sábado, 15 de junho de 2019

COERÊNCIA


 
Penso, para mim mesmo, que é fácil ser espírita dentro da Casa Espírita. E isso deve ser verdade, pois precisamos de um canto para fortalecimento da alma nos embates da vida.
No Centro Espírita estudamos os ensinamentos do Nosso Senhor Jesus, da sua convivência com os Homens, do seu comportamento perante o Pai Celestial, dos seus sagrados e necessários exemplos de fraternidade e amor ao próximo. Tudo isso alimenta e fortalece a alma, contudo, todo esse conhecimento, se não for aplicado na vida, no nosso dia-a-dia, não terá valor algum. Serão apenas palavras levadas pelo tempo, sem frutos para saciar os viajores que, afinal de contas, somos todos nós.

Devemos a todo custo praticar os conselhos de Jesus. Não os considerar, nem tampouco se esforçar sinceramente em vivenciá-los, é incoerência do tolo insensato que caminha por estradas espinhosas com os pés descalços.
Há suprema coerência na mensagem do Cristo, abdicar dessa coerência é renunciar a própria felicidade mantendo a vida presa aos grilhões da dor e do sofrimento.
O Espírito Santo Agostinho, na Conclusão de O Livro dos Espíritos, item IX, ensina como sermos coerentes com o Cristo. Ele diz que os bons Espíritos só pregam a união e o amor ao próximo, como ensinou Jesus. Dizem ainda que nunca um pensamento malévolo ou contrário a caridade pode porvir de fonte pura. Vejamos:
“Por bem largo tempo, os homens se têm estraçalhado e anatematizado mutuamente em nome de um Deus de paz e misericórdia, ofendendo-o com semelhante sacrilégio. O Espiritismo é o laço que um dia os unira, porque lhes mostrará onde está a verdade, onde o erro. Durante muito tempo, porém, ainda haverá escribas e fariseus que o negarão, como negaram o Cristo. Quereis saber sob a influência de que Espíritos estão as diversas seitas que entre si fizeram partilha do mundo? Julgai-os pelas suas obras e pelos seus princípios. Jamais os bons Espíritos foram os instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; jamais estimularam os ódios dos partidos, nem a sede das riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até Ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário