domingo, 21 de outubro de 2012

CAUSA E EFEITO


Por Gilberto Veras (*)

     Essa lei, também conhecida pela denominação de ação e reação, aplica-se ao mundo material e ao mundo espiritual, no âmbito das formas foi descoberta por Isaac Newton , a terceira das leis mecânicas, assim  enunciada: toda ação aplicada por um corpo “a” em um corpo “b” gera uma reação deste naquele, com força igual em módulo e direção mas oposta no sentido, neste campo é muito fácil sentir a veracidade da lei, mormente no que se refere à reação, basta esmurrar um objeto sólido de formação molecular compacta, o agredido nada demonstrará devido a forma estrutural mas responderá à altura, e a mão agressora sofrerá as consequências. Na esfera etérea, há necessidade de interpretação mais aprofundada.
     Quando desconforto nos visita a alma estamos sob o efeito de uma reação. Mas, onde se encontra a ação, como e por que foi acionada? E na reação, como é ela manifestada, qual a explicação para o mecanismo da sensação desagradável? Tentarei esclarecer.
     Nossa realidade soberana é de natureza espiritual. Somos Espíritos a caminho, com carga divinal concedida pelo Todo-Amoroso (talentos poderosíssimos, de todo jaez, com potencialidades que nos transformarão de criaturas perfectíveis a filhos aperfeiçoados), no início da trajetória éramos simples e desinformados das verdades da vida, naturalmente erramos e acertamos em nossas escolhas, logo, não é difícil concluir: transportamos em casa íntima fardo leve e suave constituído pelo conjunto superior de poderes dadivosos, e pesada carga de infrações pelos equívocos cometidos. Identifiquemos esses compartimentos com os qualificativos nobre e infeliz.
     Pois bem, para análise escolheremos o incômodo da dúvida. O que acontece nessas situações que deflagram o ócio e o desânimo? A dúvida, procedente dos desvios de rumos imutáveis traçados na consciência humana, é reação a uma ação praticada por morador do compartimento infeliz de nossa alma, conhecido pelo nome de insegurança. O oponente bom, denominado firmeza de propósito, ao ser agredido no departamento nobre, reage com as sensações indesejáveis da dúvida, para que recorramos ao seu poder benévolo, cujos efeitos são serenos e harmoniosos com as leis de comando do Criador. Assim ocorre sempre que um morador do mal é ativado, o bem correspondente imediatamente reage (ou desperta) nos incomodando com pesares para que reflitamos e acatemos o socorro que por ele nos é ofertado, nada mais é do que a bondade divina nos indicando o caminho da verdade e da luz.
Deus está em nós, Atento e Orientador, mas nem sempre O ouvimos, e a resposta sábia é a dor, sublime e abençoada Dor.    
(*) poeta, escritor e voluntário do Instituto de Cultura Espírita - ICE>

3 comentários:

  1. Estava precisando ler isso... Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Se analizarmos com inteligencia, jamais faremos ações negativas... para que não receba uma reação igual! Certíssimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Eita...

    "Deus está em nós, Atento e Orientador, mas nem sempre O ouvimos, e a resposta sábia é a dor, sublime e abençoada Dor."

    A frase final do texto é de uma simplicidade clareza soberba... Fantástico!

    ResponderExcluir