domingo, 6 de março de 2022

PLANTE UMA ÁRVORE

 

Paulo Eduardo M. Sobrinho - desencarnação 02/03/2022

Quando uma voz se cala. O ouvido ressoa o silêncio. A mente viaja nos sons que passam a fazer parte de uma saudade. Como se uma a torcida refletisse agora sobre o resultado de uma expectativa que se concretizou. Enquanto dobra as bandeiras e imagina como seria se o fato fosse diferente daquele traduzido pela realidade.

            Na luta contínua que se empreende durante todas as etapas de uma existência no planeta, o ser encarnado percebe - outros temem - a solene companhia da finitude. Inegável que cada um viaja sem saber o dia da fatídica parada.

            Nunca é fácil dizer adeus a quem se ama. Mesmo sabendo que a distância pode ser boa para quem se vai. Não há como fugir da sensação amarga da despedida. Se fosse possível daríamos um jeito para atrasar o avião que insiste em decolar em horário programado.

            Quando nos despedimos de um amigo, um pedaço da alma se desloca e segue com ele. Saber que trocamos palavras, acenos, sorrisos é compensação que alivia. Porque um pedaço dele fica quando a esquina já foi dobrada.

            O Programa Antena Espírita se despede de Paulo Eduardo Mendes Sobrinho. Por consequência também é sequestrado do Vovô Felício. Perda dupla. Vai-se a voz impostada que emprestou às Gotas de Espiritismo uma alegria juvenil. Que vinha travestida por um humor fino, quase sutil. Humor que celebrava a vida em oferecer o seu melhor ao momento.

            Certa vez confidenciou que tivera filhas, escrevera livros e faltava plantar uma árvore. Não se sabe se conseguiu fazê-lo antes da partida. Pouco importa diante de sua produção intelectual e da sua dedicação de pai, caso não tenha conseguido plantar. Podemos fazer isso para ele. Em sua homenagem.

            Aqueles que caminharam por tantos anos em sua companhia. Aqueles que através das ondas do rádio o escutaram tantas vezes. Aqueles que leram os seus artigos publicados durante tantos anos nos jornais da cidade.  Estamos convidados a semear uma árvore como agradecimento ao privilégio da caminhada agora finalizada.

            Diante do inusitado caminho que é a trajetória de cada um.  Uma verdade se sobressai. A certeza de que haveremos de nos encontrar em data que o desígnio de Deus nos resguarda. E que essa despedida é temporária. Será uma honra poder reencontrá-lo quando chegar o momento desses amigos que continuam a tarefa. Sabê-lo em companhia de dona Salomé a mãe querida, da Verônica, sua irmã. Que finalmente reencontrará Benvindo, Kaúla, Marcus Vinicius, Cajazeiras, e tantos outros. Serve de consolo aos que ficamos.

            Um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Prece para Logo Após a Morte) se torne símbolo de nossos desejos em sua direção: “Irmão! Que um profundo exame do teu passado te abra as portas do futuro, fazendo-te compreender as falhas que deixastes para trás, bem como o trabalho que te espera, para que possas repará-las! Que Deus te perdoe, e que os seus Bons Espíritos te amparem e encorajem! Teus irmãos da Terra orarão por ti, e te pedem que ores por eles”.

Um comentário:

  1. O confrade Paulo Eduardo, era articulista do blog Canteiro de Ideias.
    Até breve, meu amigo!
    Jorge Luiz

    ResponderExcluir