sexta-feira, 23 de maio de 2014

O COTIDIANO DO TRATAMENTO DO HOSPITAL ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ - HEAL





O presente trabalho apresenta a realidade da assistência numa instituição psiquiátrica que se utiliza também dos recursos terapêuticos espíritas no tratamento dos seus pacientes, quando estes solicitam os mesmos.

Primeiramente, há um breve histórico do Hospital Espírita André Luiz (HEAL), acompanhado da descrição dos recursos terapêuticos espíritas, seguido, posteriormente, do atendimento bio-psico-sócio-espiritual, dando ênfase neste último aspecto.
   

    Histórico

    O HEAL foi fundado em 25/12/1949, por um grupo de idealistas espíritas, sob orientação direta dos espíritos, em reuniões de materialização, preocupados com a assistência psiquiátrica aos mais carentes daquela região, além de oferecer o tratamento espiritual para os atendidos, por acreditarem na conjunção das patologias psiquiátricas com os processos obsessivos (ação maléfica dos espíritos).
    O serviço de internação foi inaugurado em 18/10/1967 e, nesta época, a assistência psiquiátrica clássica era associada ao atendimento psicológico, ao serviço social e da praxiterapia. Havia uma assistência espiritual, mas dicotomizada do restante do atendimento, oferecida por voluntários espíritas.

    A partir de 1977, com a progressiva reestruturação da equipe médica, passou a existir uma abordagem integrada com a assistência espiritual, onde os grupos operativos estudavam temas de ordem ética e as informações espirituais, solicitadas pelas equipes de atendimento, passaram ser utilizadas como temas de atendimento individual. Os resultados observados passaram a ser mais positivos para os pacientes.
    Embora a assistência espiritual seja uma escolha do paciente, mais de 85% dos que se internam no HEAL solicitam este tipo de atendimento. A esta integração de técnicas terapêuticas foi dado o nome de Tratamento Bio-Psico-Sócio-Espiritual.
    O HEAL tem, atualmente, 147 leitos para tratamento em regime de observação, internação psiquiátrica e para desintoxicação de dependentes químicos.
    O corpo técnico reúne médicos, entre psiquiatras, clínicos, neurologista, homeopata e anestesista, enfermeiros de nível superior e – técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, musicoterapeuta, além de estagiários de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, educação física e, ainda, artesãos e monitores em praxiterapia.
    O HEAL tem, também, um ambulatório multidisciplinar e o Centro de Terapia e Assistência Social (CETAS), cuja clientela são dependentes químicos, atendidos em regime de hospital-dia, de segunda à sexta-feira.
    O HEAL é uma instituição filantrópica, sem vínculo direto com o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual recebe pacientes particulares, de diversos órgãos gestores de saúde e pessoas carentes. É dirigido por um Conselho e uma Diretoria Administrativa, ambos formados por profitentes da Doutrina Espírita, que realizam os seus trabalhos voluntariamente, sem nenhum tipo de ônus para o Hospital.
     O Departamento de Assistência Espiritual é dirigido por um voluntário indicado pelo Conselho Administrativo, tem um coordenador e 02 funcionários contratados, além de mais de 250 voluntários, os quais atendem diariamente e diretamente aos internos, seus familiares e aos pacientes do ambulatório e aos do CETAS, no que tange às questões espirituais.
   
    Recursos Terapêuticos Espíritas

    A Doutrina Espírita atua basicamente em três frentes no campo da terapia espiritual.
    Primeiramente, a Evangelhoterapia, que objetiva o autoconhecimento e se faz através do estudo e prática dos ensinos evangélicos e espíritas. Pode ser ministrado através de aulas, palestras e leituras individuais. A prática se dá pela assistência aos necessitados, a oração (prece) e pela transformação moral (reforma íntima).
    O segundo grupo é o da Fluidoterapia, que tem como base a existência de uma energia espiritual, capaz de atuar em todas as dimensões do ser, gerando modificações celulares e psicológicas, com melhoria do estado de saúde. Esta energia pode ser transmitida pela imposição das mãos (passes) e pela ingestão de água fluidificada ou energizadas por médiuns.
    Existe, ainda, um terceiro grupo, onde encontramos a Terapêutica Espiritual propriamente dita, quando, pelo exercício da mediunidade, ocorre a assistência aos espíritos sofredores, a orientação espiritual e as reuniões chamadas de “de tratamento”. Tais atividades, por usarem da comunicação com os espíritos, não tem a participação dos pacientes de forma física, quando de suas ocorrências, ou seja, somente os voluntários com conhecimento das técnicas participam diretamente das mesmas.
    O HEAL oferece diretamente aos seus pacientes as seguintes terapêuticas espirituais:
    - Reuniões de estudos evangélicos;
    - Fluidoterapia;
    - Atendimento Fraterno;
    - Grupos de oração.
   
    As reuniões abertas a todos os pacientes capacitados para o deslocamento até o setor do Departamento de Assistência Espiritual, têm duração aproximada de 20 minutos e os temas são de conteúdo moral e não doutrinário, para atender a quaisquer pacientes independentes de suas crenças. Acontecem diariamente e são coordenadas por equipes diferentes a cada dia.
    A fluidoterapia ocorre de três formas específicas: - pelo uso da água fluidificada após as reuniões evangélicas; - os passes tradicionais ( como são ministrados na maioria dos centros espíritas no Brasil), ou seja com a simples imposição das mãos sobre a cabeça dos pacientes, movimentando-as pelo corpo no sentido cabeça-pés; - e os chamados “passes específicos”, nos quais, a partir do quadro clínico e da história espiritual, são ministrados por equipes de passistas específicos, orientados a se utilizarem de técnicas específicas para as manifestações clínicas e comportamentais dos pacientes, além de uma ordem mental orientada para a problemática daquele doente.
    O Atendimento Fraterno é realizado individualmente e tem o objetivo de acolher e orientar espiritualmente os pacientes e familiares que solicitam tal assistência. Quando necessário, eles são repetidos, objetivando complementar a orientação, encaminhando os entrevistados para as terapêuticas necessárias.
    Existem, também, grupos de oração, onde os voluntários assistem os pacientes em suas preces, em especial, através do sistema de som do hospital.
    As atividades mediúnicas ocorrem sem a presença física dos pacientes. Elas buscam assistir os espíritos sofredores desencarnados através da orientação doutrinária, e, ainda, pela captação mediúnica, na qual ocorrem informações trazidas pelos médiuns, dirigidas para as equipes terapêuticas, sobre as causas espirituais, que culminaram com a doença de um paciente específico.


O Atendimento Bio-Psico-Sócio-Espiritual

    A porta de entrada do HEAL é o Pronto Atendimento. Após uma avaliação psiquiátrica, onde é identificada a necessidade da internação, o paciente recebe o acolhimento do setor de psicologia e do departamento espiritual. A família e/ou o paciente podem solicitar por escrito - e em formulário próprio - o atendimento espiritual, enquanto ocorrer o tratamento na instituição.
    O tratamento segue os padrões clássicos dos principais centros de referência em psiquiatria no mundo. Os pacientes são avaliados pelas diversas especialidades terapêuticas, após o encaminhamento do psiquiatra, que traz uma anamnese, uma hipótese diagnóstica e a prescrição de medicamentos para a crise que determinou a internação. A equipe envolvida com o atendimento daquele paciente define as medidas a serem usadas, sejam propedêuticas, farmacológicas, psicológicas, de enfermagem, terapia ocupacional e do serviço social. Os pacientes podem pedir ainda o acompanhamento em homeopatia. Todos os pacientes são convidados a participarem das atividades em musicoterapia, praxiterapia, arte e educação física.
    Os pacientes que solicitaram a assistência espiritual são encaminhados para o atendimento fraterno. A partir de uma entrevista voltada para o aspecto espiritual, eles são orientados sobre a perspectiva transcendente da etiologia da doença e da visão da patologia como caminho de crescimento e transformação e não como punição divina. Dependendo do conhecimento sobre a terapêutica espírita, eles são informados sobre a mesma e convidados a participarem delas. Se necessário ou a pedido das famílias, estas podem ser orientadas por um atendente espírita, objetivando uma continuidade da terapêutica espiritual no após alta, dentro da crença d o próprio paciente ou no centro espírita, se assim ele desejar.

    As orientações espirituais são usadas pela equipe terapêutica para a assistência psicológica, quando se enfoca o núcleo ético-comportamental que levou o paciente à determinada forma de adoecimento.


2 comentários:

  1. O confrade Roberto Lúcio oferta-nos toda a dinâmica e a excelência de uma Instituição Médico-Espírita.
    Parabéns!

    ResponderExcluir