sábado, 29 de novembro de 2014

"NOSSO LAR" É SUSTENTÁVEL?





Por André Trigueiro (*)




O filme mais caro da história do cinema nacional consumiu boa parte dos 20 milhões de reais de seu orçamento em efeitos especiais que se prestam à impressionante visualização da cidade espiritual descrita pelo Espírito André Luiz através da psicografia de Francisco Cândido Xavier.

“Nosso Lar” impressiona pelo bom gosto na justa distribuição dos espaços de área construída intercaladas por gramados e lagos. As áreas verdes e a presença da água marcam o projeto urbanístico da cidade, onde os pedestres circulam livremente sem disputar espaços com qualquer gênero de transporte individual. O transporte público de massa é o aérobus, muito parecido com o nosso metrô de superfície, só que sem trilhos. O magnetismo que impulsiona o veiculo é o mesmo que por aqui já empurra trens-bala de alta velocidade.


Os prédios públicos são imponentes e com design arrojado. Privilegiam a iluminação natural com imensas janelas ou áreas vazadas. Para as demais edificações o gabarito é invariavelmente baixo, harmonizando-se as áreas povoadas sem aglomerações indevidas.

Predominam por toda a cidade as cores claras com tons vitalizantes, cromoterápicos. Vista de cima, “Nosso Lar” lembra um pouco o plano-piloto de Brasília sem asfalto ou automóveis.

Em resumo: para espíritas ou não espíritas, o filme exibe conceitos de urbanismo modernos e sofisticados que poderiam inspirar nossos gestores.


fonte: http://www.mundosustentavel.com.br/andre-trigueiro/

(*) jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed.Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed.Globo, 2005) e “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009); Coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI" (Ed.Sextante, 2003). Durante 16 anos foi âncora e repórter do Jornal das Dez da Globo News. 




4 comentários:

  1. Sim, por que não? Este filme é excelente, e a cidade espiritual ficou magnífica. Acredito que muitos que leram o "Nosso Lar" sempre ficavam imaginando como seria esta cidade. De fato, ela é inspiradora!!!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Interessante percepção! Não tinha parado prá pensar que a NOSSO LAR do FILME, que é um esforço muito digno de retratar a NOSSO DO LIVRE, está muito de acordo com a ECOLOGIA.
    E a bela imagem do PARQUE DAS ÁGUAS, onde os casais se encontram, não foi menos oportuna.
    Deu vontade de ir lá! rs...
    Everaldo Mapurunga

    ResponderExcluir
  3. Corrijo acima: NOSSO LAR do livro.
    Everaldo

    ResponderExcluir