Pular para o conteúdo principal

RESPOSTA JORNAL O POVO - CARTÃO CORPORATIVO PR - C.E. "O POBRE DE DEUS" - VIÇOSA DO CEARÁ

 



À Redação do Jornal O POVO

Avenida Aguanambi nº 282 - Bairro José Bonifácio

Fortaleza (CE)

 

 

Prezados (as) Senhores (as),

 

Reportamo-nos à matéria publicada por esse distinto jornal, na coluna Política, em 15/01/2023, intitulada "De padaria a centro espírita: veja os gastos de Bolsonaro no Ceará com cartão corporativo", na qual se refere a uma compra de R$ 7.277,10 feita a este Centro Espírita.(leia aqui)

Esclarecemos que este Centro Espirita foi criado como instituição religiosa em 05/10/1991, mas pouco após a publicação do Novo Código Civil, adaptou-se a tal Lei optando por ser uma ASSOCIAÇÃO CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS, preservando o nome original.

Dedicada à Assistência Social nos termos da Constituição Federal, esta Associação é considerada uma ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL desde 2006, em razão de atender, atualmente, a 250 crianças e adolescentes e suas famílias em vulnerabilidade social, atendimento este que vem sendo realizado ao longo de 31 anos de existência, sempre gratuito.

Por quê fosse difícil captar recursos públicos ou privados para manter a dita obra social, esta Entidade criou, ainda em 2001, o projeto Pão da Vida, que consiste em uma padaria, confeitaria, lanchonete e restaurante, destinado a gerar resultados para viabilizar a aludida obra social.


Hoje situado à Rua Professor João Viana 594, no centro de Viçosa do Ceará, o PÃO DA VIDA LANCHES é nome de fantasia do CNPJ 86.732.443/0003-54, que leva a mesma razão social da Associação, CENTRO ESPIRITA O POBRE DE DEUS, pois que é regido pelo mesmo Estatuto, na condição de filial que é.

O empreendimento PÃO DA VIDA gera a integral sustentabilidade da supradita obra social, sem recursos de governos ou doações de empresas há quase 10 anos.


As 254 crianças e adolescentes recebem formação musical, esportes, participam de oficinas de Matemática, de Português e de temas sociais, como prevenção ao abuso sexual, valorização da vida, cidadania, etc.

Há duas unidades de atendimento aos vulneráveis, uma na Vila Oiticicas, a Unidade Allan Kardec, e outra em Viçosa do Ceará, no que foi o primeiro prédio do Pão da Vida, chamada Ave Cristo Beneficente.

O projeto Pão da Vida atende a nativos e turistas, sendo por muitos anos o fornecedor de refeições para o Festival Música na Ibiapaba, no qual as crianças também se apresentam.(saiba mais)

Esta natureza solidária faz com que a Entidade gere, hoje, 92 empregos com carteira assinada, pois uma das finalidades é criar oportunidades para os jovens egressos dos programas assistenciais, bem como para seus pais.


Pois bem! Isto posto, fomos procurados um pouco antes de 26/02/2021 por um senhor desconhecido na cidade que se disse membro da comitiva do Presidente da República, o qual participaria de evento em Tianguá. Cotou preço e retornou depois para fechar a compra de 356 combos lanches e "13" garrafas de água mineral de 1,5 litro. A compra foi faturada em 26/02/2021, em nome de Secretaria de Administração da Presidência da República, no valor de R$ 7277,10 - compra aquela que foi quitada pelo comprador e os combos entregues em nossa "porta", levados, segundo nos disse o negociador, para consumir na cidade vizinha.

Não alinhados ao ex-governante em apreço, é o que sabemos.

Se for do interesse desse Jornal, estamos disponíveis para enviar fac simile da nota fiscal em referência.

Em nome do direito de resposta e da generosidade das Senhoras e dos Senhores, pleiteamos a publicação integral da presente resposta.

 

Saudações,

 

JORGE CARNEIRO FIGUEIRA

Presidente do Centro Espírita O Pobre de Deus

Comentários

  1. Sinto muitíssimo que vocês tenham sido envolvidos, aparentemente sem saber, com o senhor jair. É lamentável a quantidade de dinheiro público gasta com palanques e discursos com teor claramente eleitoreiro bem antes das eleições. Promoveu aglomerações em plena pandemia (estando vacinado, embora mentindo q tenha tomado a Janssen), incitou o ódio e o conflito contra um dos melhores governadores do Ceará. É impressionante a onda de desarmonia que esse senhor provocou no nosso Brasil. Que a instituição de vocês continue trabalhando nessa obra de dignificação da vida dessas pessoas, mas tb que as políticas públicas estejam cada vez mais fortes nesse novo governo e q o trabalho de vcs possa ser um complemento e não o baluarte da vida material dos apoiados por vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos envolvidos não, meu amigo. O cliente comprou, pagou, levou e fez o que quis com o produto, você não leu?. Se fez mau uso, o problema é dele, que agora vai ser chamado a responder

      Excluir
    2. Excelente consideração.

      Excluir
  2. Então, resumindo, toda a operação foi legal e não há nenhuma inconformidade. Mais uma vez, observamos a mídia nacional tentando prejudicar o ex-presidente Bolsonaro de forma covarde, através de matérias sensacionalistas.
    Bolsonaro foi o único presidente da república que já pisou em nossa ibiapaba e mandou recurso para terminar obras da BR parada a décadas pelos governos anteriores (e corruptos)
    Hoje temos um atual presidente sendo um ex-presidiário condenado por unanimidade em todos as instâncias jurídicas por corrupção, responsável pelo desvio de bilhões dos cofres públicos e estatais. Triste fim para o povo desse país, onde o pobre que se iludiu com a promessa de picanha e cerveja e, agora vai ter que apresentar a declarar imposto de renda (kkk).
    O problema do nosso país não está nos políticos que se tornam ladrões, mas no povo que vota em ladrões para se tornarem políticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
  3. Jornal O Povo, atualize a notícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação. Só esqueceu de informar que o ficha suja não era nem para ter entrado na disputa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

NÃO É SÓ POR (UMA) ORELHA!,

  Por Marcelo Henrique Que sentimentos levam alguém a agredir um ser dócil, sociável, que não representava qualquer ameaça, que simplesmente existia e circulava pela cidade? Um crime hediondo que precisa de apuração e punição exemplar, assim como impelir atitudes sociais que representem uma efetiva mudança e o respeito aos animais.     “As ideias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as ideias políticas” (Kardec, 2004:268). Atônitos! Chocados! Estarrecidos! Incrédulos! E, por extensão e consequência, totalmente descrentes quanto ao presente e ao futuro de nossa Humanidade. Eis como nos sentimos – eu e grande parte dos demais seres humanos – diante de um grave fato noticiado e com enorme repercussão, inclusive internacional, na mídia e nas redes sociais, nas duas últim...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O ESPIRITISMO NO BANCO DOS BONIFRATES DA HIPOCRISIA SOCIAL “CANHOTA”

  Por Jorge Hessen O racismo nunca foi apenas um desvio moral: é um projeto de poder. Ao longo dos séculos, revestiu-se de teologia, de ciência e de política para legitimar privilégios. Contra esse edifício de arrogância, o Espiritismo ergueu, ainda no século XIX, um argumento devastador: a reencarnação. Kardec sentencia que, por ela, “ desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher ” (KARDEC, 2019, p. 214). Se o Espírito muda de corpo como quem troca de roupa, que valor real possui a cor da epiderme?

QUANDO A EDUCAÇÃO PERDE A ALMA

  Por Wilson Garcia Neoliberalismo, humanismo e espiritualidade no debate educacional contemporâneo   A educadora e espírita Dora Incontri concedeu recente entrevista ao jornal e à TV Brasil 247 , na qual articula uma crítica consistente ao modelo educacional neoliberal no Brasil contemporâneo. A partir de uma visão humanista e espiritualista da educação, Incontri analisa a transformação da escola em espaço de desempenho, com professores submetidos a lógicas produtivistas e estudantes progressivamente tratados como consumidores. É a partir desse horizonte pedagógico e espiritual que se organizam os comentários e reflexões apresentados a seguir.

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO LIBERTADOR(*) E JUSTIÇA SOCIAL: O DESAFIO DE UMA CARIDADE QUE LIBERTA

    Por Jorge Luiz   “A caridade que não questiona o sistema que produz a miséria, é apenas colonialismo com boas maneiras” . (Aimé Césaire) O Espiritismo e a Caridade em ‘Vozes da Seca’. “Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão/Pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão/Mas, doutor, uma esmola para um homem que é são/Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Os versos da música Vozes da Seca , de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, inspirada no prosaico, no simples e no repetitivo do dia a dia, é de uma riqueza exuberante quanto à realização da caridade na dinâmica da vida real. A composição é de 1953, isso é importante para se ter a dimensão da realidade naqueles tempos. Apesar disso, os compositores captam na poesia, que apesar dos sofrimentos prementes, ainda assim, revela a dignidade de um povo, que apesar das dificuldades, não quer viver de esmolas. A “esmola” é apresentada como uma faca de dois gumes: pode destruir a autoestima, “matando de vergonha”,...

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

A RELIGIÃO, O PODER E A ÉTICA

  Por Doris Gandres                 Na Rev. Espírita de abril de 1866, Allan Kardec lembra que "infelizmente em todos os tempos as religiões foram instrumentos de dominação". E continua, na Rev. Espirita de fevereiro de l867: "a maior parte das religiões surgiram em tempos remotos, em que os conhecimentos científicos eram limitados (...) infelizmente todas se fundaram no princípio da imutabilidade". Na Idade Média, a igreja católica apostólica romana sagrava reis: para manter os chamados privilégios de nascimento, advindos da força, os então superiores - que mandavam e usurpavam - faziam-se divinizar para serem aceitos sem questionamento; aliavam assim o poder da força ao poder divino, conservando a ignorância e fomentando o medo = das masmorras, da fogueira, do inferno...

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...