domingo, 15 de janeiro de 2017

PLANETA EM MUTAÇÃO, SEMPRE¹










O planeta está mudando! Essa a notícia que mais temos ouvido nos últimos anos. E cabe uma questão para esclarecimento geral: tal notícia é verdadeira ou falsa? Podemos responder sem medo de equívocos que a informação é verdadeira. Levanta-se, no entanto outra pergunta não menos importante: foi diferente em alguma época dessa viagem de bilhões de anos do planeta? E a resposta é cientificamente simples: Não!

Quer dizer que o planeta esteve sempre em mudança? Sim, é isso. Então a notícia acerca desse fenômeno de mudança é antiga? Sim, desde que a raça humana aprendeu a usar a linguagem e passou a divulgar o que ocorria nas regiões mais longínquas. Ocorre que a divulgação se perdia pela falta de velocidade e meios, condição essa que o advento das telecomunicações, a era dos satélites e da internet sepultou, num impulso de repasse imediato de tudo quanto acontece em torno do mundo. A Terra virou aldeia global dando impressão que só agora tais fatos acontecem e que no passado teria sido diferente. Aliás, do ponto de vista dos cataclismos é podemos afirmar a existência de mais numerosos eventos no passado mais remoto, quando o planeta atravessava uma condição mais primitiva, o que não havia era pessoas para divulgar os fatos e se houvesse pessoas faltavam meios de fazerem chegar aos ouvidos de quem estivesse à distância de tais ocorrências.
De fato a grande mudança que se opera na Terra é aquela advinda do elemento denominado humano, que precisa acompanhar a mudança evolucional do planeta em suas características de arrumação geológica contínua e inexorável até a própria destruição dentro de alguns bilhões de anos, se considerarmos o tempo para explosão do nosso sol. Ocupante privilegiado do planeta o gênero humano se encontra aqui encarnado, ou melhor, reencarnado para realizar o seu progresso espiritual. À medida que a Terra amadurece e a inteligência humana se expande surgem necessidades de ordem ética a serem alcançados para que o mundo cumpra a sua destinação de progresso espiritual passando aos estágios mais evoluídos de convivência e respeito ao ambiente físico e social. Em A Gênese (cap. XI, Gênese Espiritual, item 43), Kardec informa que “Logo que um mundo tem chegado a um de seus períodos de transformação, a fim de ascender na hierarquia dos mundos, operam-se mutações na sua população encarnada e desencarnada. É quando se dão as grandes emigrações e imigrações...”
Façamos o melhor de nós mesmos. Tranquilizemo-nos. A natureza não dá saltos. A mudança existe desde que o mundo é mundo. Nós é que devemos mudar para fazermos da nossa existência um marco para os grandes saltos de evolução que precisamos encetar a cada dia que surge. Nascer e morrer faz parte do fenômeno do aprendizado para o crescimento das instituições humanas. Pelos próximos milhares de anos vamos ter notícias de mudanças. Cabe a cada um se esforçar suficientemente para que essas notícias sejam cada vez mais felizes. As transformações necessárias para ajuste de um planeta e sua coletividade demoram o tempo necessário para acontecer. A transformação individual depende da decisão de cada um e pode ser muito mais rápida.
Que sejam bem-vindas as mudanças, sempre.

¹ editorial do programa Antena Espírita de 15.01.2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário