domingo, 13 de maio de 2018

13.05 SEIS ANOS DO CANTEIRO DE IDEIAS




O Canteiro de Ideias nasceu em 13 de maio de 2012, dia em que se comemora a libertação dos Escravos no Brasil, embora no Ceará esse auspicioso evento tenha ocorrido antes, em 25 de março de 1884.
inicialmente apenas como um Blog, hoje já ostenta a posição de um site, nesse 13 de maio de 2018 completará 6(seis) anos de existência, em termos de idade é ainda um infante, mas já tem muita história para contar!
A ideia que o inspirou encontra-se no livro Obras Póstumas, embora esse livro não seja da responsabilidade do Mestre Lionês, posto que foi publicado em janeiro de 1890, portanto ele não o revisou, nos reportamos, mais especificamente, ao Projeto 1868, onde ele diz textualmente:
“Dois elementos hão de concorrer para o progresso do Espiritismo: O estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de a popularizar. O desenvolvimento cada dia maior, que ela toma, multiplica as nossas relações, que somente tendem a ampliar-se, pelo impulso que lhe darão a nova edição de O Livro dos Espíritos e a publicidade que se fará a esse propósito.”
Vê-se que o Projeto 1868 tinha como objetivo massificar a divulgação da Doutrina nascente e fazê-la chegar a lugares ainda não alcançados pelas Obras Básicas, concluídas com a publicação de A Gênese em janeiro de 1868.
O “Canteiro de Ideias” nasceu como mais uma ferramenta com o intuito de divulgar o Espiritismo através da publicação de artigos sobre a Doutrina. Como se sabe, um Blog é uma ferramenta com certa limitação, logo sentiu-se a necessidade de uma ferramenta com maior amplitude, e o Blog foi transmudado em um Site, mas mantendo o título original: CANTEIRO DE IDEIAS!
O “Canteiro de Ideias” já apresenta números bastante expressivos, tendo publicado 1226 artigos de espíritas de vários Estados do Brasil, nesse período já foi acessado mais de 347.000 vezes, em várias partes do mundo! Além do Brasil podemos citar: Estados Unidos, França, Rússia, Afeganistão, Itália, Japão, Alemanha, Ucrânia, Chile, Coréia, Tailândia, Israel, Egito, dentre outros!
Assinam artigos no Canteiro de Ideias mais de 30(trinta) articulistas de várias partes do Brasil sendo, portanto, uma ferramenta já consolidada em termos de divulgação da Doutrina Espírita!
Na ocasião em que o Canteiro de Ideias comemora 6(seis) anos de existência com números tão expressivos em termos de divulgação da Doutrina Espírita para boa parte do mundo, isso para nós, que integramos também a equipe de Canteiro de Ideias é motivo de grande alegria, como também reafirma o compromisso de toda a equipe de O Canteiro de Ideias, em continuar cada vez mais aperfeiçoando essa ferramenta de divulgação da Doutrina Espírita como desejava Allan Kardec, e que se consolida a partir da Terra de Bezerra de Menezes e Vianna de Carvalho, o Ceará!


2 comentários:

  1. Francisco Castro de Sousa13 de maio de 2018 às 10:00

    PARABÉNS CANTEIRO DE IDEIAS! UM VEÍCULO JÁ CONSOLIDADO EM TERMOS DE DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA! PARABÉNS AMIGO JORGE LUIZ PELA BRILHANTE IDEIA!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Castro, tens participação na "brilhante ideia".

    ResponderExcluir