segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VANTAGENS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO





Por Alkíndar de Oliveira (*)




Primeira vantagem do trabalho voluntário: propicia-nos um sentido para a vida

A afirmação “só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la” retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço. Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.

Segunda vantagem do trabalho voluntário: torna-nos mais produtivos em nossa atividade profissional

Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do próximo, é mais produtivo.


Reportagem da revista “Exame” de 18 de junho de 1999 traz o seguinte depoimento: “Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação” - comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).

Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais, numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como conseqüência, reclamará menos, saberá entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.

Terceira vantagem do trabalho voluntário: passamos a ter mais saúde

É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação.

Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:


1. ajudar o próximo faz bem ao coração;

2. ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);

3. ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.


Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.




(*) Alkindar de Oliveira, palestrante, escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil.



2 comentários:

  1. Muito bom trabalho. Isso nos trás um estado de ânimo!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente, resume tudo o q sentimos ao ajudarmos aos os outros.
    Enfim, ajudar o próximo não custa nada e faz um bem danado tanto ao que dá ato ao que recebe.Existem tantas formas de sermos úteis aos outros e não custa nada.É isso ai...parabéns pela clareza do texto. Saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir