terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CAUSA E EFEITO






Tema previsível na sua dissertação filosófica. A toda causa corresponde um efeito. Estudo aparentemente batido. Ultrapassado. Nenhuma reflexão sugerindo novidade. Nossa abordagem surge após a análise de determinados fatos cujos efeitos são considerados catastróficos. O exemplo da política e seus resultados "democráticos" bem revela o quanto estamos distantes dessa sonhada democracia. Os adversários não aceitam as vitórias dos contrários!

A verdade é que ninguém alcança as verdades das apurações dos votos. Os questionamentos tornam-se permanentes. Situação vira oposição e vice-versa. A paz não vinga em terreno político. 

Causa e efeito! Máxima lógica comportamental do bom senso. Falta a aceitação capaz de gerar benefício para o erário. A ambição ou o interesse pessoal paira acima da boa política das intenções. Estão querendo a inversão das regras. Causa sem efeito? Efeito sem causa? Por que tanta confusão? A política enseja base para a reflexão capaz de apontar a forma de atuar no campo social. O exercício da boa política pode e deve contribuir para a equação de soluções consistentes aos angustiantes problemas gerados pelo progresso, pela urbanização e pelo próprio contingente humano em estágio na vida física. Daí a nossa permanente intercessão da ideia espírita como intermediária na participação entre o social e o político. Abertura para uma nova realidade que surgiu desde 1857, com o advento das obras trazidas por Allan Kardec ao criar a expressão espiritismo através das apreciações vindas do outro plano de vida. O trabalho é lei da natureza e torna-se uma necessidade que a civilização adota.


(*) colunista do Diário do Nordeste, jornalista e integrante da equipe do programa Antena Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário