domingo, 4 de setembro de 2016

10 ANOS DE DIVULGAÇÃO

         

            Esse Editorial de hoje é completamente especial. Ele é uma composição de retalhos daqueles que comemoram cada ano de Antena Espírita, adaptadas apenas para que as contas apontem para a celebração de um decênio de divulgação espírita.
       Se há dez anos Jean Rodrigues não estivesse prestes a concluir um curso de radialista. Se há dez anos ele não tivesse lançado, durante um dos encontros dos Amigos para Sempre – esse ocorrido na residência da querida amiga Noélia – o convite para montarmos um programa espírita de rádio. Se há dez anos os amigos convidados tivessem refugado a ideia, como se impossível fosse, alardeando-se falta de dinheiro, falta de patrocínio e falta de tempo. Se há dez anos as coisas acontecessem dessa forma, Antena Espírita não estaria no ar por tanto tempo prestando esse humilde serviço à divulgação da Doutrina dos Espíritos.
Proposto de improviso, pensado e modelado durante os 15 dias seguintes à proposta, o programa foi gestado pela robusta contribuição de Marcus Vinícius e Mário Kaúla, ganhando cara e coração com as adesões imediatas do Fernando Cunha, Francisco Castro, Rute Barrocas, Rosilene e Roberto Caldas, Paulo Eduardo, sob a coordenação âncora Jean Rodrigues. A partida inesperada do Marcus para o plano espiritual nos presenteou com a querida presença do Paulo Vale. Tivemos nesse tempo as obsequiosas ajudas do Gustavo Rodrigues, Liduína Castro e Auxiliadora na substituição da telefonia, além do Maurício Linhares como substituto de qualidade.
Permita-nos Deus que tenhamos o privilégio de seguir lançando as sementes da Boa Nova em tantos lares que se abrem para receber as lições pacificadoras da Doutrina Espírita numa época em que parece mais fácil espalhar boatos e escândalos. Pedimos as bênçãos divinas aos que se envolvem nessa empreitada, que sabemos, não pertence apenas aos trabalhadores encarnados. Comprometemo-nos a manter a temática de divulgar o Espiritismo associado ao pleno respeito a todas as crenças que conduzam o homem ao Bem e à Paz da humanidade.
O compromisso de Antena Espírita, muito além das posições pessoais daqueles que o fazem, é abrir espaço para que os seus ouvintes possam ter da Doutrina Espírita uma visão clara, sem ranços de sectarismo ou perseguição a qualquer outra crença, da forma mais próxima possível daquela que foi esculpida pela equipe do Espírito da Verdade, assim expressa na resposta à pergunta 799 ao questionar-se “de que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?”: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas e de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos”.
De nossa parte estamos dispostos a caminhar tantos anos quanto nos permitam as forças físicas nesse engajamento que mais nos beneficia do que nós a ele, pois sabemos que a tarefa prescinde de alguém especificamente e que a troca de pessoas jamais deverá fazer cessar a divulgação. Resta-nos reiterar o convite de iniciarmos mais um ciclo na certeza de corrermos juntos para descerrar os portais além desses 10 anos de existência.
Sua ação, no entanto não se reduziu apenas a um dia na semana pela sonorização do rádio. Permitiu a produção de duas obras desaguadas dos seus editoriais que permitem às pessoas uma consulta efetiva e freqüente pela leitura. Trata-se da obra A Paz é o Caminho da lavra do saudoso Mário Caula Bandeira e Antena de Luz – entre mundos, a última servindo como alternativa para as pessoas que desejem adquirir uma leitura qualificada e ainda pretendam colaborar com a continuidade da programação frente às necessidades orçamentárias impostas para a ocupação desse espaço.

Antena Espírita responde pelo prefixo da Radio Cidade AM 860, aos domingos, de 21 às 22 horas, desde o dia 03/09/06. Completa 10 anos, imbuída da magnífica tarefa de divulgar a doutrina rediviva de Jesus e reescrita pela pena valorosa de Allan Kardec, com a plena consciência de que a obra é de valor inestimável. Temos absoluta convicção que essa humilde cooperação pode ser recebida pelo Mestre como a menor moeda oferecida ao grande gazofilácio universal que alimenta o processo da evolução humana. Pelas ondas do rádio, junto ao seu coração que nos desculpa as imperfeições técnicas, queremos confessar que FAZER ANTENA ESPÍRITA É BOM DEMAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário