnação
·         27% vieram ajudar outras pessoas e elas próprias a crescer espiritualmente;
·         26% vieram adquirir nova experiência como suplemento ou correção;
·         18% se tornar mais sociáveis;
·         18% vieram solucionar relacionamentos pessoais cármicos;
·         12% por razões variadas.

As pesquisas de Wambach ainda fazem diferença quanto ao sexo do reencarnante. Segundo ela, 76% das pessoas escolheram o sexo e 26% não tiveram escolha ou não se importaram com isso. As reencarnações planejadas, como descritas por André Luiz, escolheram os pais. As que ocorreram sem intercessão, não sabem por que ou como obtiveram os pais.
É fático, pois, o motivo que levou a Hans Tendam, pesquisador francês na prática da TRVP na Holanda, afirmar que o trabalho de Allan Kardec sobre reencarnação, antes de 1911, é o que mais se aproxima ao moderno material empírico sobre vidas passadas.
                  Um ponto interessante na reencarnação de Segismundo, e reforça as pesquisas de Wambach, diz respeito ao receio de falir mais uma vez o reencarnante, apesar de toda a mobilização dos instrutores espirituais. Além do mais, Segismundo coordenava uma pequenina obra de socorro nas cercanias da colônia espiritual, autorizada pelos Mentores Maiores. Pensava ele: “como poderia conduzir os outros à plena conversão espiritual... Diante dos ensinamentos do Cristo... Sem haver pago minhas próprias dívidas”
Iniciou-se, portanto, o trabalho de magnetização do corpo perispirítico. Observava-se que alguma coisa da forma de Segismundo começava a ser eliminada. À medida que essa operação se intensificava, ele se tornava mais pálido. Seu olhar tornava-se vago, menos lúcido.
O instrutor o orientava à mentalização com o propósito de voltar ao refúgio maternal da carne terrestre, assumindo a organização fetal, fazendo pequenino processo denominado de “miniaturização do perispírito”.
             O instrutor espiritual mostra, depois de indagação de André Luiz – que os processos de reencarnação, tanto quanto os da morte física, diferem-se ao infinito, não existindo, segundo creem, dois absolutamente iguais. E o adverte que há processos reencarnatórios que dispensam concurso dos instrutores. Conquanto, outros irmãos procedentes de zonas inferiores necessitam de cooperação muito mais complexa que a exercida no caso de Segismundo. Estava definida a permanência do instrutor Herculano em definitivo junto de Segismundo, na nova experiência, até que ele atinja os sete anos, idade que se consolida o processo reencarnatório.
            Chegado o momento da união espiritual, é depositado Segismundo nos braços da entidade que fora na Crosta Terrestre, a mãe de Raquel, para em seguida ser concluído o ato de ligação inicial, em sentido direto de Segismundo com a matéria orgânica. Compelidos foram todos os companheiros ali presentes, e a visita reiterada por todo o período de gestação.
            A ambiência do aposento conjugal é descrita como um espetáculo divinamente belo. O espaço foi enchido de flores de luz. O quadro era lindo e comovedor.
            A forma física futura de Segismundo dependerá dos cromossomos paternos e maternos, e acima de tudo, um fator primordial, a influência dos moldes mentais de Raquel. Determinante ainda é a atuação do interessado e o concurso dos Espíritos Construtores.
            André Luiz foi informado que existe um programa de tarefas edificantes a ser cumprido por todos os Espíritos que reencarnam, quando é fixada uma cota aproximada de valores eternos a serem amealhados na etapa reencarnatória, ficando a cargo de cada um superar, atingir ou não essa meta.
            Em seguida, por intermédio do mentor que dirigia a equipe, foi feita a prece daquele ato de confiança, seguida de profundo silêncio.
           

Referências:
TENDAM, Hans. Panorama sobre a reencarnação. Vol. 1. São Paulo: Summus.
WAMBACH, Hellen. Recordando vidas passadas. São Paulo: Pensamento, 1995.
XAVIER, Francisco C. Missionários da Luz. Brasília: FEB.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

NÃO É SÓ POR (UMA) ORELHA!,

  Por Marcelo Henrique Que sentimentos levam alguém a agredir um ser dócil, sociável, que não representava qualquer ameaça, que simplesmente existia e circulava pela cidade? Um crime hediondo que precisa de apuração e punição exemplar, assim como impelir atitudes sociais que representem uma efetiva mudança e o respeito aos animais.     “As ideias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as ideias políticas” (Kardec, 2004:268). Atônitos! Chocados! Estarrecidos! Incrédulos! E, por extensão e consequência, totalmente descrentes quanto ao presente e ao futuro de nossa Humanidade. Eis como nos sentimos – eu e grande parte dos demais seres humanos – diante de um grave fato noticiado e com enorme repercussão, inclusive internacional, na mídia e nas redes sociais, nas duas últim...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O ESPIRITISMO NO BANCO DOS BONIFRATES DA HIPOCRISIA SOCIAL “CANHOTA”

  Por Jorge Hessen O racismo nunca foi apenas um desvio moral: é um projeto de poder. Ao longo dos séculos, revestiu-se de teologia, de ciência e de política para legitimar privilégios. Contra esse edifício de arrogância, o Espiritismo ergueu, ainda no século XIX, um argumento devastador: a reencarnação. Kardec sentencia que, por ela, “ desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher ” (KARDEC, 2019, p. 214). Se o Espírito muda de corpo como quem troca de roupa, que valor real possui a cor da epiderme?

QUANDO A EDUCAÇÃO PERDE A ALMA

  Por Wilson Garcia Neoliberalismo, humanismo e espiritualidade no debate educacional contemporâneo   A educadora e espírita Dora Incontri concedeu recente entrevista ao jornal e à TV Brasil 247 , na qual articula uma crítica consistente ao modelo educacional neoliberal no Brasil contemporâneo. A partir de uma visão humanista e espiritualista da educação, Incontri analisa a transformação da escola em espaço de desempenho, com professores submetidos a lógicas produtivistas e estudantes progressivamente tratados como consumidores. É a partir desse horizonte pedagógico e espiritual que se organizam os comentários e reflexões apresentados a seguir.

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

ESPIRITISMO LIBERTADOR(*) E JUSTIÇA SOCIAL: O DESAFIO DE UMA CARIDADE QUE LIBERTA

    Por Jorge Luiz   “A caridade que não questiona o sistema que produz a miséria, é apenas colonialismo com boas maneiras” . (Aimé Césaire) O Espiritismo e a Caridade em ‘Vozes da Seca’. “Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão/Pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão/Mas, doutor, uma esmola para um homem que é são/Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Os versos da música Vozes da Seca , de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, inspirada no prosaico, no simples e no repetitivo do dia a dia, é de uma riqueza exuberante quanto à realização da caridade na dinâmica da vida real. A composição é de 1953, isso é importante para se ter a dimensão da realidade naqueles tempos. Apesar disso, os compositores captam na poesia, que apesar dos sofrimentos prementes, ainda assim, revela a dignidade de um povo, que apesar das dificuldades, não quer viver de esmolas. A “esmola” é apresentada como uma faca de dois gumes: pode destruir a autoestima, “matando de vergonha”,...

DIÁLOGO, UM DOS QUATRO PILARES DO RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

O ARTIGO "DIÁLOGO, UM DOS QUATRO PILARES DO RELACIONAMENTO SAUDÁVEL, DE AUTORIA DE ALKÍNDAR DE OLIVEIRA, É O 8º NO RANKING DOS MAIS ACESSADOS - 614 ACESSOS - NO BLOG CANTEIRO DE IDEIAS DESDE A SUA CRIAÇÃO, EM 13.05.2012.             Ouve-se que é preciso discutir à exaustão determinado tema conflitante, para chegar-se a um consenso. Há nesta corriqueira afirmação um equívoco: numa discussão dificilmente chega-se a um consenso, pois o termo “discussão” pressupõe a existência de perdedor e ganhador. Portanto, como regra, não há como chegar a um consenso numa discussão. Na discussão a pessoa chega com determinado pressuposto e procura vencer, com suas idéias, as opiniões dos outros participantes. Um exemplo clássico de discussão são os debates em campanha eleitoral, onde cada candidato procura impor suas teses e derrotar as dos adversários.                 S...