quarta-feira, 24 de abril de 2019

PRECE PROFUNDA



 
Meu Jesus querido!



Faz tempo que não te faço uma prece do mais profundo, do âmago de mim mesma, buscando um olhar de paz, que me conforte e me levante, me alivie e me empurre…

Jesus Cristinho, como está difícil!

A gente acorda e começa a ser bombardeado por uma avalanche de notícias ruins: as baleias com plástico no estômago, os negros tomando 80 tiros, a África devastada por tufões, com tão pouca gente que a acuda e que a resguarde, que a resgate… E os atentados, a fome, os capitalistas selvagens devastando os pobres e a terra…


Corremos de lá para cá, o dia inteiro. Enxuga uma lágrima aqui, atende alguém que surtou, faz prece por outro que deprimiu e está à beira de desistir. E no meio de tudo isso, correndo para comer, correndo para pagar, correndo para sobreviver.

Minhas irmãs me buscam: cansadas, violentadas, abandonadas por quem lhes deveria amor e compreensão, tendo que criar filhos sozinhas, trabalhar dia e noite sem pausa, com uma exaustão crônica, com uma amargura quase sem cura.

Meus irmãos me falam: perdidos, desorientados, deprimidos, com sonhos falidos, porque escravizados no trabalho ou esvaziados no desemprego.

Um aluvião em meus ombros, em nossos ombros, e busco ansiosa por teu fardo leve, por teu consolo em minha alma. Mas até parece que meus olhos estão nublados e o coração prestes a romper em desânimo.

Vem a nós, Mestre amado! Que esperas de nós nesse momento? Dos que te amam, dos que querem te seguir, dos que acreditam na força do bem, na necessidade da paz e na verdade do amor? Que bandeiras levantarmos primeiro, que pessoas socorrermos à porta de nossos corações, que mais podemos fazer para clamar pelo teu Reino, para semear com eficácia, para sorrir entre as lágrimas?

Como resistir aos que ainda se arvoram em monstros de impiedade e opressão, em abusadores de crianças, em colecionadores das riquezas que deveriam ser de todos os seres humanos? Como transformar os violentos, os sádicos, os gélidos, os psicopatas que comandam nações e corporações? Que podemos fazer em teu nome, para despertar tantos endurecidos?

Inspira-nos, orienta-nos, sê conosco, para que possamos achar rumo, sentir abrigo e continuar lutando. Lutando em serenidade, sem nos despedirmos da alegria e da sanidade… Lutando com esperança, sem a desistirmos à beira do caminho.

Seria impossível para mim esse resistir e esse prosseguir, se não soubesse que estás aí, no comando dos séculos, na proteção do planeta, no amor a todos nós.

Alguns, dentre os que perambulam condoídos, podem pensar que essa presença tua é ilusória, uma forma de conforto infantil que procuramos, para nos dessedentar de carinho e proteção. Mas não é assim. Sinto-te o olhar, como tantos sentiram; lembro de tuas palavras, que repetimos há séculos. Mas sobretudo penso no teu exemplo que ainda carregamos como roteiro.

Assim, Jesus amado, sustenta-nos ainda, envia teus mensageiros para nos pensar as chagas de cada dia e nos fortalecer para o bom combate e para que o nosso coração permaneça no teu e o teu em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário