Pular para o conteúdo principal

A EDUCAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

O educador Ney Lobo desencarnou na madrugada de 29 de agosto de 2012, em Curitiba, aos 93 anos. Submetido a uma angioplastia, não resistiu à cirurgia. Essa é a nossa merecida e justa homenagem a esse grande espírita, compartilhando entrevista reeeditada no site Correio Fraterno.

A educação que faz a diferença

Comentários

  1. Reproduzo aqui, como homenagem a este grande educador, parte da reportagem citada neste blog. Parabéns Ney, e muito obrigado!!!
    Fernando Bezerra.

    O que é a Pedagogia da Espiritualidade?

    É a espinha dorsal da educação. Aquela que é capaz de atingir a alma do educando. Infelizmente hoje os chamados sistemas educativos (federais, estaduais e municipais) acham que estão fazendo educação. Mas não estão. Só estão transmitindo instrução do corpo docente ao corpo dicente. E a alma só é atingida por outra alma e por contribuições que também são de natureza espiritual.

    Quais são essas contribuições?

    As contribuições de natureza espiritual são os valores espirituais como a fraternidade, a esperança, a justiça, a honestidade, a lealdade, a indulgência, a caridade, a simplicidade. São verdadeiros mísseis que uma alma lança na direção de outra alma.

    Como isso funciona na prática?

    Muitos educadores já fazem isso naturalmente e sem saber. Eles adquirem essa capacidade de educar. Mas na maioria dos colégios o estudo dos valores espirituais se torna apenas uma instrução. Os professores sabem o que é a caridade e a justiça, mas não têm condição pedagógica de fazer com que o aluno faça crescer dentro dele esses valores.

    E qual é essa condição pedagógica necessária?

    É a pedagogia da Espiritualidade, também chamada de valores morais. Está em toda religião. Todos procuram isso. A religião mostra o caminho do Espírito aos planos superiores de felicidade. Por isso, todos têm que se espiritualizar.

    ResponderExcluir
  2. Quantas coisas boas esse Blog vem nos mostrar. Eu particularmente não conhecia o educador Ney Lobo. Achei fantástica sua proposta educativa atráves dos princípios da Doutrina Espírita.
    Parabéns mais uma vez a todos os idealizadores desse maravilhoso canteiro de ideias.
    Que todos possam permanecer nesse trabalho por muitos anos, fornecendo Luz, Paz e Amor.
    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais orientação educacional vindo de um plano superior!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.