Pular para o conteúdo principal

CRAVO E IPÊS*

 

Por Marcelo Henrique

O velho cravo guardado, renitente, resgata o plantio e a colheita dos ideários dos homens livres e fortes, pela democracia, porque as sementes, as de lá e as de cá floresceram…

 **

 Cinquenta anos do 25 de abril de 1974. A Revolução dos Cravos, portuguesa, representou a libertação de uma sociedade do jugo da ditadura de Salazar, vigente desde 1933. Quarenta e um anos foi o período português. Em similaridade, o período ditatorial brasileiro foi, sabidamente, menor, de vinte e um anos (1964-1985), considerando a saída dos militares dos mais altos cargos executivos civis e a realização de eleições para presidente e vice – ainda indiretas, pelo Congresso Nacional brasileiro. No nosso caso, a “libertas quae sera tamen” só se consolidou com as eleições de 1989, que marca a completa redemocratização de nosso país.

Dos craveiros, portugueses, vieram os cravos, flores vermelhas para simbolizar as lutas, os sofrimentos, e a libertação. Dos ipês, brasileiros, flores multicoloridas, representando tanto as dores, agruras e dissabores de um povo sujeito a um regime espúrio, violento e castrador de liberdades, quanto as esperanças, venturas e amores de uma gente ordeira e pacífica.

Ser uma democracia, no entanto, não é tão-somente votar e ser votado, em eleições periódicas. É muito além. Simboliza que, tanto nos mínimos atos dos Poderes Públicos, quanto nas ações macro, que envolvem toda a população de um país, quanto reforçam a soberania estatal no contexto internacional, não podem nem devem ser toleradas ações despóticas, ditatoriais e antidemocráticas.

É justamente por isso que a democracia é uma flor a ser regada todos os dias, para que nos lembremos, sempre, dos tempos idos, desastrosos e asfixiantes, sem permitir qualquer brecha para o retorno do absolutismo, do despotismo e da autocracia. Como disse Leonel Brizola, nosso povo brasileiro diz um “ROTUNDO NÃO” para a ditadura.

É justamente por isso, tanto no nosso país, quanto no contexto mundial, mas especialmente aqui, porque falamos do nosso “quintal”, a democracia DEVE ESTAR SEMPRE NA RUA, isto é, deve ser motivo de observação, vigilância, interesse, zelo e ações coletivas sociais. Não pode ficar, o estado democrático, em dormência, como se tudo funcionasse bem e às mil maravilhas, sem ameaças de todo tipo, vindas de mentes que projetam suas intenções para o coletivo, e alcançam as massas passíveis de manipulação e influência direta.

Recentemente, inclusive, tais ameaças encontraram ressonância em cidadãos que, insuflados por “influencers”, reviveram bordões injustificáveis como “Ditadura é melhor”, “Militares Já”, “Voto impresso e auditável”, “Controle da opinião”, “Ordem e Progresso”, etc.

Começo pelo último: evidentemente o lema “Ordem e Progresso”, insculpido na Bandeira Nacional, nosso estandarte maior, é um retrato conjuntural da época e um efeito direto das ideias de Auguste Comte. Todavia, confundir os ideais de obediência à lei e crescimento coletivo, enquanto país com a abolição de direitos, o poder e o controle da força, as restrições aos direitos e garantias fundamentais expressos na Constituição da República, é ação de alguns (ou até de um número significativo de cidadãos!) que, das duas uma, ou não conhecem, não viveram ou não se recordam do Estado de Exceção (1964-1981) e seus danosos e violentos efeitos; ou, então, é uma intenção pérfida, raciocinada, intencional de impor uma ideologia para toda a população, sem respeitar as diferenças que a democracia consagra.

Em relação ao controle de opinião, pasmem os que se arvoram em levantar este pequeno, injustificado e deplorável estandarte, como direito de expressão, a própria ordem jurídica brasileira, escudada em primeiro plano pela Constituição Federal e secundada por normas específicas, já prevê a liberdade de consciência, a liberdade de expressão (por todos os meios possíveis) e a submissão ao Judiciário de afrontas, danos ou ameaças a tais liberdades. Censura não, jamais!

Quanto à ode à Ditadura e ao Militarismo, além dos que eventualmente possam ter sido membros das Forças Armadas ou das Polícias Militares, ou estejam servindo a tais instâncias, atualmente e, com isso possam justificar certo apreço com a “gestão militarizada”, além dos próprios “inimigos da democracia”, que querem aniquilar ideologias contrárias às suas e implantar o “pensamento único”, temos os que são meros títeres nas mãos de lideranças inescrupulosas que têm objetivos escusos – como a perpetuação pessoal, de legendas partidárias ou grupos ideológicos à frente da Nação.

Por fim, a falácia – já devidamente derrubada pelas instâncias judiciais eleitorais – de que as urnas eletrônicas podem ser fraudadas e não conferem segurança ao sufrágio – devemos remontar ao ano de 2018 quando o “expoente” da direita brasileira venceu – em tais urnas, e sem contestação, da parte do polo vencedor – aquelas eleições e, na iminência de perdê-las, na tentativa de reeleição malograda, porque se consumou a vitória do seu oponente, democrático e de esquerda, desde antes do próprio pleito, as falaciosas mensagens e acusações já eram objeto de pronunciamentos, reuniões com autoridades (inclusive internacionais!) e pauta de propagandas partidárias gratuitas em redes de mídia (TVs e rádios).

Assim, devemos estar sempre partícipes em situações que envolvam a democracia – inclusive as relacionadas a vetustas e ilegítimas intervenções no sentido de afastar o regime democrático. Lembrando um célebre filósofo francês, J. J. Rousseau, em mensagem póstuma, temos:

“Está toda por criar-se a preocupação das questões morais. Discute-se a política, que agita os interesses gerais; discutem-se os interesses particulares; o ataque ou a defesa das personalidades apaixonam; os sistemas têm seus partidários e seus detratores. Entretanto, as verdades morais, as que são o pão da alma, o pão de vida, ficam abandonadas sob o pó que os séculos hão acumulado”. [1]

Fica patente, assim, a necessidade do bastião ético-moral como fio condutor das ações político-sociais, o elemento intencional (fins) para que a política (meio) possa alcançá-lo nos atos cotidianos de administração da “res publica”.

 Também o inventor e gravador alemão, Johannes Gutenberg, em comunicação psicográfica, destacou a importância da imprensa livre, como comunicadora de fatos e ideias, cabendo a cada um o julgamento, o exame racional, daquilo que é divulgado [2]:

“A revolução mãe, aquela que trazia no flanco o modo de expressão da Humanidade, o pensamento humano despojando-se do passado, de sua pele simbólica, é a invenção da imprensa. Sob essa forma, o pensamento mistura-se no ar, espiritualiza-se, será indestrutível. Senhora dos séculos futuros, ela alça seu voo inteligente para ligar todos os pontos do espaço e, a partir desse dia, domina a velha maneira de falar”.

Ele, inclusive associa o invento da imprensa à derrubada da teocracia das primeiras civilizações pela lei de liberdade, a democracia.

Ainda rememorando os dias difíceis recentes, que nos trazem à lembrança, no Brasil, dos atentados contra a democracia, pela desvalorização da educação (ensino superior e técnico), o sucateamento da saúde pública, o desrespeito às manifestações plurais, o desrespeito a mulheres, homossexuais, índios, pobres, negros, índios, deficientes e outros mais, lutamos permanentemente para que os ideais democráticos jamais tentem ser subordinados a interesses escusos e segregacionistas, inclusive os travestidos de “patriotismo”.

Nós, brasileiros, nos irmanamos aos portugueses, celebrando, hoje a Revolução dos Cravos a nos inspirar por uma mobilização e vigilância livres, pacíficas, e democráticas, que cognominamos “Revolução dos Ipês”.

E o velho cravo guardado, renitente, como cantou Chico Buarque [3], resgata o plantio e a colheita dos ideários dos homens livres e fortes, pela democracia, porque as sementes, as de lá e as de cá floresceram…

E é preciso navegar!

