terça-feira, 11 de novembro de 2014

O UNIVERSO EM EXPANSÃO¹



Por Roberto Caldas (*)


Esta é uma imagem composta da jovem estrela HL Tauri e seus arredores. 
Crédito da imagem: ALMA / ESO / NAOJ / NRAO / ESA / Hubble / NASA / Judy Schmidt.
Essa é uma notícia para ser comemorada! A Ciência está em festa! Direto do Observatório Alma (Atacama Large Millimeter Array) lá no Deserto do Atacama, no Chile, um telescópio de grande alcance fez uma identificação que traz novas disposições às pesquisas a respeito da formação dos planetas. Antes desse acontecimento a maioria dos estudos a esse respeito tinha como ponto de partida simulações em computador e apenas base teórica.
            O fato é o seguinte: as antenas do observatório Alma detectaram em torno de uma muito jovem estrela, a HL Tauri que conta apenas um milhão de anos (o nosso Sol tem 4,5 bilhões de anos), distante 450 anos-luz, a qual se encontra rodeada por uma série de anéis brilhantes, que seriam corpos planetários em formação.  A informação pega de surpresa os pesquisadores que julgavam não fosse possível estrelas tão jovens com tal desenvolvimento, o que parece levar ao entendimento de que a formação dos planetas pode ser ainda mais rápida do que se supunha até então.

            O significado dessas constatações, fora dos laboratórios que abrigam mentes geniais a perscrutarem o Universo e enriquecerem com seus conhecimentos a nossa civilização, é que Jesus anunciara uma grande verdade ao dizer (João V; 17) “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Enquanto os homens de ciência vão desbravando os labirintos ainda ocultos das leis fundamentais do Universo, importante que identifiquemos qual a fonte das crenças que nos movem na compreensão dessas verdades em expansão.
A Doutrina Espírita afirma, na condição de um dos seus Princípios, A Pluralidade dos Mundos Habitados, atestando a assertiva cristã de que “na casa do Pai há muitas moradas”. Dessa forma amplia a visão para a ideia de que o Universo ao mesmo tempo em que sofre um processo de destruição, passa por igual processo de renovação das instâncias planetárias que albergam os seres em suas várias categorias evolutivas, desde os Mundos Transitórios descritos na questão 234 de O Livro dos Espíritos, ainda primitivos e em formação, até os Mundos Celestes ou Ditosos referidos em O Evangelho Segundo o Espiritismo (cap. III, item 4), onde habitam aqueles que alcançaram altos níveis de progresso espiritual. 
Infinito o Universo. Infinitas as possibilidades evolutivas dos seres que o compõem. Nada na Natureza é estático. Todo o tempo e todos os espaços são preenchidos pela Inteligência de Deus, a qual paira Soberana além da nossa compreensão. Enquanto isso a inteligência humana vai se expandindo para percebermos essa realidade que pulsa em cada estrela cintilante que orbita desde toda a eternidade dando-nos a certeza de que cada Espírito traz uma assinatura divina em sua existência. Ainda haveremos de caminhar muito em direção às descobertas que finalmente nos permitirão o alcance exato das maravilhas ainda secretas ao atual estágio espiritual que ocupamos na escala dos valores eternos.
Mil vivas às pesquisas humanas que descortinam o Universo e descobrem fatos e caminhos que conduzem a humanidade da Terra a paulatinamente reconhecer que não se encontra solitária nas estradas íngremes da evolução. Somos um grupamento de Espíritos que estão anexados a uma fraternidade universal, cujo Pai zeloso – Deus – alimenta sem restrições ou divisões, de forma única e amorosa.



¹ editorial do programa Antena Espírita de 09.11.2014.

(*) editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário