quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

VESPEIRO ESPÍRITA

 


Por Jerri Almeida 

O texto recente, sobre “minha” decisão de não assistir Nosso Lar-2 terminou sendo compartilhado em outros grupos espíritas, inclusive, alguns "progressistas". O fato é que, se eu estivesse vivendo no século 13, por exemplo, já estaria na fogueira, condenado pela inquisição. Felizmente, estamos no século 21.

Muitos que se expressaram nesses grupos, não compreenderam que se tratava de uma posição pessoal. Eu escrevi na primeira pessoa do singular e justifiquei meus argumentos. Não fiz campanha contra o filme e, em nenhum momento, fui desrespeitoso com a pessoa de Chico Xavier, a quem sempre admirei.

Incrível como há espíritas conservadores e “progressistas” que expressam comentários deselegantes e, até mesmo, agressivos. Mas, no final das contas, são “gente de bem”.

Sabia, quando escrevi, que estaria mexendo num vespeiro. A sacralização da obra de qualquer autor é, geralmente, produto de posturas acríticas e dogmáticas, cujo resultado é sempre o fanatismo.

Meus escritos, como de qualquer outro autor, devem sofrer o crivo da crítica fundamentada.  Faz parte. É saudável o conflito de ideias quando se age educadamente.

Parece que me tornei o polemista da vez. O pensamento crítico é transgressor. Quem questiona é sempre expulso de algum “paraíso”. Eu já fui, felizmente, de vários!

Agradeço os comentários respeitosos de todos aqui em minha página. Vocês foram “espíritas educados”! Kardec deveria ter criado essa categoria.

Continuarei expressando minhas ideias críticas com educação e argumentos. Continuarei, portanto, transgredindo ao senso comum e ao dogmatismo. Nada nem ninguém deve ser sacralizado. Tudo deve ser objeto de análise crítica. Kardec nos ensinou assim!

A página: Café com Filosofia Espírita segue como um espaço progressista para pensarmos o espiritismo livre de dogmas e de verdades finais.

2 comentários:

  1. Estamos rodeados por uma multidão de "espíritas Nutella".
    Maurício Linhares

    ResponderExcluir
  2. Jerri, não muito diferente é essa página, por isso carrega a palavra ideia em seu título. O Espiritismo é dialético, por isso, progressista. Jorge Luiz

    ResponderExcluir