Pular para o conteúdo principal

JUVENTUDE ELETRÔNICA - JUVENTUDE AMEAÇADA

 

Por Doris Gandres

Nosso tão decantado mundo moderno globalizado mal compreendido vem agredindo cada vez mais o livre-arbítrio das criaturas, qualquer seja a sua faixa etária; contudo, são os jovens os mais atingidos pelos apelos e imposições do consumismo, pois, entregues a si mesmos, por uma ou outra razão, carentes e inexperientes - e são em muito maior número do que imaginamos - tornam-se presas fáceis. Portanto, cabe a nós todo o cuidado com eles.

Sabemos que somos seres gregários, criados para nos inter-relacionar, exercitar nossas faculdades latentes de solidariedade, pôr em prática o "amor ao próximo". Esses jovens então, pressionados pela mídia e pela necessidade de relacionamento que os satisfaça, buscam os grupos onde se sintam integrados.

No livro A Educação segundo o Espiritismo, Dora Incontri, espírita, escritora, mestre e doutoranda em Educação pela USP, nos fala sobre a rebeldia do jovem: "Imerso num turbilhão de conflitos, de emoções desencontradas, de carências e anseios indefinidos, o adolescente manifesta uma rebeldia instintiva, que significa um desajuste momentâneo, uma revolta contra tudo e contra todos (...) De todas as fases da vida humana, esta é a que o indivíduo mais procura partilhar, mais deseja companhia e reconhecimento dos seus pares."

E a companheira ressalta a respeito da massificação: "A sociedade de massas em que vivemos começa a moldar as cabeças desde a primeira infância. O apelo desenfreado ao consumismo, a divulgação maciça de teorias materialistas e niilistas, a valorização do prazer físico em detrimento de qualquer responsabilidade moral, a arte desfigurada pelo comercialismo e pelo kitsh - tudo isso vai sendo impingido na mente de cada um, pela televisão, pelo cinema, pelos jornais e atualmente até por alguns livros infanto-juvenis."

Então o "hit" é ser diferente; é ser "chocante", "irado", particularmente se isso desagrada os pais, infringe os padrões da sociedade que ele rotula "careta" - é um modo de chamar-lhes a atenção. Então o ritmo eletrônico, estridente, alucinante, torna-se sua válvula de escape; nas máquinas eletrônicas de jogos violentos descarrega sua frustração, sua raiva contra o mundo, contra os pais, até contra si mesmo por não saber como solucionar seus problemas; no computador busca fugir da realidade que odeia, navegando por sites de todo tipo, estabelecendo relações muitas vezes perniciosas.

Perante as atuais condições sociais de milhões de famílias não só pobres mas paupérrimas, cujos filhos sofrem a falta de companhia e carinho de pais que lutam pela subsistência; com má nutrição, falta de assistência médica preventiva, precariedade de escola, educação, profissionalização técnica e, consequentemente, de oportunidades de trabalho dignamente remunerado, enquanto elementos amorais e mal-intencionados oferecem ganho ilegal porém aparentemente fácil, acho que ser jovem hoje nessa situação é muito difícil.

E nas famílias abastadas, com excessos de todo tipo, cujos filhos podem usufruir de boa alimentação, boa assistência médica, boas escolas, faculdades, pós-graduações, cursos os mais variados, no país e no exterior, podendo alcançar empregos altamente remunerados ou lucros consideráveis, mesmo que nem sempre muito recomendáveis, milhares de jovens igualmente sofrem a pouca (ou nenhuma) atenção dos pais, sempre empenhados em ganhar mais dinheiro - ali também acho que ser jovem hoje nessa situação é muito difícil.

E há a classe intermediária, a chamada classe média, que, na verdade, não se contenta com essa classificação e está sempre ansiosa por galgar o degrau seguinte, aproximar-se cada vez mais dessa abastança que considera como o ideal de felicidade e realização - essas criaturas então esfalfam-se mais ainda, muitas vezes gastam mais do que podem, endividando-se a níveis assustadores; e aí, desesperadas, estressam-se, desequilibram-se e também a eles escasseia o tempo para os filhos, mais uma vez relegados, sem atenção, sem carinho e sem acompanhamento. Igualmente nessa situação, penso ser muito difícil ser jovem hoje.

Por tudo isso é que a juventude eletrônica é uma juventude ameaçada - porque geralmente lhe falta à base primeira, a educação amorosa e esclarecida que irá sustentá-la nas horas difíceis, nos momentos em que o chão parece afundar, o teto ruir e não haver mais futuro nem esperança. O Espírito Joanna de Angelis, no livro Após a Tempestade, assevera: "Quando o lar se estiola e a família se desorganiza, a Sociedade combale e estertora (...) A terapêutica para tão urgente questão há de ser preventiva (...) Por coerência, espiritualmente renovado e educado, o homem investirá contra a chaga vergonhosa da injustiça social, contra os torpes métodos que fomentam a miséria econômica (...) contra o orgulho, o egoísmo e a indiferença."

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O MOVIMENTO ESPÍRITA MUNDIAL É HOJE MAIS AMPLO E COMPLEXO, MAS NÃO É UM MUNDO CAÓTICO DE UMA DOUTRINA DESPEDAÇADA*

    Por Wilson Garcia Vivemos, sem dúvida, a fase do aperfeiçoamento do Espiritismo. Após sua aurora no século XIX e do esforço de sistematização realizado por Allan Kardec, coube às gerações seguintes não apenas preservar a herança recebida, mas também ampliá-la, revendo equívocos e incorporando novos horizontes de reflexão. Nosso tempo é marcado pela aceleração do conhecimento humano e pela expansão dos meios de comunicação. Nesse cenário, o Espiritismo encontra uma dupla tarefa: de um lado, retornar às fontes genuínas do pensamento kardequiano, revendo interpretações imprecisas e sedimentações religiosas que se afastaram de seu caráter filosófico-científico; de outro, abrir-se à interlocução com as descobertas contemporâneas da ciência e com os debates atuais da filosofia e da espiritualidade, como o fez com as fontes que geraram as obras clássicas do espiritismo, no pós-Kardec.

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

A CULPA É DA JUVENTUDE?

    Por Ana Cláudia Laurindo Para os jovens deste tempo as expectativas de sucesso individual são consideradas remotas, mas não são para todos os jovens. A camada privilegiada segue assessorada por benefícios familiares, de nome, de casta, de herança política mantenedora de antigos ricos e geradora de novos ricos, no Brasil.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

ALLAN KARDEC E A DOUTRINA ESPÍRITA

  Por Doris Gandres Deolindo Amorim, ilustre espírita, profundo estudioso e divulgador da Codificação Espírita, fundador do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, em dado momento, em seu livro Allan Kardec (1), pergunta qual o objetivo do estudo de uma biografia do codificador, ao que responde: “Naturalmente um objetivo didático: tirar a lição de que necessitamos aprender com ele, através de sua vida e de sua obra, aplicando essa lição às diversas circunstâncias da vida”.

PRÓXIMOS E DISTANTES

  Por Marcelo Henrique     Pense no trabalho que você realiza na Instituição Espírita com a qual mantém laços de afinidade. Recorde todos aqueles momentos em que, desinteressadamente, você deixou seus afazeres particulares, para realizar algo em prol dos outros – e, consequentemente, para si mesmo. Compute todas aquelas horas que você privou seus familiares e amigos mais diletos da convivência com você, por causa desta ou daquela atividade no Centro. Ainda assim, rememore quantas vezes você deixou seu bairro, sua cidade, e até seu estado ou país, para realizar alguma atividade espírita, a bem do ideal que abraçaste... Pois bem, foram vários os momentos de serviço, na messe do Senhor, não é mesmo? Quanta alegria experimentada, quanta gente nova que você conheceu, quantos “amigos” você cativou, não é assim?

JESUS E A QUESTÃO SOCIAL

              Por Jorge Luiz                       A Pobreza como Questão Social Para Hanna Arendt, filósofa alemã, uma das mais influentes do século XXI, aquilo que se convencionou chamar no século XVII de questão social, é um eufemismo para aquilo que seria mais fácil e compreensível se denominar de pobreza. A pobreza, para ela, é mais do que privação, é um estado de carência constante e miséria aguda cuja ignomínia consiste em sua força desumanizadora; a pobreza é sórdida porque coloca os homens sob o ditame absoluto de seus corpos, isto é, sob o ditame absoluto da necessidade que todos os homens conhecem pela mais íntima experiência e fora de qualquer especulação (Arendt, 1963).              A pobreza é uma das principais contradições do capitalismo e tem a sua origem na exploração do trabalho e na acumulação do capital.

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...