Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA DA VIDA - O LAR (I PARTE)






 
Como pai e professor, sempre participei de reuniões de pais e mestres, nas quais ouvi e ainda ouço desabafos, principalmente de mães, porque passam o dia fora e não querem deixar seus filhos com empregadas domésticas, reclamam que seus filhos não estão sendo educados adequadamente e que a escola não está atendendo esse tipo de demanda porque seus filhos não respeitam nada e ninguém!

O que muitos pais desejam é que as escolas façam o que eles deveriam fazer, devido a não disporem do tempo necessário para tanto e, quando retornam para casa no fim da tarde, muitos até no início da noite, já estafados pela jornada de trabalho, ainda têm que enfrentar muitas tarefas domésticas.


A pergunta que nos ocorre é: Será que as escolas com classes de 20, de 30 e até de 40 alunos, em que um (a) professor (a) em companhia de apenas um auxiliar, têm como atender esse tipo de demanda?

Por isso é que resolvi expressar minhas reflexões sobre esse tipo de problema: Quais as tarefas que cabem aos pais e quais as tarefas que cabem aos estabelecimentos de ensino?

Professando a Doutrina Espírita, falo sobre essa questão do ponto de vista Espírita, iniciando tal abordagem a partir de uma época muito remota, mas da qual ainda é possível se encontrar alguma referência: O livro Provérbios, do Velho Testamento.

INTRODUÇÃO

Estamos no primeiro século do terceiro milênio após a vinda do Cristo.
O Brasil, um país considerado do terceiro mundo pelo seu estado de desenvolvimento, porém de um povo relativamente pacífico, de arraigado sentimento religioso, com uma história sem guerras, que aboliu a escravatura ainda no século XIX, mas que, na atualidade, enfrenta sérios problemas estruturais de educação, saúde, habitação, emprego, renda, violência, e principalmente nos costumes e desigualdades regionais.

Desejoso de dar uma contribuição, ainda que pequena, para que, no futuro, a situação do meu país possa ser diferente, em minhas leituras e reflexões, interessei-me pelas ideias de um estudioso da área da educação no século XIX, o qual afirma que “os problemas da humanidade provêm da imperfeição dos homens”.

Lembramos que a afirmação acima foi feita na segunda metade do século XIX, na França, e que esse pensador cujo verdadeiro nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail, o qual, apesar de publicar várias obras na área da educação, veio a se tornar mais conhecido pelo pseudônimo ALLAN KARDEC.

Os estudos de Allan Kardec sobre certos fenômenos surgidos naquela época em toda a Europa e nos Estados Unidos resultaram na publicação de várias obras, dentre elas, a que mais chamou a atenção de estudiosos e opositores, foi publicada em abril de 1857, em Paris, sob o título de O Livro dos Espíritos.

O Livro dos Espíritos representa um marco importante na história da Humanidade, pelas suas conclusões de que o ser humano é formado de uma parte material, o corpo, e uma imaterial, denominada Alma ou Espírito.

Importante considerar que todos os seres humanos, independentemente de nacionalidade, condição socioeconômica, e tipo de doutrina que professe, são em si a união desses dois elementos: Corpo e Espírito (Alma)!

A análise desses fenômenos levou Allan Kardec a concluir que o Espírito sobrevive à morte do corpo, o qual pode voltar para uma nova existência física em outro corpo, ou seja, reencarnar tantas vezes quantas forem necessárias para progredir, entendendo-se o termo progredir no sentido de evoluir, de melhorar-se.

A partir das observações dos fenômenos e através dos diálogos que mantinha com os seres que se autodenominaram Espíritos de pessoas que já haviam habitado corpos como o nosso, em várias épocas da história da humanidade, levaram Allan Kardec a várias conclusões, dentre elas a de que “os problemas da humanidade provêm da imperfeição dos homens e de que, quando os homens forem bons organizarão boas instituições que serão duráveis, pois todos terão interesse em conservá-las”.

Allan Kardec concluiu também que a questão social não tem por ponto de partida a forma de tal ou qual instituição; que ela se encontra toda no melhoramento moral dos indivíduos; vindo a afirmar que é aí que reside o princípio e a verdadeira chave da felicidade do gênero humano; para concluir que “é pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade”.

Essa afirmação impressionou-me bastante, a ponto de me levar a ficar meditando por algum tempo: Se a chave do problema seria reduzir as imperfeições do indivíduo, então somente o próprio indivíduo é que deve empreender essa tarefa, concluindo que é nesse ponto que se encontra a solução do problema, ou seja, que só a educação pode fazer com que o ser humano possa, conscientemente, mudar o seu comportamento e dar solução aos seus problemas.

Fazendo-se uma análise dos graves problemas enfrentados nos dias de hoje, a começar com a desigualdade das riquezas, concentrada nas mãos de poucos, enquanto muitos, apesar do esforço realizado, carecem do essencial para sua própria sobrevivência, embora se deva entender que a concentração em si, de uma maneira geral, não é ruim, tendo-se como exemplo os reservatórios do tipo caixas d’água, os açudes, as lagoas, os oceanos e as florestas.

A concentração dos recursos econômicos só se torna um mal quando conduz à exploração do homem que depende do trabalho para suprir as necessidades próprias e da família; pelos baixos salários percebidos; condições de trabalho desumanas e às vezes até degradantes; ausência de benefícios sociais; tudo isso associado à sonegação de impostos e encargos sociais e trabalhistas, em benefício do incremento das margens de lucro, tendo como consequência uma maior concentração da riqueza nas mãos de poucos, enquanto falta o necessário para a grande maioria.

Outra questão importante a ser citada é a alta carga de tributos imposta pelo Estado, sem a devida contrapartida de benefícios sociais às classes menos favorecidas, aliada à falta de programas de distribuição de renda, ausência de modernos projetos de formação profissional, e de programas de remuneração justa do corpo docente das escolas e universidades públicas, bem como a falta de investimentos na agricultura, que resultem na produção de alimentos de qualidade e em quantidades suficientes a custos acessíveis.

Adicione-se ao exposto acima os problemas políticos, dentre os quais a profissionalização dos que se dedicam a esse tipo de atividade, levando à formação de todo tipo de manobra a fim de manter o status quo, sempre regado a muitos privilégios e mordomias e a um distanciamento das reais necessidades da população como um todo, principalmente das camadas menos favorecidas, tudo isso aliado a uma aproximação sempre crescente das faixas sociais mais aquinhoadas e propensas a serem favorecidas pelas benesses destinadas àqueles que exercem a militância política como profissão, onde poucos são os que se excluem desse grupo.

A questão da violência urbana cada vez mais se agrava devido à proliferação e consumo de drogas, de bebidas alcoólicas, somado ao despreparo do aparelho do estado para lidar com esse tipo de problema, sistema prisional inadequado em quantidade e qualidade, ausência de instrumentos legais e judiciais, sendo que a soma desses fatores leva a um favorecimento daqueles que desejam burlar a estrutura legal vigente e tirar proveito ainda maior do despreparo do Estado. Este é, em rápida síntese, o quadro geral no início do terceiro milênio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

TRAPALHADAS "ESPÍRITAS" - ROLAM AS PEDRAS

  Por Marcelo Teixeira Pensei muito antes de escrever as linhas a seguir. Fiquei com receio de ser levado à conta de um arrogante fazendo troça da fé alheia. Minha intenção não é essa. Muito do que vou narrar neste e nos próximos episódios talvez soe engraçado. Meu objetivo, no entanto, é chamar atenção para a necessidade de estudarmos Kardec. Alguns locais e situações que citarei não se dizem espíritas, mas espiritualistas ou ecléticos. Por isso, é importante que eu diga que também não estou dizendo que eles estão errados e que o movimento espírita, do qual faço parte, é que está certo. Seria muita presunção de minha parte. Mesmo porque, pelo que me foi passado, todos primam pela boa intenção. E isso é o que vale.

A HISTÓRIA DA ÁRVORE GENEROSA

                                                    Para os que acham a árvore masoquista Ontem, em nossa oficina de educação para a vida e para a morte, com o tema A Criança diante da Morte, com Franklin Santana Santos e eu, no Espaço Pampédia, houve uma discussão fecunda sobre um livro famoso e belo: A Árvore Generosa, de Shel Silverstein (Editora Cosac Naify). Bons livros infantis são assim: têm múltiplos alcances, significados, atingem de 8 a 80 anos, porque falam de coisas essenciais e profundas. Houve intensa discordância quanto à mensagem dessa história, sobre a qual já queria escrever há muito. Para situar o leitor que não leu (mas recomendo ler), repasso aqui a sinopse do livro: “’...

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.