 

*publicado originalmente no blog Espiritismo com Kardec=-ECK

Notas do Autor:

[1] Mensagem psicografada, inclusa no Capítulo XXXI, item 3, da Segunda Parte de “O livro dos Médiuns”, de Allan Kardec. In: KARDEC, A. O livro dos Médiuns. Trad. J. Herculano Pires. 20. Ed. São Paulo: Lake, 1998.

 

[2] KARDEC, A. “Revue Spirite”. Abril de 1864. Instruções dos Espíritos. A imprensa. Trad. Salvador Gentile. São Paulo: Edicel, 2001.

 

[3] HOLANDA, C. B. Tanto Mar. 1975.

Comentários

  1. Excelente reflexão e convocação Marfelo Henrique. Gratidão, Doris Gandres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO ANTE AS IDEOLOGIAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  Por Elias Moraes O movimento espírita não teve como se furtar ao acirramento das disputas ideológicas no campo político partidário, observadas nas duas últimas décadas; ao contrário, foi fortemente atingido por essas disputas. A princípio, mediante manifestações ostensivas de muitas das suas principais lideranças em defesa das pautas do campo ideológico da Direita, ainda que sob a forma de uma fingida neutralidade. A essas manifestações seguiu-se uma forte reação dos que discordavam dessa postura, e que foram estigmatizados sob o rótulo de "espíritas de Esquerda". Ante o clima de confronto que se estabeleceu, o argumento mais utilizado pelos que adotavam a negação como estratégia de silenciamento das discussões era que o Espiritismo não era nem de Esquerda e nem de Direita, mas "de cima", ou "do alto", como se a doutrina espírita não tivesse posições muito bem definidas a respeito de cada um dos temas colocados em pauta pelos atores de ambos os campos ...

O AMOR É PARA SEMPRE...

Por Dora Incontri (*) (Escrevi esses pensamentos, muito sentidos, há alguns anos. Pretendia publicá-los num livro, mas antes que ficarem guardados, na memória do computador, melhor partilhar com outros que, como eu, estejam amadurecendo essa que é a maior herança divina em nós: a capacidade de amar.) Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro O amor é o oposto da indiferença. O amor nunca tanto faz, com o que o ser amado faz. Por isso se empenha sempre por um fazer de luz. O amor pode curar, salvar, elevar, educar, regenerar. Mas tudo a longo prazo, pois para se mostrar, atuar e agir, precisa muito ter paciência, perseverar, persistir, muitas, infinitas vezes perdoar… Tudo devagar. O amor desgovernado, tumultuado pelas paixões, queima os corações, provoca afastamentos, descontentamentos, dilacerações… Por isso, o amor precisa se asserenar, se suavizar, alimentando-se de eternidade!

UM PALHAÇO NA MEDIÚNICA

Existe um ponto que reúne o melhor de mim nesta curta jornada pelas estradas pedagógicas da vivência espírita: a mesa mediúnica! Lembro como agora da primeira participação, e como aquilo mudou minha percepção de mundo, com um sentimento de vastidão insondada para tão distante de todos os conceitos construídos pelos setores formais aos quais me ligava.

À MUSA ESTUPRADA

"O Rapto das Sabinas", pintura de Nicolas Poussin           Há indignações tão profundas, que só podem ser expressas em poesia, pelo menos para mim. Nos últimos meses, no meio do espetáculo constrangedor e bizarro em que o país mergulhou, a mulher brasileira foi alvo das mais absurdas violências: uma presidenta que não cometeu nenhum crime afastada do poder por um bando de criminosos, depois de ter sido xingada por uma parte da população, com as maiores baixarias e depois de ter sido ofendida por um Bolsonaro, que invocou seu torturador, num gesto de fascismo e supremo desrespeito humano; a primeira dama do presidente golpista posta como modelo de “beleza, do lar e recato”; um ministério inteiro só de homens (a maioria envolvidos com corrupção); um fundamentalismo religioso avançando no Estado, ameaçando os direitos da mulher; a visita de um ator machista, de filmes pornô, que nada tem a ver com Educação e que se ufana de ter estuprado uma mulher, no ...

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

A depressão é a segunda causa de incapacidade no trabalho (a projeção é que, até 2020, seja a primeira da lista) e apenas 10% das pessoas deprimidas recebem tratamento adequado, conforme a Organização Mundial de Saúde. Infelizmente, muitas pessoas não buscam tratamento para Depressão por confundi-la com uma tristeza profunda. A causa da depressão é tida como multifatorial, isto é: converge vários fatores como o estilo de vida, o tipo de personalidade, a história pessoal e a predisposição genética. Não há um momento único ou específico em que a depressão comece. A depressão tem características neuroquímicas importantes e não depende necessariamente de um evento gatilho para se manifestar. Muitas pessoas apresentam sintomas depressivos na infância ou na adolescência. Tenho pacientes que após uma sequência de eventos traumáticos na idade adulta manifestaram a depressão. 

UM TAL SR. M...

                                                Anos atrás o pesquisador espírita Clóvis Nunes falou de um suposto encontro entre Allan Kardec e Karl Marx. Ele se escorou em duas mensagens insertas em Obras Póstumas , de 30 de abril de 1856  (saiba mais) e de 12 de maio de 1856 (saiba mais) . Leia-se um trecho da primeira, em que o Espírito se refere a um dos presentes, que para Nunes seria Marx: “A você, Rivail, sua missão está aí (livre, a cesta virou fortemente para meu lado, como o teria feito uma pessoa que me indicasse com o dedo). A você, M..., compete a espada que não fere, mas que mata. Contra tudo o que existe, será você que virá primeiro. Ele, Rivail, virá em segundo lugar, é o trabalhador que reconstrói o que foi destruído”.   ...

INVISÍVEIS TAMBÉM SE COMPRAZEM EM ILUDIR

  Por Orson P. Carrara Sabe-se que os espíritos não sabem tudo. Eles nada mais são que homens e mulheres que já deixaram a vida material ou estão para nela retornar, e que guardam conteúdos morais, intelectuais, emocionais e psicológicos, habilidades, tendências e gostos do estágio em que se encontram. Há que se lembrar que a morte não é uma varinha mágica que transforma o espírito; este terá que evoluir pelo esforço próprio visando o aprimoramento intelecto moral. E como não há privilégios, nem preferências, todos teremos que trilhar esse caminho.

INTERDEPENDÊNCIA E LIBERDADE INDIVIDUAL

      Por Doris Gandres   “A liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade.” Mahatma Gandhi (1)               Hoje ainda, em geral, imaginamos que temos liberdade para realizar tudo aquilo que nos agradar, tudo que atender aos nossos interesses, independentemente de estarmos atingindo ou não a liberdade alheia. Muito frequentemente ignoramos o limite para o exercício da nossa liberdade.             Usualmente somos muito cônscios dos nossos direitos, porém muito relapsos quanto aos nossos deveres. Léon Denis nos recomenda “considerar a vida e suas responsabilidades sob um aspecto mais grave, a submeter mais estritamente nossos atos à regra austera do dever” (2).             No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XVII, item 7, Lázaro Espírito transmite ...

DEPOIS DE HARARI: A ERA DA CONSCIÊNCIA

  Por Wilson Garcia A recente entrevista de Yuval Noah Harari ao  El País  pode ser lembrada não tanto pelas respostas que ele deu, mas pelas perguntas que provocou. Como em  Sapiens ,  Homo Deus  e  Nexus , o historiador israelense tem o dom de observar a história de cima, captando transformações que ainda mal percebemos enquanto acontecem. É bom refletir com o olhar espírita sobre isso.               Sua preocupação explícita é a Inteligência Artificial. Mas a implícita — e talvez a mais urgente — é outra: o próprio ser humano.             Durante séculos, acreditamos que nosso diferencial estava na inteligência. Hoje, começamos a descobrir que talvez esse não seja o nosso trunfo. A IA calcula melhor, memoriza mais, escreve mais rápido, traduz centenas de idiomas e analisa milhões de documentos em segundos. Se inteligência for ap...

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...