sábado, 25 de agosto de 2012

SENTIR PARA CRESCER



“Quem sente, pensa e faz produz
com segurança e honestidade.”
“Sinto com o coração, penso com a mente e
com o amor e a razão realizo as obras do bem” (pensamentos do autor).


 Por Gilberto Veras (*)

Sentir, pensar e vivenciar, esta a ordem natural a seguir no processo de aperfeiçoamento do Espírito.
Sentir é experenciar vibrações emitidas pelas faculdades divinais de que fomos dotados, são sensações emocionais despertadas nas mais variadas oportunidades de contemplação da vida, tanto no relacionamento com o próximo como na observação de quadros e comportamentos da natureza. Pensar consiste em analisar esses ensejos, compreendê-los e racionalizá-los, vivenciar é a etapa em que são eles expressos, na fala, na escrita ou nas condutas sociais.

Quando a primeira fase do modo de viver é omitida (quero dizer não foi ativada), e o procedimento é iniciado a partir do pensar, o pensador fica desfalcado na sua marcha e seus passos mantêm-se no mesmo lugar, mesmo que dê andamento ao estágio seguinte (o vivenciar) no que se refere às expressões de fala e escrita, já que a outra forma de manifestação (conduta social) não é possível verificar-se porque lhe falta o fôlego do sentir, e, com isso, a mensagem, mesmo legítima, não lhe é, pessoalmente  proveitosa, os galardões são recebidos apenas pelo ouvinte receptivo que a transforma em ensinos motivadores ao acionar a primeira fase de aperfeiçoamento, com a vantagem, no tempo, de poder contar, de imediato, na metodologia originária, com a segunda etapa que lhe promove ao terceiro momento, apto e vitorioso. A velocidade de propagação das verdades é função do sentimento do divulgador, se são repassadas por palavras nuas, por mais bonitas que sejam, mas desprovidas do sentir, a repercussão é muito mais lenta do que aquelas proferidas com o poder da emoção sincera que lhes dará, não só beleza como, também, força de convencimento. O divulgador insensível, cedo ou tarde, será advertido com a dor, pelo Inventor da Vida, este é o momento de reposicionamento, quando o atropelador do progresso recebe sugestão do Alto para se conformar com as Leis Superiores e corrigir a sequência de atos desrespeitada. O sofrimento aparece, nessas ocasiões, como ensanchas de reflexão, e o indisciplinado terá que provar ao disciplinador sua submissão consciente, ao resignar-se agradecido à vontade do Arquiteto Supremo, e o filho, com fidelidade, obedece ao Pai que tudo sabe e acompanha o dever de cada um no projeto de Felicidade por Ele determinado.          
Poeta é o indivíduo que escreve aquilo que sentiu em verdadeira grandeza, e o belo, oculto a olhos pequenos, é revelado e enaltecido. Divulgador eficaz é aquele que transmite conhecimentos enriquecidos pela sinceridade de sentimentos.
Poetas do amor e/ou divulgadores sensibilizados, seguramente, recebem o abraço de Deus, de incrível conforto. 

(*) poeta, escritor e voluntário do Instituto de Cultura Espírita.

2 comentários:

  1. Se todos os nossos atos forem praticados com equilíbrio é o sinal de que a mente está em equilíbrio e portanto estarás sã e sábio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem caro Gilberto Veras! Abraços!

    ResponderExcluir