quarta-feira, 8 de setembro de 2021

ANTENA ESPÍRITA 15 ANOS - TAPETE VERMELHO PARA AMÉLIE BOUDET

 

Amélie Gabrielle Boudet - "Gabi" -  (1795-1883)

         A história relata que Jesus durante a sua passagem pela terra caminhou entre os homens e as mulheres do seu tempo e lhes ensinou com a paciência e a leveza que o caracterizou apesar de tantas perseguições que se lhe impunham os grupos de opositores do mundo religioso e político de sua época. Partiu sem deixar nada gravado ou escrito. Sua obra é reconhecida e expandida para bilhões de pessoas nos dias atuais, graças àqueles que repetiram seus ensinamentos e através dos relatos orais e dos registros escritos.

            O desencarne de Allan Kardec no amanhecer do dia 31/03/1869, apenas doze anos após o início da divulgação do Espiritismo, cuja divulgação ainda encontrava fortes obstáculos na sociedade francesa, encontrou os espíritas da época ainda sem o preparo adequado para substituir o venerando codificador que desencarnou sem aviso prévio. É muito provável que a surpresa e a falta de expertise tenha abalado os discípulos mais próximos que tinham agora em suas mãos a continuidade do legado.

            Entre eles, havia Amélie-Gabrielle Boudet (França – 23/11/1795 a 21/01/1883), na intimidade chamada Gaby. Professora, poetisa, artista plástica, mulher. Depois de 35 anos de convivência acabara de sepultar o esposo Allan Kardec, de quem ainda pranteava a viuvez. Percebia que assim como a obra de Jesus precisou da aplicação e empenho dos seus inúmeros seguidores, assim também a obra iniciada pelo seu esposo em sua companhia incondicional, não sobreviveria sem a tenacidade e a responsabilidade daqueles tantos que ficaram órfãos do mestre que se despedira.

            Amélie não terceirizou o esforço. Tomou a dianteira do comboio. Afinal, ela estivera ali durante todos aqueles anos, em ocasiões anteriores até, na linha de combate de todos os empreendimentos desenvolvidos pelas duas cabeças pensantes do casal. O caminho que, doravante, teria pela frente, e pela primeira vez sem o seu companheiro de tantas lutas, seria de grande exigência, e assim o foi.

            O Programa Antena Espírita tem a honra de abrir as festividades dos seus 15 anos de divulgação do Espiritismo pelas ondas da Rádio Cidade AM 860, falando da mulher que estabeleceu parceria e cumplicidade com Allan Kardec e foi imprescindível para o advento da doutrina espírita no mundo, sem o concurso da qual muito maiores seriam os óbices a ser enfrentados em todas as etapas do seu desenvolvimento.

            A companheira Eliane Oliveira, doutora em Medicina e trabalhadora incansável na história espírita do presente, traz o relato daquela mulher que ficou conhecida como a esposa de Allan Kardec, cuja envergadura bem que permitiria sem demérito ao codificador a inversão da vinculação.

            É com extremo respeito e gratidão que Antena Espírita, ao iniciar as comemorações dos seus 15 anos estende o tapete vermelho para Amélie Boudet ressaltando a importância do seu contributo para a causa espírita.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário