terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O HOMEM ESPIRITUAL (*)






 Por Roberto Caldas (**)


Testemunhamos os milagres da tecnologia e não cansamos de nos surpreender com as inovações diárias que alcançamos, enquanto civilização, frutos da desenfreada inteligência humana que se revela nos avanços das ciências modernas, em praticamente todos os seus campos de ação.
            Penetrou-se nos interespaços universais e nos aproximamos de forma rápida das vizinhanças planetárias trazendo informações que aplicadas à rotina da astronáutica nos permitirão em breve tempo a conquista dos espaços gravitados em torno do nosso astro luminoso, o Sol. Mergulhou-se na incomensurabilidade das formas menores e confrontamo-nos com o espetáculo dos universos atômicos a desenharem as estratégias da conquista dos potenciais de energia que haverão de mover todo o progresso nos milênios que se seguem. Vislumbraram-se as células e avançamos cada vez menos limitados à descoberta dos diagnósticos e dos tratamentos que a cada dia que passa mais curam pessoas ao redor do mundo, assim assistimos ao aumento da expectativa de vida nas cidades.

            O passar dos anos provam que a humanidade caminha  decisivamente para adaptar-se às necessidades do planeta num processo da avaliação que se traduz no aprendizado que induz à busca de tecnologias que permitam o avanço aliado à preservação do ambiente, embora ainda tenhamos que amargar algumas derrotas proporcionadas pelas ambições desmedidas que alimentam o sistema capitalista que ainda dá o tom das conquistas.
            Apesar de todas as grandes revoluções que experimentamos e além de toda afirmação que parece termos conseguido ao gritar aos quatro cantos a nossa condição de espécie superior, dotada da opção de construir e de destruir, nunca, em nenhuma outra época precisamos tanto de Jesus quanto agora.
            Presente no ambiente da Terra, antes mesmo que esboçasse a sua condição de planeta habitável, na sua origem de corpo incandescente, Jesus já traçara a sua ambiciosa pretensão evolutiva, cuidando de cada detalhe para que pudesse nessa região do sistema solar se estabelecer a gleba humana que formamos.      
Herdeiros de sua mensagem, que nos foi endereçada há mais de 2000 anos, ainda somos reféns de uma ignorância espiritual que nos dispõe comparável a qualquer animal de espécie inferior quando mantido fora do seu habitat e sob estresse. Sem a espiritualidade dos seus ensinamentos a nossa inteligência sucumbe frente aos desafios que a solidariedade nos impõe em tornarmos o mundo mais igual. Sem Jesus os grandes centros da sabedoria humana se transformam em espaços de cegueira emocional, destituídos da capacidade de entender a fagulha divina que há em cada um de nós.
Crianças espirituais, precisamos buscar em Jesus a iluminação dos nossos pensamentos e a firmeza para as nossas atitudes, enquanto ainda não ampliamos de forma significativa a nossa capacidade de perceber o quanto temos a aprender sobre o amor e a semeadura do paz entre os homens. Feliz nascimento de Jesus em nossos corações.

(*) Editorial do Programa Antena Espírita, de 23.12.2012.
(**) médico, integrande da equipe do Programa Antena Espírita e voluntário do Centro Espírita Grão de Mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário