segunda-feira, 29 de abril de 2013

JUNTOS SOMOS FORTES ¹






Por Roberto Caldas (*)



As práticas esportivas em nível de competição de alto desempenho demonstram uma condição que, se bem utilizada, pode ensinar lições formidáveis à pessoa entregue à labuta de suas rotinas. É que independente do tipo de esporte, se coletivo ou individual considerando a modalidade, sempre há um batalhão de pessoas por trás de cada conquista alcançada pelo atleta ou pela agremiação de atletas. Não é por acaso que a conquista é festejada com espírito de agradecimento, pois o verdadeiro vencedor sabe que nos bastidores de suas vitórias existe um pelotão de personagens que não aparece  ao público que aplaude.
            A ilusão de poder, sem apoios, alcançar os resultados pretendidos tornam a luta além de inglória, fadada ao fracasso. Da mesma forma sucede nas questões da existência comum, aquela que permanece longe das ribaltas do sucesso público, mas se idealiza dentro de uma exigência de alcance de resultados, o que confere legítima pretensão de cada pessoa envolvida em sua própria existência.

            As conquistas pessoais, aplicadas ao desenvolvimento de atividades quaisquer, não se mostram muito acessíveis a quem intente realizar carreira solo, julgando prescindir dos apoios dispostos ao largo dos caminhos, na figura de parentes, amigos e até desconhecidos que encontramos em determinadas situações que as  provas da vida nos submete.
            A pessoa previdente, ciente de suas limitações mercê das imperfeições naturais da personalidade em expiação e prova no planeta Terra, alimenta na alma a mais genuína expressão de gratidão em qualquer situação com que se depare. Especialmente se consegue perceber a efetiva intervenção do mundo invisível, que vem em seu apoio em todas as ocasiões, sem exceção. Verdade seja dita, a ajuda do mundo espiritual não está condicionada a coisa alguma, ela simplesmente flui à espera de nossa posição de sintonização para se tornar efetiva e completa, não há qualquer possibilidade da sua inexistência.
            O tornar-se grato à vida, inclusive diante de acerbas batalhas de toda natureza que enfrentamos, é postura das mais fortalecedoras se aspiramos às oportunidades de mudança nos resultados que não estão satisfatórios. A manutenção do ânimo vigilante depois de um revés é que nos assegura o fomento das energias necessárias para dar a volta por cima. E é nesse lugar secreto de nossa alma que acendemos o sol da renovação e abrimos o salão do compartilhamento permitindo que se adentrem os apoiadores, encarnados e desencarnados, que se põem a caminho com as nossas cogitações de realização.
            Querendo ou não jogamos sempre ladeados por um time mais ou menos numeroso de amigos dos dois planos. Aprender a ouvi-los fazendo silêncio mental é treino necessário para quem deseje os louros da conquista dos objetivos estabelecidos. Conscientemente juntos poderemos andar mais rápido e com maior segurança, na certeza de que ninguém consegue andar sozinho. No fundo não há vitória individual, todas as conquistas são compartilhadas.


¹ editorial do programa Antena Espírita de 28.04.2013.
(*) integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

4 comentários:

  1. “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
    (Espírito Bezerra de Menezes)
    A falta de união entre os espíritas é o maior obstáculo para a construção da unidade sonhada por Kardec.
    Boa reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, olhe que a união ainda é algo a ser conquistado pelo ser humano, viu? Eu andava as voltas a pensar porque a movimenta espírita é tão partido, desunido?

      Até uma amiga católica me reportar que não iria mais fazer parte do grupo católico "x" porque as pessoas não queriam que a capela fosse erguida no terreno que ela cedeu. Oxente, outra amiga evangélico me reportou gostar muito da igreja na qual se encontrava, mas as pessoas se mostravam frias e quando ela precisou dessas pessoas em um momento difícil, se sentiu sozinho.

      O trabalho em equipe/solidário será exercido por todos nós! Um dia ele será! E tudo começará a melhorar quando o povo deixar de culpar o Neymar por não fazer gol! hehehe.... Já pensou, ele sozinho.... cadê o grupo!!!!

      Excluir
    2. Vixe, não é que troquei o gênero. Muita empolgação na hora de escrever! hehe

      "...outra amiga evangélicA me reportou..." "....em um momento difícil, se sentiu sozinhA."

      Excluir
  2. É de fundamental importancia a união. difícil é unir!

    ResponderExcluir