O educador Ney Lobo desencarnou na madrugada de 29 de agosto de 2012, em Curitiba, aos 93 anos. Submetido a uma angioplastia, não resistiu à cirurgia. Essa é a nossa merecida e justa homenagem a esse grande espírita, compartilhando entrevista reeeditada no site Correio Fraterno.
OCristianismo nascente foi alicerçado através da ajuda considerável da Espiritualidade Superior. Os Espíritos, sob a tutela do Cristo, assessoraram os primeiros cristãos, auxiliando-os na grande tarefa de difundir o Evangelho para todas as criaturas. O escritor da Epístola aos Hebreus dizia que uma “nuvem de testemunhas” rodeava-lhe e aos seus discípulos (12:1). O mesmo autor denomina Deus como “Pai dos espíritos” (Hebreus 12:9) e exorta os primeiros seguidores do Cristo a “obedecerem aos guias, sendo obedientes para com eles, já que velam por suas almas” (Hebreus 13:17). É claro que fala de guias espirituais, já que alerta que Todos deveriam “lembrar-se deles, imitando a fé que tiveram” (Hebreus 13:7) e enfatiza que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo, e o será para sempre” (Hebreus 13:8).

Reproduzo aqui, como homenagem a este grande educador, parte da reportagem citada neste blog. Parabéns Ney, e muito obrigado!!!
ResponderExcluirFernando Bezerra.
O que é a Pedagogia da Espiritualidade?
É a espinha dorsal da educação. Aquela que é capaz de atingir a alma do educando. Infelizmente hoje os chamados sistemas educativos (federais, estaduais e municipais) acham que estão fazendo educação. Mas não estão. Só estão transmitindo instrução do corpo docente ao corpo dicente. E a alma só é atingida por outra alma e por contribuições que também são de natureza espiritual.
Quais são essas contribuições?
As contribuições de natureza espiritual são os valores espirituais como a fraternidade, a esperança, a justiça, a honestidade, a lealdade, a indulgência, a caridade, a simplicidade. São verdadeiros mísseis que uma alma lança na direção de outra alma.
Como isso funciona na prática?
Muitos educadores já fazem isso naturalmente e sem saber. Eles adquirem essa capacidade de educar. Mas na maioria dos colégios o estudo dos valores espirituais se torna apenas uma instrução. Os professores sabem o que é a caridade e a justiça, mas não têm condição pedagógica de fazer com que o aluno faça crescer dentro dele esses valores.
E qual é essa condição pedagógica necessária?
É a pedagogia da Espiritualidade, também chamada de valores morais. Está em toda religião. Todos procuram isso. A religião mostra o caminho do Espírito aos planos superiores de felicidade. Por isso, todos têm que se espiritualizar.
O amor é a chave...
ResponderExcluirQuantas coisas boas esse Blog vem nos mostrar. Eu particularmente não conhecia o educador Ney Lobo. Achei fantástica sua proposta educativa atráves dos princípios da Doutrina Espírita.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez a todos os idealizadores desse maravilhoso canteiro de ideias.
Que todos possam permanecer nesse trabalho por muitos anos, fornecendo Luz, Paz e Amor.
Parabéns!!!!!!
Mais orientação educacional vindo de um plano superior!
ResponderExcluir