Pular para o conteúdo principal

ESPIRITISMO "ALFABETO FUNCIONAL" ALIENA?



 
Tenho observado os caminhos das retóricas utilizadas comumente nas casas espíritas, e me torno cada vez mais curiosa, trabalhando análises com a finalidade útil de perceber o elo perdido entre Kardec e os kardecistas comuns.

Em Kardec, as revelações dos espíritos atiçaram o espírito de criticidade, procura, amadurecimento filosófico e quebra de paradigmas. Será que é possível dar um salto tal qual aquele sem sentir coisas de “gente”, como as ditas emoções “negativas”?

Mistificação seria o nome?


Qual homem de ciência nunca experimentou decepções, frustrações, e neste ínterim, redescobriu estradas harmônicas e construiu novos conceitos?

Pois que uma postagem bem intencionada na página de um ilustre conhecido me fez pensar no quanto a retórica da autoajuda serve de trambolho no caminho do crescimento, autonomia cognitiva e expansão espiritual madura.

Quantos homens e mulheres portadores de carimbos, não estão se utilizando de falas adocicadas, para fomentar a sociedade passiva, a responsabilização individual pelas mazelas que nos rondam, inclusive depressão, que é temática delicada.

A crença de que ser espírita é evitar enfrentamentos, está prestes a ser superada, pois muitos de nós já reconhecemos que algumas “bulas” não servem ao crescimento real do ser, mas ao contrário, são mantenedoras de bolhas assépticas e justificativa moral para omissões pontuais, com relação à justiça social e condição humana nos contextos de desigualdade e opressão.

Analisando o discurso abaixo, tenho mais convicção de que sou kardecista, e por esta mesma razão, não me sinto contemplada com tal modelo, já que a saúde também é um fenômeno político-cultural, e urge defendê-la como um direito coletivo.

Eis o texto:

“O professor de Biogerontologia Dr. Juan Hitzig estudou sobre algumas características de pessoas saudáveis e com longevidade acentuada e concluiu que além das características biológicas, temos também as nossas condutas e atitudes.

Segundo ele, cada pensamento gera uma emoção e cada emoção um circuito hormonal que terá impacto nos 5 trilhões de células as quais formam nosso organismo.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso promovem secreção de Serotonina, isto é, o nosso hormônio da felicidade.

Enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, reprovação, repressão, resistência facilitam a secreção de Cortisol, ou seja, um hormônio corrosivo para as nossas células e acelera também o nosso envelhecimento.

As condutas “S” gerarão atitudes” A” tais como: amor, ânimo, amizade, apreço, aproximação. Já as condutas “R” gerarão atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

QUE TENHAM UMA EXCELENTE VIDA, PLENA DE SEROTONINA.”

Apesar de toda pseudo-bondade, o texto premia os “adaptados” com as vivências felizes e canaliza para os questionadores e insatisfeitos doenças e infelicidade.

Com tal intencionalidade discursiva, a probabilidade de termos uma encarnação completamente desperdiçada nos labirintos da egolatria e indiferença social, é altíssima.

Estes rastros discursivos estão se tornando cada vez mais instigantes, pois foi este senso de assepsia que gerou as brechas para que o ódio e o fascismo pudessem entrar galopantes nas casas espíritas do Brasil.

Ainda não é possível prevê o futuro dessa serotonina alienante.

Comentários

  1. É fato que a densidade dos pensamentos geram secreções compatíveis, afinal o cérebro reage de forma também diria "hormonal" às induções mentais quaisquer que sejam. Reconhecer essa realidade não pode nos deixar como náufragos perdidos no oceano das relações coletivas lutando para uma salvação individual reconhecendo que apostar na crítica cotidiana é obrigação da qual nenhum espírita pode se licenciar. Debater, discutir e indignar-se diante do absurdo é sensato e esperado de qualquer pessoa civilizada. Entenda-se, porém que ao espírita é exigida a isenção do pensamento de ódio e vingança, pois esses sentimentos haverão de nos tornar tão poluídos quanto aqueles que pretendemos combater. O combate às idéias, mormente essas que tornam o nosso país uma piada internacional e preocupa aos que têm senso, precisa ser incisiva, altiva e enérgica, sem que percamos a nossa visão de futuro. Sem arrefecer e sem soltar as mãos um do outro é necessário que mantenhamos a serenidade como uma forma de conseguirmos respirar fora desse vapor pestilento dos tempos atuais com a convicção de que por pior que seja o momento tudo passa e certamente passará mais rápido se não houver omissões como muitas que estamos testemunhando, inclusive nas casas espíritas. Roberto Caldas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ESCOPO SOCIAL ESPÍRITA

  Por Doris Gandres                Deolindo Amorim, Léon Denis e Herculano Pires, entre alguns outros do espiritismo contemporâneo, compreenderam o cunho social da doutrina e, sem concessões ou meias palavras, trabalharam arduamente à sua época para despertar o meio e o movimento espírita quanto a essa implicação dos princípios espiritistas.

A DEMOCRACIA DO TEMPO: A ÚNICA IGUALDADE QUE NINGUÉM PODE EVITAR

  Por Wilson Garcia Existe uma verdade diante da qual desaparecem todas as diferenças: a trajetória humana é finita, embora se desenrole dentro da infinitude.   Todos passam. Os cantores e os poetas. Os artistas e os artesãos. Os cientistas e os agricultores. Os presidentes e os operários. Os milionários e os pobres. Os anônimos e os famosos. Os homens e as mulheres que ocupam as manchetes dos jornais, assim como aqueles cujos nomes jamais serão registrados pela história. Há democracias construídas pelos homens. Há uma, porém, que independe de governos, leis ou ideologias: a democracia do tempo. Diante dela, todos comparecemos em absoluta igualdade.

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

FORA DA JUSTIÇA SOCIAL NÃO HÁ SALVAÇÃO

Diante dos ininterruptos processos de progresso à que estão submetidos os seres humanos, seria uma visão dicotômica não compreender está ação de forma concomitante! Ou seja, o progresso humano não dar-se-á apenas no campo espiritual, sem a ação do componente social na formação do sujeito espiritual que atua na Terra.

REFORMAR OU TRANSFORMAR? REFORMA ÍNTIMA OU TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL?

        Por Marcelo Henrique   O conjunto de elementos que impregnam o conceito de “reforma íntima” repete muitos chavões de culturas e abordagens não espíritas, pertencentes a ideologias religiosas em que há a “obrigação” de seguir certas prescrições, sob pena de… É a cultura do temor, do medo e da culpa. *** Alguns conceitos são entronizados e se enraízam de tal modo em Filosofias que é difícil, depois, retirá-los ou entendê-los na sua real essência. No caso do Espiritismo, eles surgem a partir de alguma declaração – seja de um encarnado, médium ou dirigente, seja de um desencarnado – e vão ficando, ficando… Passam a ser retórica tradicional e, não raro, viram “figurinha fácil” no álbum das condutas humanas. Falemos, pois, de uma delas: a decantada reforma íntima. Onde surgiu? Quem foi o primeiro a mencionar? Em que contexto foi dito? Qual era o alcance? Que objetivos se tinha? Qual a relação deste conceito com o Espiritismo?

CHICO XAVIER NÃO É KARDEC!

Por Dora Incontri (*) Não é objetivo deste artigo atacar quem quer que seja, por manifestar opinião contrária à que vou expor. Mas há questões que devem ser tratadas com cuidado para não se tornarem elemento de confusão. A crítica franca, aberta, racional, própria dos postulados espíritas, deve ser praticada, fraternalmente claro, sob pena de imergirmos de novo nas trevas medievais. Onde não houver questionamento e crítica, onde não houver debate transparente, certamente haverá dominação, ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao desenvolvimento espiritual da humanidade. Como em minhas viagens pelo Brasil afora, sou indagada sobre a polêmica em foco, resolvi manifestar-me publicamente para examiná-la com as ferramentas críticas que tomo emprestado de Kardec. Que Chico Xavier seja a reencarnação de Kardec não seria uma hipótese a ser discutida, porque se trata de um absurdo tão sem fundamento que deveria chocar o bom senso de qualqu...

DIVERSIDADE NÃO JUSTIFICA DESIGUALDADE

  Por Alexandre Júnior                A justiça não se estabelece por si só. É necessário que a façamos. Quando nos negamos a combater, debater, encarar, perceber e estudar as desigualdades sociais, menos estaremos aptos a produzir, de forma consciente e politicamente, ações de enfrentamento às injustiças, bem como posturas afirmativas de produção de igualdade e justiça social. Em que pese a insistência nefasta de toda uma estrutura social hegemônica, que, de forma opressora, transforma diversidade em desigualdade.