Pular para o conteúdo principal

O DIÁLOGO NA CASA ESPÍRITA




Por Jorge Luiz


   Garimpando na internet localizei um material muito rico elaborado pelo confrade Alkíndar de Oliveira (1) sobre como criar “Grupos de Diálogos” nas organizações espíritas.
     Resolvo, portanto, escrever um “canteiro” sobre o Diálogo nas Instituições Espíritas, partindo do quanto é imperativo o uso desse atributo para a sustentabilidade das relações interpessoais em nossas Casas.
      O Mestre Galileu asseverou que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles (Mt, 18:20). Fica assim instituído não o poder hierarquizante, mas sim o poder do diálogo, além do amor, como requisito fundamental que norteará as experiências dos trabalhadores da Boa Nova. Muito embora a expressão seja sempre requisitada para vivências religiosas, o que é compreensível, o pensamento de Jesus extrapola essa realidade.        
  Allan Kardec insere na Introdução de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” o filósofo ateniense Sócrates (469 a.C a 399 a.C), bem como seu dileto discípulo Platão (428 a.C a 348 a.C) como precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo. Mestre e discípulo ficaram célebres pelos seus diálogos.
            Para Sócrates a alma se purifica no diálogo (= dialética) que era alcançado pela ironia-refutação e a maiêutica, o partejar das ideias. Significava uma procura de consenso entre pessoas com diferentes experiências de vida. Nesses diálogos cultivam-se virtudes como o respeito, o saber ouvir, aceitar críticas às nossas posições, a aceitar o erro como natural a qualquer empreendimento humano, a aprendizagem com os outros e com as experiências do outros. Num genuíno diálogo Socrático cultiva-se a humanidade e constrói-se a autoconsciência. No contexto espírita figuraria como a humanização nas nossas relações interpessoais, dentro da tríade desenhada pelo Espírito Joanna de Ângelis: Espiritizar, Qualificar e Humanizar a Casa Espírita, em analogia à tríade Kardeciana “Trabalho, Solidariedade e Tolerância.”
            A dialética contempla a tese, antítese e síntese. A síntese é o resultado do embate entre a tese e a antítese. Através do diálogo o choque das opiniões é solucionado pelo surgimento de uma terceira figura, o que leva a um acordo.
          O cenário espírita absorveu as influências contemporâneas e passou a cultuar a retórica, em detrimento do diálogo, como ferramenta destinada a obter concordância, arrebatamento e a admiração por qualquer coisa que se tenha dito. Como afirma Theodore Zeldin, (2) “vencer a discussão tornou-se mais importante que descobrir a verdade. Obrigar os outros a concordar transformou-se em fonte de autoestima. A retórica virou uma arma de guerra, capaz de subjugar multidões.” Essas posturas pouco contribuem, ou contribuem quase nada, para se promover tomadas de decisões seguras, viris e se alterar os rumos do movimento e das organizações espíritas.
            Allan Kardec, em “O Livro dos Médiuns”, visando a favorecer o diálogo sugere os pequenos grupos do que grandes associações. Propõe a correspondência e a visitação entre os grupos para que, através do diálogo, possam formar o grande núcleo da família espírita que um dia reunirá todas as opiniões, unindo os homens no mesmo sentimento de fraternidade caracterizado pela caridade cristã.”
            Quando da elaboração da Constituição do Espiritismo, inserido em Obras Póstumas, o Apóstolo da Fé propõe uma comissão central, composta de doze integrantes que ele considerava suficientemente numeroso para se esclarecer por meio do diálogo de maneira a não dar azo ao arbítrio.
            Em um bom número de instituições espíritas o poder do diálogo foi substituído pelos poderes organizacional e pessoal. O primeiro, solidário, fraterno, autoiluminativo e construtor de autoconsciência pelo exercício das virtudes. O organizacional é hierarquizante, exercido pela autoridade que lhe é formalmente atribuída e pelas possibilidades de utilizar a coerção e atribuir recompensas (não financeira). O pessoal, pelo exercício a partir de características pessoais, carismáticas, de referência, de conhecimento, de apoio/afeto e de competência interpessoal. Esses poderes, embora legítimos, se não exercidos por meio do diálogo, descambam para o autoritarismo, personalismo, profissionalismo religioso e o institucionalismo.
            Em algumas organizações espíritas falar ainda é perigoso, o que é deplorável. Esses tipos de governanças são puramente excludentes, o que leva à autoexclusão. O diálogo, ao contrário, é genuinamente includente. O diálogo contempla o pensamento complexo, ou seja, a soma das partes é maior que o todo.
          Chico Xavier ao ser indagado sobre como identificar se um centro espírita vai bem, respondeu:
            - Quando a reunião termina e ninguém vai embora!
             Só se consegue isso pelo poder do diálogo.
        Cabe, portanto, ao dirigente espírita desenvolver habilidades e competências para construir “Grupos de Diálogos” no seio da sua Instituição, proporcionando a sustentabilidade das relações interpessoais e o crescimento individual e grupal.


                       
1. Alkindar de Oliveira, palestrante, escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil. O material elaborado está no link: http://www.retirohumanizar.kit.net/noticias.htm

2. Nascido em 1933, o historiador inglês Theodore Zeldin foi considerado pela revista francesa Magazine Littéraire um dos cem mais importantes pensadores vivos da atualidade.

Comentários

  1. Que preciosidade hein!! Refletir e por em prática tudo isso, para quem não tem costume, dói. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Jorge, Precisamos divulgar mais esse blog o conteúdo dele é muito bom...parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Grupo Espírita onde existe o diálogo, mantém-se forte e embasado nas leis de AMOR, pois foi justamente isso que o Divino Mestre veio nos ensinar. Nada lhe derrubará.

    Será que é tão difícil vivenciar o AMOR?

    Mas o grande mal são as vivências egoístas, onde o que mais interessa é o 'EU' que corrói os corações, e o 'NÓS' fica somente na retórica.

    Abraços Fraternos querido Jorge.

    ResponderExcluir
  4. Embora institucionalmente organizada e liderada , o núcleo espírita , a casa espírita, somos todos nós . Grupos de diálogo (não confundir com reuniões participativas) seriam um momento onde , despidos da instituicionalidade , poderíamos debater questões inquietantes e importantes tendo a filosofia espírita como base e parâmetro. Penso que , dessa forma , os vínculos e a identidade do participante espírita com a sua casa seriam solidificados , uma vez que a casa tornaria-se referência para suas reflexões e discussões. Como espírita , sinto falta de um espaço onde eventos e pensadores contemporânos poderiam ser ricamente aproveitados.

    Aline Loiola

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho de divulgação, orientação e de contribuição que estão realizando, através desse blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INTERDEPENDÊNCIA E LIBERDADE INDIVIDUAL

      Por Doris Gandres   “A liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade.” Mahatma Gandhi (1)               Hoje ainda, em geral, imaginamos que temos liberdade para realizar tudo aquilo que nos agradar, tudo que atender aos nossos interesses, independentemente de estarmos atingindo ou não a liberdade alheia. Muito frequentemente ignoramos o limite para o exercício da nossa liberdade.             Usualmente somos muito cônscios dos nossos direitos, porém muito relapsos quanto aos nossos deveres. Léon Denis nos recomenda “considerar a vida e suas responsabilidades sob um aspecto mais grave, a submeter mais estritamente nossos atos à regra austera do dever” (2).             No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XVII, item 7, Lázaro Espírito transmite ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O ESPIRITISMO ANTE AS IDEOLOGIAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  Por Elias Moraes O movimento espírita não teve como se furtar ao acirramento das disputas ideológicas no campo político partidário, observadas nas duas últimas décadas; ao contrário, foi fortemente atingido por essas disputas. A princípio, mediante manifestações ostensivas de muitas das suas principais lideranças em defesa das pautas do campo ideológico da Direita, ainda que sob a forma de uma fingida neutralidade. A essas manifestações seguiu-se uma forte reação dos que discordavam dessa postura, e que foram estigmatizados sob o rótulo de "espíritas de Esquerda". Ante o clima de confronto que se estabeleceu, o argumento mais utilizado pelos que adotavam a negação como estratégia de silenciamento das discussões era que o Espiritismo não era nem de Esquerda e nem de Direita, mas "de cima", ou "do alto", como se a doutrina espírita não tivesse posições muito bem definidas a respeito de cada um dos temas colocados em pauta pelos atores de ambos os campos ...

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

AS DEFORMIDADES COGNITIVAS PRETENSOS “HERCULANISTAS”

  Por Jorge Hessen O livre-pensamento, a liberdade de consciência e a fraternidade são princípios kardecianos que não combinam com patrulhamento doutrinário, condenações sistemáticas e apropriações ideológicas do Espiritismo. Há uma contradição curiosa entre alguns atuais admiradores de José Herculano Pires: proclamam fidelidade absoluta a Allan Kardec, mas adotam posturas que merecem ser confrontadas com os próprios fundamentos da Codificação.

RÉQUIEM

 Por Paulo Eduardo (*) O ofício dos mortos em música sublime. Réquiem significando repouso. Pausa na vida física a fim de enfrentar novos rumos. Retorno à pátria espiritual sendo relembrado neste segundo dia de novembro. Dia de Finados a alegria paradoxalmente triste de uma festa realmente com melodia em surdina. O palco desse momento de velada despedida ou de comunicação interna é o cemitério. Jazigo é sepultura e os espíritos são livres da vestimenta física quando partem em busca dos planos etéreos da vida plena. Ninguém fica residente em catacumba. Uma verdade inconteste. Convém destacar o crescimento da cremação de corpos e nem por isso leva-se ao esquecimento dos nossos cujos despojos tornaram-se pó. Nos réquiens pelo Dia de Finados vamos orquestrar a saudade no seu patamar de harmonia e certeza da perpetuação da vida. A Doutrina Espírita repercute na sua forma belíssima de reverenciar quem parte através do evento morte. Somos imortais na natureza divina...

ENLATADOS NO TEMPO

  Por Marcelo Teixeira Uma das partes mais interessantes da língua portuguesa é aquela destinada às figuras de linguagem. Entre elas, a metáfora, que consiste numa comparação implícita, muitas vezes apelando ao sentido figurado. Como exemplo, cito a expressão ‘coração de pedra’. Quando digo que alguém tem essa característica, refiro-me ao fato de a falta de compaixão ser tão forte a ponto de parecer que essa pessoa tem uma pedra no lugar do coração. A metáfora pode ser também utilizada em poesia, música ou literatura para tornar o texto mais elegante ou expressivo. É o caso do livro “Iracema”, em que o autor, José de Alencar, se refere à personagem-título como “a virgem dos lábios de mel”.

ASSOMBRAÇÃO

                 "Noiva de Furquim", Mariana (MG) - Ilustração                Contou-me um confrade que certa feita regressava ao lar, por volta de meia-noite, após uma festa.             Estava sozinho em seu automóvel. Numa curva, perdeu a direção do veículo, que se precipitou numa ribanceira. Desceu sacolejando e tombou dez metros abaixo.             A custo saiu do carro, rodas para cima. Repleto de escoriações, começou a subir, retornando à estrada. Já no alto olhou para o automóvel. Ficou estarrecido. Estava destruído. Impossível sair com vida dali.             Espírita estudioso, apavorou-se. Certamente morrera! Pensou em descer para confirmar o trágico acontecimento com a visão de seu corpo sem vida, entre as ferr...

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...