segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TRIBUTO AO EDUCADOR DE ALMAS¹






 Por Roberto Caldas(*)



O mundo ainda não tem ideia exata da importância do nascimento ocorrido em 03/10/1804. A ocorrência se deu na cidade de Lyon, na França. Naquele dia o casal Jean Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel recebia pela maternidade uma criança do sexo masculino a quem registraram com o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Assim que ficou conhecido até o quinto decênio de sua existência, tempo durante o qual de forma reconhecidamente pública e notória influencia os rumos do ensino e educação francesa, discípulo de um dos mais eméritos pedagogos europeus Pestalozzi, até hoje considerado um dos mais influentes homens da educação contemporânea. Agraciado com títulos e prêmios pela sua atividade pedagógica, o professor Rivail se tornaria um entusiasta estudioso do magnetismo e o magnetismo o atrairia para os fenômenos de mesas girantes e tais fenômenos o transformaram naquele que é reconhecido como o Codificador do Espiritismo, Allan Kardec.

            Maior referência do Espiritismo no mundo, em todos os tempos, Allan Kardec refez o caminho de Hippolyte-Léon Denizard Rivail, antes considerado grande educador da educação formal, projetando-se como a maior expressão de educação do Espírito em busca de sua identidade mais profunda com a vida e com Deus. Pela sua grandiosidade de espírito rechaçou honrarias humanas e atribuiu aos Espíritos Superiores os louros de tão meritória obra, quando ressalta nos Prolegômenos de O Livro dos Espíritos, marco do nascimento da Doutrina Espírita em 18/04/1857: “Este livro contém os seus ensinamentos, foi escrito por ordem e sob o ditado dos Espíritos Superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos sistemáticos; não contém nada que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido submetido ao seu controle”. Daí o título de Codificador e não “Pai do Espiritismo”.
            Por enquanto apenas aos espíritas importam tão expressiva data, mas o tempo, senhor de todas as respostas haverá de fazer justiça ao nascimento e biografia daquele que teve a coragem de renunciar aos louros pessoais de uma carreira acadêmica já reconhecida e laureada pelas Academias para se esconder num pseudônimo que se dispunha a receber toda a sorte de ataques e perjúrios orquestrados pelos segmentos religiosos e científicos de sua época. Homem de têmpora que consentiu em parar uma trajetória pessoal para tornar o mundo melhor como resultado da nova doutrina que trazia ao conhecimento da humanidade, sob a humilde roupagem de simples coadjuvante, da revolucionária mensagem de Jesus acrescida das revelações dos Espíritos Superiores capitaneados pelo Espírito da Verdade.
            O nascimento e a vida de Allan Kardec, registrado como Hippolyte-Léon Denizard-Rivail, haverá de um dia ser lembrado por toda a humanidade como uma das maiores manifestações de amor de Jesus pelos espíritos encarnados na Terra, pois a missão para a qual foi designado e cumpriu haverá de ajudar a sociedade humana no restabelecimento da paz e do equilíbrio em todos os rincões planetários. Poucos homens em toda a história da humanidade tiveram papel tão importante na mudança dos rumos do planeta quanto aquele que podemos atribuir ao missionário da Terceira Revelação, Allan Kardec.

¹ editorial do programa Antena Espírita de 06/10/2013.

(*) integrante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.



2 comentários:

  1. Bela homenagem ao Codificador. Pelo visto poucos se lembraram dessa data, 03 de outubro de 1804 - 2013 = 209 anos! Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Allan Kardec não só é esquecido pelo homens do mundo, mas também no seio do movimento espírita. Kardec continua sendo o "Solitário da Rua dos Mártires", como afirmou o prof. Herculano Pires.

    ResponderExcluir