domingo, 26 de janeiro de 2014

O CAMINHO




Por Paulo Eduardo (*)

Não somos afeitos a frases feitas, mas permitimo-nos repetir João Batista quando ele afirmou: “Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaias”. A verdade é que essa exortação permanece no ar. Convocação permanente aos homens e mulheres de boa vontade à regeneração das estradas comuns.
Qual o caminho? – As perguntas deste porte emergem a cada dia em textos novos. Relembrar Mahatma Gandhi, na sua famosa alocução: “Não existe um caminho para a paz. A Paz é o caminho”. Por que a lembrança? Acreditamos para dizer sobre a máxima de Gandhi já responsável pela produção de vários livros sob o título “A Paz é o Caminho”, na tentativa de acabar com as guerras e a violência! – Será possível alcançar tal desiderato? – Os autores
Deepak Chopra e Mario Kaúla, por exemplo, mostram o poder da paz em lúcidos escritos de inteligência. Notem os leitores a existência do “Caminho, Verdade e Vida”, num ditado do espírito Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier ao aduzir: Endireitai os caminhos! Estamos caminhando tropegamente entre as fronteiras da fé e da razão. As religiões clamam por Jesus e fogem da Sua convocação aos caminhos de luz.
Esta não é uma pregação meramente religiosa. É o apelo de jornalista no sentido de ter o seu texto aproveitado como força necessária para ser conducente ao caminho do bem. Será piegas acolher, com entusiasmo, prédicas cuja razão salta de pronto do Evangelho de Jesus? – O caminho existe. Falta coragem para por o pé na estrada em busca da Paz. Não é por becos tortuosos dos movimentos insanos que vamos encontrar o tal caminho. “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”. Ao partir dessa reflexão a guerra acaba hoje!


(*) jornalista e integrante do programa Antena Espírita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário