quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A FOTOSSÍNTESE ESPIRITUAL: ENSAIO METAFÓRICO




Por Jorge Luiz (*)


           A fotossíntese é um processo fisioquímico, a nível celular, que se realiza sob a presença da luz. Sem ela o homem, os animais e muitos outros seres vivos seriam incapazes de sobreviver na Terra. É o principal processo de transformação de energia da biosfera.
            Allan Kardec em A Gênese, assinala:

“(...) de fato, a luz material é feita para o mundo material;
para o mundo espiritual, uma luz especial existe,
cuja natureza desconhecemos, porém que é, sem dúvida,
uma das propriedades do fluido etéreo, adequada às
percepções visuais da alma. (...)
O mundo espiritual é, pois, iluminado pela
luz espiritual, que tem seus efeitos próprios,
como o mundo material é iluminado pela luz solar.”

            Em João, 8:12, Jesus acentua:

“Eu sou a luz do mundo.”

        
            As didáticas de Jesus e Kardec são enriquecidas pelas metáforas. Neste aspecto, a abordagem é sobre o invisível. O que Jesus e Kardec querem expressar não cabem em palavras e eles apelam para imagens.
            Será seguida a rotina didática de Kardec e Jesus, no que tange à utilização da metáfora, já que a proposta é escrever um “ensaio metafórico”. Portanto, existe a fotossíntese material (FM) e a fotossíntese espiritual (FE). A luz do sol favorece a FM, já na FE é a luz do Espírito que sofre o metabolismo (transformação/moral), muito embora o anabolismo (síntese/virtudes) seja realizado no perispírito, liame semimaterial que liga o corpo ao Espírito.

         O corpo que será submetido à FE é o perispírito. O perispírito é o princípio luminoso da alma. É necessário entender que este princípio luminoso não propicia a mesma visão para todos os Espíritos, mas dependendo do estágio evolutivo de cada um. Somente os Espíritos puros a possuem em todo o seu poder. Portanto, a luminosidade, como uma das propriedades do perispírito está sempre em relação ao aprimoramento moral do Espírito. É importante dizer que esta luminosidade não tem nenhuma relação com a luz conhecida em Física. Afirma Allan Kardec:
“Por sua natureza, possui o Espírito uma propriedade
luminosa que se desenvolve sob o influxo da atividade
e das qualidades da alma. (...) A intensidade da luz está na
razão da pureza do Espírito: as menores imperfeições
morais atenuam-na e enfraquecem-na.
A luz irradiada por um Espírito será tanto
mais viva quanto maior o seu adiantamento. Assim, sendo o Espírito, de alguma sorte, o seu próprio farol, verá proporcionalmente à intensidade
da luz que produz, do que resulta que os Espíritos que não a
produzem acham-se na obscuridade.”

            Um episódio marcante na vida do Cristo é a passagem conhecida como transfiguração do Tabor, na qual Jesus é transfigurado e se torna radiante e seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz, ocorrendo, simultaneamente, a aparição de Elias e Moisés (Mt 17:1-9; Mc 9:1-13; Lc 9:28-36).
            Allan Kardec define o perispírito como um dos mais importantes produtos do fluido cósmico universal (FCU); é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.     
            O processo anabólico da FE, que promove a síntese das moléculas do perispírito ², é energização produzida pelo metabolismo moral que é produzido pelo autoconhecimento e na vivência da caridade, cujos roteiros práticos se encontram nas questões 919 de O Livro dos Espíritos, na qual o Espírito Santo Agostinho acentua que o “conhecimento de si mesmo” é a maneira mais eficaz de se melhorar na vida e resistir ao arrastamento do mal. Já na questão nº 886, os Reveladores Celestes advertem que a verdadeira caridade consiste na benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.
            Jesus, na dissertação que se encontra no Evangelho de Mateus (5:16) confirma o que dizem os Reveladores Celestes, que somente através das obras o ser humano glorificará o Pai que estás no Céu.
            Toda a cadeia do anabolismo da FE tem sua dinâmica na reencarnação, pela qual o Espírito processa a sua ascendência evolutiva.
            Os Reveladores Celestes atestam, na questão nº 540 de O Livro dos Espíritos, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia.  Através da Lei do Progresso, o princípio inteligente atravessa os reinos, alcançando na condição de Espírito a consciência e o livre-arbítrio, cujo propósito é tornar luz do Universo, status do Reino dos Céus anunciado por Jesus.
              Portanto:

“Vós sois a luz do mundo. (...).
 Assim resplandeça a vossa luz
 diante dos homens.(...)”

(Jesus, Mt,5:14;16)

(*) livre-pensador e voluntário do Instituto de Cultura Espírita - ICE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário