Pular para o conteúdo principal

RESPOSTA JORNAL O POVO - CARTÃO CORPORATIVO PR - C.E. "O POBRE DE DEUS" - VIÇOSA DO CEARÁ

 



À Redação do Jornal O POVO

Avenida Aguanambi nº 282 - Bairro José Bonifácio

Fortaleza (CE)

 

 

Prezados (as) Senhores (as),

 

Reportamo-nos à matéria publicada por esse distinto jornal, na coluna Política, em 15/01/2023, intitulada "De padaria a centro espírita: veja os gastos de Bolsonaro no Ceará com cartão corporativo", na qual se refere a uma compra de R$ 7.277,10 feita a este Centro Espírita.(leia aqui)

Esclarecemos que este Centro Espirita foi criado como instituição religiosa em 05/10/1991, mas pouco após a publicação do Novo Código Civil, adaptou-se a tal Lei optando por ser uma ASSOCIAÇÃO CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS, preservando o nome original.

Dedicada à Assistência Social nos termos da Constituição Federal, esta Associação é considerada uma ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL desde 2006, em razão de atender, atualmente, a 250 crianças e adolescentes e suas famílias em vulnerabilidade social, atendimento este que vem sendo realizado ao longo de 31 anos de existência, sempre gratuito.

Por quê fosse difícil captar recursos públicos ou privados para manter a dita obra social, esta Entidade criou, ainda em 2001, o projeto Pão da Vida, que consiste em uma padaria, confeitaria, lanchonete e restaurante, destinado a gerar resultados para viabilizar a aludida obra social.


Hoje situado à Rua Professor João Viana 594, no centro de Viçosa do Ceará, o PÃO DA VIDA LANCHES é nome de fantasia do CNPJ 86.732.443/0003-54, que leva a mesma razão social da Associação, CENTRO ESPIRITA O POBRE DE DEUS, pois que é regido pelo mesmo Estatuto, na condição de filial que é.

O empreendimento PÃO DA VIDA gera a integral sustentabilidade da supradita obra social, sem recursos de governos ou doações de empresas há quase 10 anos.


As 254 crianças e adolescentes recebem formação musical, esportes, participam de oficinas de Matemática, de Português e de temas sociais, como prevenção ao abuso sexual, valorização da vida, cidadania, etc.

Há duas unidades de atendimento aos vulneráveis, uma na Vila Oiticicas, a Unidade Allan Kardec, e outra em Viçosa do Ceará, no que foi o primeiro prédio do Pão da Vida, chamada Ave Cristo Beneficente.

O projeto Pão da Vida atende a nativos e turistas, sendo por muitos anos o fornecedor de refeições para o Festival Música na Ibiapaba, no qual as crianças também se apresentam.(saiba mais)

Esta natureza solidária faz com que a Entidade gere, hoje, 92 empregos com carteira assinada, pois uma das finalidades é criar oportunidades para os jovens egressos dos programas assistenciais, bem como para seus pais.


Pois bem! Isto posto, fomos procurados um pouco antes de 26/02/2021 por um senhor desconhecido na cidade que se disse membro da comitiva do Presidente da República, o qual participaria de evento em Tianguá. Cotou preço e retornou depois para fechar a compra de 356 combos lanches e "13" garrafas de água mineral de 1,5 litro. A compra foi faturada em 26/02/2021, em nome de Secretaria de Administração da Presidência da República, no valor de R$ 7277,10 - compra aquela que foi quitada pelo comprador e os combos entregues em nossa "porta", levados, segundo nos disse o negociador, para consumir na cidade vizinha.

Não alinhados ao ex-governante em apreço, é o que sabemos.

Se for do interesse desse Jornal, estamos disponíveis para enviar fac simile da nota fiscal em referência.

Em nome do direito de resposta e da generosidade das Senhoras e dos Senhores, pleiteamos a publicação integral da presente resposta.

 

Saudações,

 

JORGE CARNEIRO FIGUEIRA

Presidente do Centro Espírita O Pobre de Deus

Comentários

  1. Sinto muitíssimo que vocês tenham sido envolvidos, aparentemente sem saber, com o senhor jair. É lamentável a quantidade de dinheiro público gasta com palanques e discursos com teor claramente eleitoreiro bem antes das eleições. Promoveu aglomerações em plena pandemia (estando vacinado, embora mentindo q tenha tomado a Janssen), incitou o ódio e o conflito contra um dos melhores governadores do Ceará. É impressionante a onda de desarmonia que esse senhor provocou no nosso Brasil. Que a instituição de vocês continue trabalhando nessa obra de dignificação da vida dessas pessoas, mas tb que as políticas públicas estejam cada vez mais fortes nesse novo governo e q o trabalho de vcs possa ser um complemento e não o baluarte da vida material dos apoiados por vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos envolvidos não, meu amigo. O cliente comprou, pagou, levou e fez o que quis com o produto, você não leu?. Se fez mau uso, o problema é dele, que agora vai ser chamado a responder

      Excluir
    2. Excelente consideração.

      Excluir
  2. Então, resumindo, toda a operação foi legal e não há nenhuma inconformidade. Mais uma vez, observamos a mídia nacional tentando prejudicar o ex-presidente Bolsonaro de forma covarde, através de matérias sensacionalistas.
    Bolsonaro foi o único presidente da república que já pisou em nossa ibiapaba e mandou recurso para terminar obras da BR parada a décadas pelos governos anteriores (e corruptos)
    Hoje temos um atual presidente sendo um ex-presidiário condenado por unanimidade em todos as instâncias jurídicas por corrupção, responsável pelo desvio de bilhões dos cofres públicos e estatais. Triste fim para o povo desse país, onde o pobre que se iludiu com a promessa de picanha e cerveja e, agora vai ter que apresentar a declarar imposto de renda (kkk).
    O problema do nosso país não está nos políticos que se tornam ladrões, mas no povo que vota em ladrões para se tornarem políticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
  3. Jornal O Povo, atualize a notícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação. Só esqueceu de informar que o ficha suja não era nem para ter entrado na disputa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NEM ESPIRITISMO LAICO, NEM NOVA RELIGIÃO

Por Dora Incontri(*) A posição de Kardec ainda não foi compreendida pela maioria e uma das provas disto está no debate ainda atual se o espiritismo é ou não é religião. Por um lado, estão os que se autodenominam espíritas laicos e que defendem a idéia de que Kardec jamais pensou o espiritismo como religião, mas apenas como ciência, filosofia e moral; do outro, estão os que defendem o chamado tríplice aspecto do espiritismo, ciência, filosofia e religião, mas agem e pensam como se o espiritismo fosse apenas mais uma religião. Estes constituem a maioria do movimento espírita brasileiro. Analisemos a polêmica com cuidado, porque os dois lados têm suas razões e os dois lados cometem enganos. De fato, Kardec não quis estabelecer mais uma religião, no sentido comum do termo, (por isso, diz muitas vezes que o espiritismo não é religião), visto que o espiritismo não tem sacerdócio, templos, hierarquia institucional, dogmas de fé e nem rituais que o adepto deva seguir p...

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

PARA FICARMOS JUNTOS NO INFERNO

        Por Orson Carrara                  Já  sabemos que o chamado inferno não é um local, mas um estado consciencial. Amarguras, desejos de vingança, inveja, ciúme, intrigas e manipulações que alimentamos transformam a vida naquilo que podemos denominar de um inferno emocional, um estado de intensa perturbação e sofrimento. Aquele inferno de sofrimento eterno, de diabo e caldeirões ferventes, isso não existe -  é imaginação humana.             Referimo-nos aqui aos tormentos que a inveja e o ciúme produzem. Ou, da mesma forma, as culpas e ainda os sentimentos de vingança ou de controle sobre a vida alheia.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

CONSUMO DE CARNE NA VISÃO ESPÍRITA

Entrevistei o engenheiro agrônomo e professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP-Botucatu (SP), Edson Ramos de Siqueira – que é espírita desde 1993 e vincula-se ao CE Irmão Thomaz na mesma cidade. Palestrante e ministrando cursos de Espiritismo, é autor do livro Alimentação e Evolução Espiritual, com abordagem sobre os animais, inclusive sobre a alimentação humana. A íntegra da entrevista, com lúcidas respostas, ainda inédita, oferece a lucidez do pensamento espírita. Reproduzimos aqui os trechos mais expressivos das respostas.

JESUS, ESPÍRITO ESPÍRITA

    Por Marcelo Henrique  O Espiritismo é uma filosofia atemporal, com o compromisso de manter-se atualizada e compatível com a progressão do nosso mundo, uma referência plena e permanente em termos de explicação das questões que envolvem o binômio espírito-matéria, considerados estes, pela teoria espírita, como dois dos três elementos básicos, ao que se vincula e acresce o primordial, a causa primeira, Deus. ***             Temos buscado diferenciar o Jesus Homem do Jesus Mito, ambos vigentes e observados no Movimento Espírita, como se fossem facetas de uma mesma personalidade, mas que são inconciliáveis entre si, porque apresentam contrariedades recíprocas. E isto só ocorre porque, a par dos conceitos trazidos pela Doutrina dos Espíritos, compostos por Allan Kardec (1857-1869) a partir das comunicações mediúnicas recepcionadas pela Codificação e pelas interpretações dadas pelo professor francês, há um simbolismo...

PODE UM PASTOR QUE NEGA A REENCARNAÇÃO PALESTRAR NUMA CASA ESPÍRITA?

    Por Jorge Hessen Convidar um líder religioso (pastor) que nega a reencarnação e a mediunidade para palestrar numa casa espírita é, no mínimo, uma alucinação.  O problema começa quando se perde a clareza dos objetivos doutrinários. O Espiritismo ensina o respeito irrestrito à liberdade de consciência. Allan Kardec jamais defendeu o sectarismo. Aliás, dialogou com cientistas, materialistas, religiosos e céticos. O diálogo é saudável e necessário. Todavia, existe uma diferença fundamental entre dialogar com quem pensa diferente e  conceder tribuna doutrinária a quem combate os princípios fundamentais da Doutrina Espírita. Se um  palestrante evangélico  afirma categoricamente que a comunicação entre encarnados e desencarnados é impossível; que a mediunidade é fraude ou ação demoníaca; que a reencarnação não existe, então estamos diante de alguém que rejeita os pilares básicos do Espiritismo.

COMPULSÃO SEXUAL E ESPIRITISMO

  Certamente, na quase totalidade dos distúrbios na área da sexualidade, a presença da espiritualidade refratária à luz está presente ativamente, participando como causa ou mesmo coadjuvante do processo. O Livro dos Espíritos, na questão 567, é bem claro, ensinando-nos que espíritos vulgares se imiscuem em nossos prazeres porquanto estão incessantemente ao nosso redor, tomando parte ativamente naquilo que fazemos, segundo a faixa vibratória na qual nos encontramos. Realmente, na compulsão sexual ou ninfomania, a atuação deletéria de seres espirituais não esclarecidos é atuante, apresentando-se como verdadeiros vampiros, sugando as energias vitais dos doentes. O excelso sistematizador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, em A Gênese, capítulo 14, define a obsessão como "(...) a ação persistente que um mau espírito exerce sobre um indivíduo". Diz, igualmente, que "ela apresenta características muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem sin...

AS EXPRESSÕES "KARDECISTAS E/OU "KARDECISMO" NÃO DEVEM SER DESESTIMADAS

    É evidente que o termo espírita só é aquele preconizado por Kardec, sem hibridezes. Entretanto, as palavras “kardecista” e/ou “kardecismo” seriam de uso censuráveis? Talvez seja ineficaz a utilização dessas palavras, no entanto jamais serão impróprias. Além disso, entendemos que há algumas ponderações plausíveis a serem expostas com relação ao assunto. Primeiramente recorramos ao Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa [1]. Nele encontraremos as definições: kardecismo – Doutrina religiosa de Allan Kardec; kardecista – pertencente ou relativo a Allan Kardec ou ao kardecismo – adepto do kardecismo. A Enciclopédia Universal define o seguinte: kardecismo – Doutrina de Allan Kardec, espiritismo – kardecista – aquele que adota as doutrinas de Allan Kardec – Relativo a kardecismo [2]. Estamos aqui fazendo referência a duas consagradíssimas fontes do saber.

UMA AMOSTRAGEM DA TESE ESPÍRITA: DOIS CASOS QUE SUGEREM REENCARNAÇÃO (PARTE I)

   Por Jerri Almeida   Introdução A pesquisa científica sobre reencarnação oferece contribuições valiosas para ampliar horizontes de conhecimento sobre o sentido da vida. Não se trata, obviamente, de trilharmos somente o caminho da fé ou da crença, pois estamos diante de uma questão mais complexa, que envolve de forma totalizante o saber humano. Infelizmente, na atualidade, nem sempre as pesquisas nessa área ocorrem com o ritmo e os critérios que as possam alavancar em termos de reconhecimento científico, mesmo porque o mundo acadêmico, em boa parte, ainda se ressente dos preconceitos com tal tipo de temática.